Venha fazer parte da KTO
x

Post de XANDÃO no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Esquece Gabriel só atrapalha com seu futebol de várzea

Esquece Everaldo, e muito ruim

em Análise dos jogos > Estratégias do Vágner Mancini: qual é a ideal?

Em resposta ao tópico:

Tirar o melhor de cada jogador está sendo uma tarefa árdua para Vágner Mancini. Se levarmos em conta que o Coelho desestabilizou taticamente a equipe ao ponto de desmoralizar muitos jogadores, gerar confiança em pouco tempo é complicadíssimo. Se perdermos para o Flamengo, será devido a uma equipe fragilizada, principalmente na defesa. Mas se antes não tínhamos jogadores bons no meio-campo, agora temos um leque deles.

A proposta do artigo é entender as estratégias de Vágner Mancini, o que ele pode aplicar em campo. Naturalmente ele priorizará taxativamente a defesa por causa do que estamos passando. Ele possui três esquemas preferidos: 4-2-3-1 (o principal esquema), 3-4-3 e o famoso 4-1-4-1. Dependendo do jogo, ele pode alternar o esquema tático em determinado setor do campo ou começar com um esquema específico do início ao fim. Raramente ele utiliza um 4-3-3 da forma como foi no último jogo. Mostrarei quais jogadores acredito que ele pretenda colocar em cada esquema, ao mesmo tempo em que mostrarei o que seria ideal na minha concepção.

Desses esquemas, NÃO COLOCAREI O 3-4-3. Isso porque tal esquema é impensável no cenário atual. Mas não me é difícil imaginar um esquema assim com Avelar de titular.

Como equipe ideal, naturalmente que se entende Cazares como meia-central coisa que é unanimidade. Mas, uma vez que ele não está disponível para pelo menos 70 minutos, precisamos de outra abordagem. Vamos então ao estilo.

ATAQUE

Mancini valoriza mais os pontas que são capazes de trocar de posição, seja no meio, seja na outra ponta. Prefere um ataque direto e rápido, com passes precisos. Busca ser ofensivo de maneira massiva quando há um domínio entre o meio-campo e um pouco mais à frente disso, para obter maior participação dos volantes ofensivos e dos meias. Sim, eu disse VOLANTES: ele não gosta de um volante específico pra marcar e outro para atacar - os dois devem tanto atacar quanto defender. A posse de bola tem que ter objetividade e com impetuosidade, não apenas para gerar monotonia no adversário. Precisão nos passes é tudo para finalizar. E será exigido muitos cruzamentos na área conforme o ganho de campo.

Além do mais, ele busca pressionar o adversário exatamente como faz o Rogério Ceni: cada jogador marca um sem fugir do esquema tático e onde a bola está, cercando o adversário quando a bola está nos lados do campo. Assim, qualquer inversão que aconteça, um ou dois jogadores do Corinthians estarão do outro lado para pegar, porque a pressão não é total mas sim objetiva, reduzindo espaços. Isso aconteceu algumas vezes no último jogo.

DEFESA

Aqui Mancini usa muito o 4-1-4-1 como esquema principal de defesa, usando e abusando do primeiro volante, considerando este como a principal mola de impulsão para o ataque, como o futebol moderno impõe. Para levar a bola ao ataque, Mancini prefere um zagueiro que gera a devida saída de bola, intercalando com um dos volantes e o meia mais próximo, como foi no último jogo.

4-2-3-1

Creio que, nesse esquema, ele prefira o Camacho pela qualidade que ele possui no passe e para interligar jogadas. E a descoberta de Xavier é um fator que agrega demais a equipe: há tempos que não se vê um volante tão enfático quanto ele, tanto na defesa quanto no ataque. Natel, Otero e Vital podem trocar de posições o tempo todo. E Natel tem a vantagem de, apensar de não jogar no meio, se posicionar como centroavante: e nesse sentido ele é mais um que pode se infiltrar na área facilmente.

Observem que no meu esquema é colocado Luan e Roni. Notem que aproximei Luan bem próximo da área, na Zona 14: isso porque ele, por toda a vida, sempre foi muito efetivo nessa parte do campo, além de jogar como segundo atacante. E optei por Roni porque ele é muito mais efetivo para articular jogadas no meio campo do que o Camacho.

Em ambos os esquemas, poderia facilmente realizar substituições como Gustavo Silva na esquerda, Ramiro na esquerda e Cantillo como volante sem alterar a estratégia.

4-1-4-1

Aqui a ênfase é dada exclusivamente os volantes. A adição de Ramiro (aonde eu colocaria Cazares) se deve ao fato de ele poder trocar de posição com Otero ou Natel (dependendo de quem estiver no lado direito). E Ramiro, ao contrário do que dizem muitos “obscurantistas” por aí, sempre foi muito sólido, raramente erra passes. Junto com Xavier, Roni, Otero e Natel, Ramiro tem um amplo leque de possibilidades de ataque, além de ser mais um que recompõe a defesa, exatamente como Mancini prefere. E Ramiro adora esquemas que privilegiem a pressão em setores onde está a bola, como foi descrito anteriormente.

As minhas duas opções de esquemas são puramente estratégicas: a possibilidade de Araos entrar é pela capacidade de trocar de posição no meio-campo com Otero (caso ele esteja ocupando ali), além de possuir a característica de “puxar” a linha de 4 para perto dos adversários melhor do que o próprio Otero, mas perdendo naturalmente para o Cazares, que é muito melhor nesse âmbito. E no outro esquema, a adição de Luan é para criar perigo de gol e aproximar a bola ao Jô, coisa que será muito mais eficiente quando Cazares for titular e ocupar o meio-campo.

CONCLUSÃO

Como Mancini gosta de trocar de esquemas táticos no decorrer da partida como exige o futebol moderno, acredito que ele fará um 4-1-4-1 na defesa e no meio-campo; um 4-2-3-1 quando a linha do meio-campo ocupar a Zona 14 e novamente um 4-1-4-1 quando chegar a linha de fundo pra cruzar. É claro que ele vai priorizar estritamente a defesa como eu disse antes, já que queremos evitar ao máximo tomar gols nessa altura do campeonato.

Ainda consigo imaginar alguns outros esquemas que privilegiem a mobilidade dos jogadores e ganho do meio-campo como Mancini prefere. Se antes não era possível imaginar um ataque desses, agora isso é perfeitamente realizável, principalmente quando Cazares estiver em forma. Em teoria está tudo certo, agora é ter paciência para ver em prática.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do XANDÃO

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Thélio Caudinski

    Pela primeira vez vendo o Corinthians e na minha cidade... Como foi em Cascavel

    Última resposta há 2 segundos por Juliane Bauer

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Valério Pinheiro

    Robert Renan: narrativas

    Última resposta há 7 segundos por Altamir José Pagani

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Rylsen De Sousa Leite

    Torcidinha...

    Última resposta há 12 segundos por Kai Greene

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de antonio trindade

    Saudades Duílio - Augusto Melo santista

    Última resposta há 23 segundos por Nivaldo S da Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wander Santana Nascimento

    Estamos diferentes, alguma coisa mudou...

    Última resposta há 30 segundos por Jorge Soros

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caca Zagueiro

    Vou pela 1° vez na Neo química Estou muito feliz e triste ao mesmo tempo

    Última resposta há 59 segundos por HRQ007

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lino Malta

    Temos o melhor cobrador de faltas pós Jadson

    Última resposta há 1 minuto por Sandra Lima

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de marcio rigelf

    Pedro Henrique bem demais

    Última resposta há 2 minutos por Roberto Dias

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anderson Costa

    Sardinhas dando o braço a torcer kkkkk

    Última resposta há 3 minutos por Thiago Alves

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jhonatan Mauri

    Valeu apena ter alugado a Neo quimica?

    Última resposta há 3 minutos por Marcio Castro

    54respostas

    acessar o tópico