x

Post de Rafael no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Em 2002 o Corinthians teve um ano quase perfeito.

Ganhamos a Copa do Brasil e um disputadíssimo Torneio Rio São Paulo, e ficamos com o vice do Brasileirão.

O time, comandado pelo experiente Carlos Alberto Parreira, gostava de ficar com a bola nos pés. Não entregava a pelota facilmente para o adversário. A filosofia de jogo do então treinador era clara: enquanto temos o controle da redonda, o adversário não tem condições de criar oportunidades de gol contra a nossa meta.

A questão é que o time não mantinha a posse de bola de forma gratuita. O Corinthians cozinhava o oponente de forma cruel, quase sádica. As inversões ludibriavam o sistema de marcação do inimigo, e sempre havia um jogador a mais no último terço do campo para fazer a ultrapassagem e originar lances efetivos contra a baliza oposta.

Vejo o time do Sylvinho e noto que ele tenta emular algo similar, porém sem o mesmo brilhantismo do mestre do tetra.

Sua equipe sempre reduz a velocidade da partida. Podem reparar que nossos adversários parecem estar pilhados, e quando a bola cai nos pés dos atletas alvinegros é sempre com aquela intenção de dar uma segurada no ritmo do jogo. Como se precisássemos sempre de tempo e espaço para refletir sobre a melhor maneira de prosseguir. No futebol atual essa é a senha para permitir a recomposição defensiva do outro lado.

As trocas de posição entre os jogadores são raras. Não se criam oportunidades de confundir o adversário. As inversões são telegrafadas e fáceis de serem combatidas. As ultrapassagens inexistem. Quase sempre a ofensiva depende da habilidade de quem está com a bola para combater o oponente no um contra um.

Análises táticas à parte, quando você assiste um jogo do atual Corinthians a impressão que dá é que o time anseia pelo controle da bola SOMENTE para que o adversário não possa criar, mas que é completamente estéril no que tange a criação de oportunidades de marcar um gol.

O futebol não é um esporte onde o objetivo é não perder. Ele é um jogo onde a meta é marcar gols. Mais gols do que aquele amontoado que você enfrenta.

O Corinthians do Tonho é um desserviço para quem gosta de futebol.

em Bate-Papo da Torcida > Tonho da Lua e o Corinthians do Parreira (2002)

Responder ao post do Rafael

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de João V.

    As Seleções da África tem ZERO psicológico

    Última resposta há 59 segundos por Leonardo De Paula

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcelo Naka

    🚨VERGONHA INTERNACIONAL: EUA sancionam envolvidos no escândalo do Corinthians por elo...

    Última resposta há 2 minutos por PoP CoRn Disco CLuB disco

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Alexandre Monte Chellii

    A limpeza do teto da Neo Química Arena foi iniciada

    Última resposta há 4 minutos por Diego dgr

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fábio Corinthiano

    Ibrahimovic detona Koeman por jogar na defensiva e não colocar Memphis Depay

    Última resposta há 4 minutos por Luan Cláudio

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Magno Amoreira

    Dos sete jogadores que podem assinar pré-contrato, só dois merecem ficar

    Última resposta há 4 minutos por Kauê Zambelli

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Se o Brasil perder da Noruega

    Criado há 6 minutos por Canoa furada

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de +1 no Bando

    Como eles conseguem se orgulhar disso?

    Última resposta há 10 minutos por Canoa furada

    67respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ikaro

    Atalanta quer jovem do Corinthians, segundo portal!

    Última resposta há 12 minutos por Sammyr Abdala

    79respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Dia 28 de junho teve um dia importante, mas passou despercebido por aqui

    Última resposta há 22 minutos por Kaua

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius Arantes de Jesus e silva

    O respeito que a maioria torcida do Corinthians tem pelo Pelé é lindo!

    Última resposta há 31 minutos por Sócrates Pensador

    17respostas

    acessar o tópico