x

Post de Felipe no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Apoiador

Sinceramente, não consigo ver um time com Cantillo e Camacho juntos

em Análise dos jogos > Como fazer o 4-3-3 com três zagueiros funcionar no Corinthians

Em resposta ao tópico:

Fala, Fiel!

Eu venho pensando nas grandes virtudes do nosso elenco e não consigo enxergar como não usar três zagueiros com a qualidade de João Victor e Raul Gustavo. Dois atletas fortes, rápidos e com bom passe que, aliados à qualidade ofensiva de Piton e Fagner, favorecem o esquema .

Só que acredito que, nesse momento, Sylvinho não irá escalar a linha de quatro com esses jogadores, pois penso que ele primeiro irá trabalhar a consistência defensiva.

Dito isso, fiz algumas brincadeiras no campinho baseado no que vi no jogo PSG x Lyon, onde Sylvinho montou uma defesa muito forte e conseguiu parar o melhor ataque do Campeonato Francês, até Neymar tirar um golaço da cartola.

Sylvinho gosta da saída de três, soltando os laterais e recuando um volante ou segurando um dos laterais. Porém, com três zagueiros, já teríamos essa saída implementada, como podem ver no primeiro campinho.

Além disso, esse 3-4-3 pode virar um 4-3-3 em momentos do jogo apenas recuando Fagner pra linha de quatro ou um moderno 4-2-3-1, soltando Fagner e segurando Piton na linha de quatro, dependendo do lado que a bola estiver circulando. Outro ponto positivo dessa formação, é que poderíamos ter dois volantes passadores, com isso ganhamos a bola longa do Cantilo e a distribuição do Camacho.

Do meio pra frente, esse desenho possibilitaria um ataque muito móvel com Luan fazendo o falso nove e abrindo espaço pra infiltração do Mosquito, além de sair para tabelar com Vital. Sem o homem de referência, a zaga adversária teria dificuldade de definir a marcação, teríamos muita infiltração pelo meio e apoio pelas pontas com a liberdade de Fagner e Piton. Além disso, as opções de banco manteriam essa dinâmica de ataque leve com Gabriel Pereira, Adson, Varanda e a volta do Mantuan. Teríamos a trinca de zagueiros reservas com Avelar, Léo Santos e Bruno Méndez, e só não teríamos os volantes passadores. Nesse ponto, precisaria mudar um pouco a dinâmica com os reservas.

Agora, falando do momento defensivo, podemos defender no próprio 3-4-3 durante o perde/pressiona e também contra times com ataques mais diretos. Além disso, teríamos a opção de implementar a linha de cinco, que Sylvinho usou muito bem para parar o PSG contra times mais letais. Como pode ser visto no primeiro campinho, e podendo variar para o tradicional 4-1-4-1, aproveita-se a capacidade de marcação de Fagner e também têm os secretários de lateral Piton e Mosquito prontos para puxar o contra-ataque pelos lados para servir Luan, que nos dois desenhos seria responsável só pela sombra nos zagueiros do adversário.

.

Não sei se Sylvinho iria tentar implementar um sistema tão complexo com tão pouco tempo de treinamento, mas eu enxergo que o atual elenco do Corinthians pede por essa solução. Por outro lado, ele pode optar por fazer tudo isso que falei sem usar os três zagueiros, trocando Gil por Xavier ou Gabriel, mas acho mais difícil trazer o volante pra fazer esse terceiro homem, e não vejo Sylvinho tirando o Gil nesse momento.

No mais, só desejo sorte ao Sylvinho, pois eu sei que trabalho árduo e dedicação não irão faltar, pois sempre foi a marca dele como jogador e não acredito que seja diferente como treinador.

Responder ao post do Felipe

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Cesar Neves

    Animal print, conjuntinhos combinando e até camisa do Corinthians: o estilo maximalista de Haaland;

    Criado há 4 minutos por Cesar Neves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Falta total de sensibilidade e privacidade com o técnico de Congo ontem, após a perda de seu pai...

    Última resposta há 4 minutos por Carlos Gehlen

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    13 milhões vendo o jogo de Portugal na caze

    Última resposta há 11 minutos por Joseph Schwalk Dias

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    André Ramalho já jogou com Haaland antes de defender o Corinthians

    Última resposta há 13 minutos por Marcelo DB

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joao Alcantara

    Depois do Var Mego e Var Meiras

    Última resposta há 14 minutos por Fernando Galvão

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Ambrosio

    Ficou mais fácil manipular o futebol com a "tecnologia"

    Última resposta há 16 minutos por Edson Zambrin

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Morreu né...

    Última resposta há 17 minutos por Carlos Gehlen

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Vítimas da ‘ praga ‘ Corinthiana

    Última resposta há 17 minutos por Baltazar Oswaldo Silva

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    Gol da Croácia anulado por um fio de cabelo

    Última resposta há 17 minutos por Edson Zambrin

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Portugal com esse meio campo que não marca ninguém

    Última resposta há 22 minutos por Rodolpho O

    8respostas

    acessar o tópico