Post de Felipe no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Tópico um pouco grande, se puder dar um like pra incentivar o esforço agradeço kkkk

Após essa sequência negativa, mudaria um pouco a escalação, alterando a forma que time se porta em campo e também para tapar o buraco que os lesionados deixaram.

Primeiro lugar: Tiraria o Jô pra jogar com um time mais leve, povoando o meio de campo e colocando dois pontas que tenham personalidade e partam pra cima (marcação pressão sem a bola, com a bola ser incisivo).

Analisando os times que o Mancini escalou dessa forma (sem o '9') podemos fazer uma analise, com uma 'semelhança' nos momentos que o time passava, resultados negativos.

Vasco 1 x 2 Corinthians - 21 de outubro de 2020:

O Corinthians tinha acabado de tomar aquela sonora goleada para o Flamengo (5x1) e era momento de mudar a postura, a escalação, e enfrentar o Vasco fora de casa.

Escalação:

Cássio; Fagner, Marllon, Gil, Fabio Santos; Xavier, Ramiro, Ederson; Mantuan, Cazares, Vital.

Mancini povoou o meio de campo e propôs que o Corinthians apertasse a marcação, dominasse o meio de campo para ter o controle da partida. O Corinthians dominou o jogo, Mantuan marcou após lindo passe do Cazares, além de Xavier e Ramiro terem gols anulados. Numa falha individual Ederson perdeu para o Talles do Vasco que bateu pra área com o Ribamar desviando de letra. Everaldo garantiu a vitória nos acréscimos.

No fim, dever cumprido, vitória e boa atuação de grande parte do time, com poucos jogadores que destoaram negativamente.

Corinthians 1 x 2 Atletico-MG - 14 de novembro de 2020:

Novamente o time vinha de uma fase ruim, sendo eliminado na Copa do Brasil para o América-MG e empatando com o Atlético-GO. Mancini nessa oportunidade tentou um 4-3-3 que variava para um 4-2-4.

Escalação:

Cássio; Fagner, Marllon, Gil, Lucas Piton; Gabriel, Roni; Ramiro, Luan, Davó, Everaldo.

Nessa partida o Corinthians dominou e foi melhor que o Atlético até os 15 do segundo tempo, inlcusive indo para o vestiário na vantagem de 1x0, na jogada Luan viu o Ramiro subindo na linha de fundo, que cruzou para o Davó marcar. No segundo tempo o Corinthians tomou a virada, na minha análise pela fragilidade da linha de defesa nessa partida, e substituições duvidosas do treinador (Ederson e Cafú).

Lembrando que o Fabio Santos não pode jogar por questões contratuais, no fim o resultado foi ruim para o Corinthians, mas em questão de DESEMPENHO o time havia melhorado, tanto que após essa derrota tivemos nossa sequência invicta até o clássico contra a porcada.

Agora pensando nos próximos jogos, podiamos armar um esquema parecido com o que o Mancini já apresentou, um 4-3-3 que consiga variar para um 4-2-4.

Nossa linha de defesa, manteria a mesma:

Cássio, Fagner, Bruno Mendez, Gil e Fabio Santos.

No meio de campo, hoje temos a dúvida entre jogar com o Cantillo ou o Ramiro, o Cantillo joga muito com a bola nos pés, mas não marca tão forte. Já o Ramiro é conhecido por marcar muito forte e com raça, mas com a bola nos pés é bem limitado. E no sistema atual temos que escolher um dos dois. Nesse 4-3-3 poderiamos ter Gabriel atrás, Cantillo como volante pela esquerda, e Ramiro pela direita.

Assim com um meio de campo mais povoado, o Corinthians não sofreria tanto com a marcação-pressão, visto que contra o Palmeiras isso foi explorado, outros times 'aprenderam' e aplicaram nas últimas derrotas, contra Bragantino e Bahia. Com um homem a mais no setor, sempre sobraria um jogador para o passe e a transição de bola seria melhor.

Além de que o Ramiro ali pela direita tem muito entrosamento com o Fagner, visto que eles jogaram muitas partidas juntos assim, então quando o Corinthians partir para o ataque o Ramiro poderia subir, (como volantes modernos fazem) mas ao invés de buscar a área, subir pelo corredor direito buscando a jogada de linha de fundo que ele sempre fez, com o time variando para um 4-2-4.

Na linha de ataque jogaria com os nossos pontas que estão em melhor momento, Gustavo Mosquito e Gabriel Pereira, que mostrou muita personalidade no último jogo. Além de dar uma última chance ao Luan pelo meio como um falso 9, função que ele teria total liberdade para marcar pressão, encostar nas jogadas e atacar a área.

Mosquito vem sendo um atacante incisivo que tem chamado a responsabilidade, partindo pra cima, quebrando linhas e fazendo gols. Gabriel Pereira tem drible e habilidade, mas não ataca tanto a área, tem característica de puxar para o meio e buscar a construção ou finalização longa, assim puxando a marcação e abrindo espaço pras subidas do Ramiro/Fagner.

Assim o time pode se portar num 4-3-3 na transição da defesa, e quando subir ao ataque empurrando o time adversário para uma marcação baixa, mudar para um 4-2-4 com as subidas do Ramiro pela direita.

Nesse esquema, em momentos de pressão que a gente precise recuar e fazer uma marcação baixa (retranca), o Gabriel pode baixar entre os zagueiros fazendo uma linha de 5, com Cantillo e Ramiro logo a frente e os pontas fazendo aquela marcação pressão abertos em uma segunda linha de 4, deixando o Luan livre a frente para ter uma melhor condição de participar de forma efetiva nos contra-ataques, seja colocando os pontas para correr com seus passes, ou ele mesmo conduzindo a bola.

Montei a escalação abaixo, em vermelho a distribuição de bolas, e em branco a movimentação (Gabriel posicionado pra voltar em caso de contra-ataque adversário, e o Cantillo distribuindo pra linha da frente).

Além das triangulações entre Fagner-Ramiro-G.P. Pela direita e F.S.-Cantillo-Mosquito pela esquerda, tendo uma boa saída de jogo pelos dois lados na hora de transicionar para o ataque.

Na minha opinião o Corinthians deveria usar essa escalação para os próximos jogos, Cazares machucado, Otero e Vital pra mim correm por fora, e quando nosso 10 voltar acho que os mais cotados para perderem a vaga seriam o Ramiro, Luan ou o Gabriel Pereira. Depende do desempenho.

Eai o que acharam? Alguma outra sugestão?

Obrigado para quem acompanhou até aqui, Vai Corinthians!

em Análise dos jogos > Melhor escalação para os próximos jogos...

Responder ao post do Felipe

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Aryel Soares da Silva

    Alan Franco

    Última resposta 17 segundos por Caio Machado que tem 1.420 posts no fórum

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Lima

    No grêmio o Mancini foi demitido invicto, mas para o Duílio ele tá a nível Tite

    Última resposta 34 segundos por Fora Duilio que tem 1.609 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de João Everton

    Na boa, até onde vocês tem saco pra aturar tudo isso?

    Última resposta 1 minuto por Billy dias da silva que tem 1.788 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Otavio Rodrigues

    3 anos de técnico

    Última resposta 1 minuto por João Victor Capacci que tem 554 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Vinicius

    Tutorial da saída de bola com gil

    Última resposta 2 minutos por 8 que tem 1.317 posts no fórum

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Demelo

    Porque o Apelido do Duílio é Cigarrinho?

    Última resposta 3 minutos por Caio Machado que tem 1.420 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ghost Corinthiano

    Qual será o tamanho do Fagner na história do Corinthians? Ídolo?

    Última resposta 4 minutos por Eduardo Rezende que tem 1.226 posts no fórum

    209respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mateus Menezes

    Duílio e sua Primeira Mentira/Contradição

    Última resposta 4 minutos por Lobo Malfalado que tem 61 posts no fórum

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caio Machado

    Eliminadoo na fase de grupos da Sul-americana

    Criado em 16 minutos por Caio Machado que tem 1420 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adeildo Félix

    Quem pede a saída do Mancini como solução pros nossos problemas, precisa ser tratado!

    Criado em 8 minutos por Adeildo Félix que tem 4665 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
x