x

Post de Fábio no fórum "Off topic" do Meu Timão

Os problemas do Brasil são muito complexo, incluindo o futebol

Mas defender vândalos, e gente que ameaça criança e complicado

em Off topic > Para além do protestos / Aos guardiões morais do Futebol

Em resposta ao tópico:

Não é necessário dizer sobre a história de luta da Gaviões da Fiel por democracia, e até, o direito de torcer. Também não é de agora que essa luta é criminalizada. Talvez porque o intento punitivista de alguns discursos, se confunde com a também criminalização da periferia. Digo especificamente do que ouvi hoje, no Redação Sportv, pelo Marcelo Barreto e pelo Carlos Eduardo Mansur.

Nos seus apelos efusivos de que é 'necessário acabar com isso', de que o seu desejo era de que era melhor 'sumir' com esses 'não-torcedores' (termo atenuado para não dizer 'bandido'), há não só uma generalização dos integrantes da organizada, como outra confusão. Por não saber, ou supor saber, estes jornalistas entendem que os comportamentos violentos das organizadas é a dissimulação da paixão por um clube, em detrimento da racionalidade. Que há outras formas de protestar que não aquela. Que não seria 'adequado' a escola da Gaviões tematizar o racismo e a desigualdade no ano que vem, dada sua natureza violenta. Mas como disse, talvez seja porque haja uma confusão deles, ou porque repetem o que sempre repetem.

E repetem, em outros lugares, que a superpopulação carcerária (majoritariamente negra e pobre) precisam do pior tratamento, quando não a morte. Mas talvez seja eu que esteja confuso, porque eles não disseram exatamente isso. Mas isso eu ouvi. Porque em algum momento eu pensei: em que lugar um moleque da periferia, que frequenta a torcida, tem tamanha voz e repercussão para se defender? Aliás, é mais fácil ele ser preso do que ouvido. As vezes é preso e nunca ouvido. Ou é morto pela polícia. Com um tiro nas costas. Na esquina de uma quebrada.

Este texto não é sobre o que aconteceu no aeroporto. Como também não foram as falas de Marcelo Barreto e Carlos Eduardo Mansur. Mas como disse antes. As coisas são confusas. Elas se confundem. Eu me confundo. Porque quem levantou as faixas de anistia 'ampla geral e irrestrita', quem contestou a retirada da camisa com a pergunta 'quem matou Marielle', quem desceu da quebrada para o centro gritar contra o fascismo, quem movimenta a comunidade e auxilia é a Gaviões, desde antes desses jornalistas deixarem de brincar nas suas casas médias.

Eu até entendo o temor da violência. Mas entendo também quando é uma reação à ela. A Gaviões (e outras organizadas) nasceram pela reação à violência, e não o contrário. Assim como são os movimentos sociais que emergem de baixo. Discutir a legitimidade de movimentos sociais e torcidas organizadas é repetir, como antes na ditadura, a perseguição. Para a periferia, democracia quase nunca existiu, mas a violência é constante.

Os jornalistas querem os torcedores presos, e lamentam que a justiça não tenha os devidos parâmetros legais para isso. Mas não sabem que os parâmetros existem. E os pobres e negros são presos por serem pobres e negros. Então cobram do futebol, pois eles torcem para que a torcida seja branca, que fique sentada e que só aplauda. A festa já é proibida, sem bandeira, uniformes ou bateria. Cobram caro o ingresso e colocam mármore no banheiro. Vendem e compram jogadores por milhões, com empresários atravessadores, sonegam impostos e fazem acordos com ditaduras do Oriente Médio. Mas talvez seja eu que esteja me confundindo e o que seja importante é dizer o nome da Neo Química Arena. Neo Química Arena. Neo Química Arena. Será que isso já valeu para pagar o mármore?

Talvez para Marcelo Barreto e Carlos Eduardo Mansur seja melhor cobrir a Premier League. Porque senão, eles se confundem. E eu, também.

Responder ao post do Fábio

Réplicas desse post

Foto do perfil de Leonardo

Leonardo 59 posts

@leonardo.daquino em 14/09/2020 às 20:56

Não estou defendendo vândalos, muito menos quem ameaça crianças. Estou falando da instituição da Gaviões, o que ela representa. E principalmente da abordagem generalista e punitivista da cobertura esportiva, em especial ao Marcelo Barreto e Carlos Eduardo Mansur.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Uilbor Silva.  08051992

    Intervenção judicial virou lenda urbana

    Última resposta há 13 segundos por Joseph Schwalk Dias

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magister da Grécia

    Desisto do sub 20

    Última resposta há 1 minuto por Augusto Melo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Os incríveis números do Sub-17

    Última resposta há 1 minuto por Joseph Schwalk Dias

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de William Galvani

    Da uma certa tristeza ver brasileiro rebaixando o Pelé a nada

    Última resposta há 2 minutos por Eduardo Sarri

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando Zemetek

    Artilharia do Corinthians no Torneio Rio-SP

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RotavinhO SCCP

    Gui Negão

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Costa

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caio Rufino

    Será que tem mesmo um gigante italiano atrás?

    Última resposta há 3 minutos por Joseph Schwalk Dias

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Garófalo

    Salvem o SCCP!

    Última resposta há 4 minutos por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Jesus Araújo

    Luizinho, favela e Gui negão os craques de torneio valendo um bode de 15kg

    Última resposta há 4 minutos por Marco Antônio

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Costa

    O que vocês acham de quem não nasceu em SP e torce para o Corinthians?

    Última resposta há 4 minutos por Juan Sebastian veron

    7respostas

    acessar o tópico