x

Post de Felipe no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Show

em Estádio do Corinthians > Sócrates o Albert Einstein do futebol! Biografia

Em resposta ao tópico:

Sócrates o Albert Einstein do futebol! Biografia

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, mais conhecido apenas como Sócrates e também referido como Doutor Sócrates, Doutor ou Magrão, foi um futebolista e médico brasileiro. Como futebolista, Sócrates era considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro na década de 1980.

Como futebolista, Sócrates era considerado um dos grandes craques do futebol brasileiro na década de 1980. É um dos maiores ídolos do Corinthians[1][2] - ao lado de Luisinho, Cláudio, Rivellino, Marcelinho Carioca, Neto, Baltazar e Cássio - e do Botafogo de Ribeirão Preto, ao lado de Zé Mario e do seu irmão Raí. Defendeu a Seleção Brasileira entre 1978 e 1986, sendo capitão da Amarelinha na Copa do Mundo de 1982.[3]

Notabilizou-se também por sua militância política, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas Já. Sócrates também atuou como treinador, colunista e comentarista esportivo. Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral. Em 2014, o jornalista e escritor Tom Cardoso lançou a biografia 'Sócrates - A História e as Histórias do Jogador Mais Original do Futebol Brasileiro' (Editora Objetiva).

Ele foi a única unanimidade em uma pesquisa realizada em 2006, pela Revista Placar, para escolher o 'time de todos os tempos' do Corinthians. Foi eleito em 1983 o melhor jogador sul-americano do ano e incluído por Pelé, em 2004, na FIFA 100, uma lista dos 125 melhores jogadores vivos da história. Era também considerado pela mídia especializada (CNN, World Soccer e Placar) como um dos grandes jogadores de seu tempo, reconhecido por seu estilo elegante. Uma característica do jogador que marcou sua passagem no futebol foi a sua habilidade no uso do calcanhar. Além disso, marcava gols de falta, de cabeça e de fora da área com frequência. Notabilizou-se por dar assistências primorosas para seus companheiros marcarem muitos gols.[4]

Em fevereiro de 2015, em seu tradicional quadro 'The Joy of Six', o jornal britânico The Guardian elegeu Sócrates como um dos seis esportistas mais inteligentes da história (ele é o único futebolista da lista).[5] Para entrar nesta lista, o jornal levou em conta currículos que extrapolaram campos e quadras, tendo uma atuação preponderante em suas áreas e fora delas.

Nascimento : 19 de fevereiro de 1954, Belém, Pará

Falecimento : 4 de dezembro de 2011, Unidade Morumbi - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo

Nome completo : Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira

Altura : 1,92 m

Cônjuge : Katia Bagnarelli (a 2011)

Irmãos : Raí (SPFC)

Pé: destro

Apelidos

Calcanhar de Ouro
Doutor Sócrates
Magrão

Informações profissionais

Como jogador: 1972–1989 (17 anos)
Como treinador: 1990–1999 (9 anos)
Posição: Meio-campista
Função: Treinador

Clubes profissionais

1972–1978. Botafogo
1978–1984. SP
1984–1985. Corinthians
1985–1987. Fiorentina
1988–1989. Flamengo
1989. Santos

Seleção nacional

1978–1986 Brasil
62 Jogos (25) Gols

Responder ao post do Felipe

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Esse patrocínio da fatal fans : não é só dinheiro

    Última resposta há 27 segundos por Alberto Bagrio

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de R TIMAO

    Corinthians tem o pior patrimônio líquido (Matéria GE)

    Última resposta há 52 segundos por Eduardo dos Santos

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sergio Matsumacha akido

    Patrocínio Piada Pronta

    Última resposta há 56 segundos por ROSANA RSN

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Constantino Vale

    José Canale - paraguaio zagueiro do Lanús

    Criado há 2 minutos por Constantino Vale

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Novo patrocinador vai bancar nova Sede do Corinthians

    Última resposta há 3 minutos por Alexandre Monte Chellii

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Hugo Santos Caires

    Bom jogador esse Miguel Almiron do Paraguai

    Última resposta há 3 minutos por Kevin H. Akaboci

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Juiz Bandido

    Última resposta há 3 minutos por Silva Aparecido

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de SCCP FIEL

    O Messi é melhor que o Pelé sim

    Última resposta há 4 minutos por PoP CoRn Disco CLuB disco

    81respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Arthur Kurai

    Qual o problema em o Paraguai ter jogadores do Palmeiras?

    Última resposta há 7 minutos por Arthur Kurai

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Qual a diferença entre uma Bet e um site de Garotas de Programas?

    Última resposta há 7 minutos por ROSANA RSN

    17respostas

    acessar o tópico