x

Post de Ronalde no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Esse ano tivemos até desculpa, foi acima do esperado, poderia ser melhor? Claro que sim...mas 2022..não terá desculpa...temos que buscar títulos importantes...

em Bate-Papo da Torcida > A importante declaração do Guardiola e o que ela tem a ver com o...

Em resposta ao tópico:

Depois de golear o Newcastle, fora de casa, o Guardiola declarou:

- Um resultado excepcional. E um desempenho nada bom, especialmente no primeiro tempo. Tivemos sorte.

Um técnico já consagrado, vários títulos, líder no Inglês com uma série invicta histórica, mas que não se contenta com pouco. Exige o máximo, o melhor desempenho, não olha somente o resultado, que muitas vezes engana.

Ele faz parte de outro mundo do futebol atual, o do moderno, atualizado, sempre buscando crescer e evoluir, caçando a todo custo a proximidade da perfeição.

Já nós vivemos em outro planeta completamente oposto, o do medíocre, que vai empurrando com a barriga, a celebração pelo fraco e mediano, a contentação pelo comum e satisfação de achar saber de tudo, refutando o conhecimento, aumentar conceitos e expandir a mente.

Eu não estou fazendo uma comparação com nível de qualidade dos elencos europeus ou o dinheiro que gira por lá com os daqui, mas sim a mentalidade. Não à toa, Jorge Jesus, treinador do terceiro escalão na Europa, deitou e rolou em solo nacional. Cuca, considerado um dos melhores técnicos atuais brasileiros, caiu para o Raja Casablanca no Mundial de 2013, foi eliminado pelo Abel Ferreira na última Libertadores. A discrepância de entendimento e evolução tática é gritante.

E isso também vale para os nossos jogadores. Quando um treinador mais exigente pede mais empenho, dedicação, forma-se uma panela para derrubá-lo, e recebem várias vezes o apoio de diretorias tão atrasadas e tacanhas quanto. O atleta brasileiro também se acostumou com o medíocre. Por isso não revelamos mais craques como antigamente. O que temos hoje para o mundo, acima da média, é o Neymar, e todos sabemos a fama que ele criou.

Lá na Europa existe uma busca implacável e incessante pela excelência, de treinadores à jogadores em sua vasta maioria. No Brasil, o básico é incrível. Enquanto fazer quatro fora contra o Newcastle é motivo de críticas de seu treinador, aqui, pegando um exemplo nosso, vencer a rebaixada Chapecoense com um gol aos 52 minutos do segundo tempo jogando em casa é motivo de festa mesmo nós tendo um time infinitamente melhor. É normal o Fortaleza (comandado por outro estrangeiro, vale lembrar) terminar à nossa frente no Brasileirão. Seria como o Bournemouth no final da Premier League ficar acima do Manchester United ou Liverpool, ou o Alavés encerrar melhor colocado que o Barcelona ou Real. Acontece uma hecatombe nesses clubes. Aqui, está ótimo.

É triste, mas o futebol nacional, em todos quesitos e aspectos está muito, mas muito atrasado na mentalidade e forma de enxergar como o jogo evoluiu. Estacionamos no tempo, e se aparecer alguém para tentar mudar esse cenário, será engolido e queimado pela imensa maioria acomodada.

Responder ao post do Ronalde

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Márcio

    Respeito quem não gosta, mas Copa é bom demais

    Última resposta há 10 minutos por Tiago silva

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Só foi o Lucas Bagretá sair machucado que a seleção cresceu no segundo tempo

    Última resposta há 13 minutos por Tiago silva

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Renato Arbusto

    Que papo é esse que Holanda e Alemanha eram favoritas?

    Última resposta há 15 minutos por Lucas ¨

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Monte Chellii

    Diniz indo buscar o Depay no aeroporto

    Última resposta há 16 minutos por Alexandre Monte Chellii

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Cunha

    O curioso caso do pênalti bem batido, mas defendido

    Última resposta há 16 minutos por Rafael Márcio

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Yakov Grs

    Hugo Souz faz sombra à Ancelotti!

    Criado há 16 minutos por Yakov Grs

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Essa é a Holanda uma das favoritas?

    Última resposta há 17 minutos por Francisco Nascimento Junior

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alan Lazari

    Memphis tá triste, mas o Zakaria tá feliz

    Última resposta há 17 minutos por Malles_Tagno

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando da Silva Martins Azevedo

    Renovar com Memphis é insanidade!

    Última resposta há 19 minutos por Malles_Tagno

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Haniel Sousa

    Havertz perdeu pênalti

    Última resposta há 21 minutos por Mentalista

    16respostas

    acessar o tópico