Athus Henrique
Se surgir uma parceria com empresa chinesa será ótimo, podendo ser até um valor maior do que está surgindo nas mídias...
Podemos sonhar?
As empresas chinesas estão “otimistas” com as perspectivas de investimento em longo prazo no Brasil. A afirmação é do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que também acenou que o Brasil pode fazer parte da iniciativa Cinturão e Rota, que já promoveu mais de US$ 110 bilhões em investimentos ao redor do mundo.
O Brasil em crise virou a grande oportunidade para os chineses ampliarem seus negócios no País. Com o dólar acima dos R$ 5, deixa investidores sem medo de gastar e com forte apetite para o risco, eles planejam desembolsar neste ano mais US$ 20 bilhões na compra de ativos brasileiros. O movimento tem sido tão forte que o nosso País se transformou no segundo destino de investimentos chinês no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Na lista de companhias que planejam desembarcar no País, de olho especialmente nos setores de energia, transportes e agronegócio, há nomes ainda desconhecidos dos brasileiros, como China Southern Power Grid, Huaneng, Huadian, Shanghai Eletric, SPIC e Guodian.
'Há dezenas de empresas chinesas que passaram a olhar o País como oportunidade de investimentos e estão há meses prospectando o mercado brasileiro', diz Charles Tang, presidente da CCIBC.
Enquanto essas companhias não chegam, outras chinesas estão mais avançadas na estratégia de expandir os negócios. A State Grid, por exemplo, liderou os investimentos no ano passado, com a compra da CPFL; a China Three Gorges arrematou hidrelétricas que pertenciam à estatal Cesp e comprou ativos da Duke Energy; a China Communications Construction Company (CCCC) adquiriu a construtora Concremat; e a Pengxin comprou participação na empresa agrícola Fiagril e na Belagrícola.
Vale ressaltar, Shanghai Eletric e SPCI já são donas de franquias de clubes da China e Alibaba Group deseja entrar na área esportiva, assim como a TCL e já temos a Midea como patrocinadora.
Porém não comemore, uma das maiores investidoras a Dalian Wanda Group vendeu sua participação do Atlético Madrid e planeja injetar dinheiro no futebol local, acredito que todas as outras empresas também devem focar nisso, a China e EUA, estão com um planejamento mais interno do que exterior.
O que vejo é mais uma jogada de marketing por parte do Andrés, mas se for verdade, devemos esperar que vai ser algo muito bom, devido estarmos nos conectando com um dos países mais populosos e com grandes investidores...
Faltam apenas 4 dias... E a mídia vai querer seu click, não caia nos clickbait...
Fontes: marketing Esportivo, Forbes, IstoÉ, ESPN.
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