x

Post de Flávia no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Nascido em 1895, Neco foi o primeiro ídolo do nosso Corinthians. O que não vemos hoje na grande maioria dos jogadores, sobrava em Neco - amor pelo Clube.

Lá em 1919, vários Clubes assediavam o Neco, por causa do seu gigante futebol. Desses Clubes o que foi mais pesado pra cima dele, foi o Fluminense. No dia 29 de Maio de 1929, dizem os relatos que Neco fez miséria, quarta-feira em que o Presidente Epitácio Pessoa tinha declarado feriado nacional para que o povo pudesse acompanhar a decisão entre Brasil x Uruguai, no Campeonato Sul-Americano de Futebol. O campo do Fluminense tinha gente pra todo lado, estava abarrotado. O jogo começou as 2 da tarde; nesse dia Friedenrich marcou o gol que deu o título ao Brasil. Fried seria carregado pela multidão, mas, disse que quem deveria subir nos ombros do povão, era Neco, que tinha feito toda a jogada, vindo lá de trás, driblando os uruguaios, limpando e mandando o centro da linha de fundo. Neco, ganhou manchetes. Ofereceram um banquete pra ele no Hote Sul-América, e mandou uma proposta para o jogador do Corinthians: 100 mil cruzeiros de luvas, um emprego nas Docas, para Neco mudar de camisa. O Timão não pagava mais que o Fluminense. O Corinthians não pagava absolutamente NADA! Neco voltou para São Paulo, foi cumprimentado pelo governador, Altino Arantes, no Palácio do Governo e acabando a festa foi para casa a pé. Ele só tinha 200 réis no bolso. E pra piorar, no dia seguinte Neco foi trabalhar normalmente numa marcenária que fabricava móveis em Santana. Surpresa: estava despedido, por ter faltado no serviço. Os corinthianos ficaram nervosos quando ouviram falar da proposta do Fluminense. Se dependesse de dinheiro, seria impossível segurar Neco, Mas Neco não jogava por dinheiro. Preferiu o Corinthians. Por amor. (Um pedaço do texto é de Lourenço Diaféria)

Para quem não sabe, em 1915, o Corinthians enfrantava uma grave crise financeira e fora das quatro linhas, Neco também virou herói. Por causa dessa crise financeira, teve sua sede, ainda no Bom Retiro penhorada, pois não tinha dinheiro para pagar o aluguel do imóvel. (Isso já vem de tempos atrás, hein?!) Com aquela situação do Clube que tanto amava, e que estava ameaçado de ter a sede tomada e também todos os seus móveis, Neco, preocupado com toda aquela situação, liderou um movimento para tirar os móveis, documentos e troféus da Sede do Clube na calada da noite e levou tudo para sua casa, onde guardou até a situação melhorar e voltar ao normal. Devido toda esta situação, o Corinthians não disputou torneios oficiais e quase fechou as portas. (Que atitude!).

Neco jogou no Corinthians de 1912-1930, jogou 296 partidas e marcou 238 gols com a camisa do CORINTHIANS.

Que história, que amor era esse pelo nosso Corinthians?

Será que nos dias de hoje algum jogador faria isso por algum Clube?

Vai, Corinthians! (:

em Bate-Papo da Torcida > Neco e o seu Não ao Fluminense

Responder ao post da Flávia

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Arthur Kurai

    Estava conversando com meu amigo argentino, e ele me disse algo interessante

    Última resposta há 24 segundos por Testomaster da Fiel

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    Primeira vez que concordo com o Gustavo Gomez

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Soares

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Naka

    Olha o Grande Gustavo Mosquito, que saiu pela portas do fundos, indo para o Mirassol

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Soares

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1971

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Soares

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Boa noite 👍

    Última resposta há 2 minutos por Canoa furada

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Alexandre Monte Chellii

    Nova imagem da Arena limpa

    Última resposta há 2 minutos por Eduardo Filho

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João V.

    Alisson

    Última resposta há 3 minutos por José Pereira

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Pereira

    Paraguai teve um dia de Palmeiras!

    Última resposta há 4 minutos por Luan Rodrigues

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jordan Marques

    Futebol da África

    Última resposta há 5 minutos por Daniel Medina

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Cabo Verde ensinou o Paraguai a jogar bola

    Última resposta há 5 minutos por Daniel Soares

    3respostas

    acessar o tópico