Renato Peternelli
Uma curiosidade: o marketing do clube vai atrás de patrocínios ou os patrocínios vem até nós? Porque a Amazon e o Mercado Livre foi até o Flamengo.pq não vem até nós?
em Bate-Papo da Torcida > A situação do Corinthians é ruim, mas não é o fundo do poço
Em resposta ao tópico:
A situação do Corinthians é ruim no momento, com as dívidas em torno de 1 bi, além do estádio, e com o departamento de futebol sendo pessimamente gerenciado a situação assusta. Mas acredito que a situação é muito mais confortável que alguns tem espalhado por aí, principalmente torcedores rivais.
Arena
Com a venda dos NR praticamente selamos a quitação da Arena. Com as parcelas de 15 mi por ano, resta em torno de 20 mi para serem pagos pelo clube, pois a negociação com a Caixa tem tudo para se concretizar. Contando todas as receitas provindas da Arena, a arrecadação ultrapassa os 60 mi, e ainda há muito a ser explorado lá, logo a arrecadação pode aumentar facilmente.
Dívidas
O valor acumulado da dívida assusta, mas a situação é bem mais confortável que a do Flamengo quando iniciou sua reestruturação administrativa. O Flamengo em 2012 arrecadava 1 terço do montante total da sua dívida a época (receita de 212 mi / dívidas de 607 mi: dados do início de 2013). O Corinthians em 2020, mesmo com a pandemia arrecadou 474 mi, e o orçamento de 2021 é de 500 mi. Ou seja, o Flamengo iniciou a sua reestruturação numa situação muito pior que a nossa atual, e já no primeiro ano eles aumentaram a arrecadação em 30%.
As dívidas de curto prazo, mais de 500 mi, serão renegociadas com certeza, e com os balancetes divulgados até o momento a atual diretoria está sim cumprindo seu papel.
Isso não quer dizer que tudo correrá bem e que a diretoria cumprirá o que prometeu, até porque eles não são confiáveis. Porém o cenário é favorável e mantendo o controle financeiro, mesmo que haja alguma contratação pontual, já no próximo ano podemos começar a ter um time competitivo novamente.
Nossa situação é mais confortável que a do Atlético-MG e Santos por exemplo, pois eles arrecadam menos e possuem menor potencial de arrecadação. Se emplacássemos uma boa campanha na Sulamericana por exemplo nosso faturamento com certeza aumentaria, possíveis patrocínios, exposição na mídia e premiações em dólares. Infelizmente, o time começou com o pé esquerdo e o técnico não aparenta querer ganhar de verdade, mas isso é outra coisa.
Cabe a nós pressionar a diretoria para cumprir o que foi prometido em campanha e que se organizem em todos os departamentos, melhorando o CIFUT, a integração base-profissional, o marketing, a presença na mídia, buscar medidas para tornar o clube social autossustentável e principalmente colocar profissionais competentes para gerirem cada departamento.
Deixam aí o que acham, e digam se eu estou sendo otimista demais hahahah.