Venha fazer parte da KTO
x

Post de Jonas no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Então fica com o Silvinho mesmo né

em Bate-Papo da Torcida > Entre racismo de Jorge Jesus e o estrupo de Cuca, eu não quero...

Em resposta ao tópico:

Entre racismo de Jorge Jesus e o estrupo de Cuca, eu não quero nenhum dos dois.

Fala Fiel

Muito se especula de Cuca e Jorge Jesus, eu mesmo até apontava os nomes deles pouco tempo atrás, até descobrir um crime bárbaro de Cuca ocorrido ainda na sua época de jogador e que mídia brasileira ocultou por muitos anos e faz isso até os dias de hoje. E um crime social e ético de Jorge Jesus, ocorrido em 2020, quando já comandava o Benfica e tem profunda ligação histórica com seu país natal.

Estou falando do estrupo coletivo de Cuca, Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi em 1987, ocorrido quando eram jogadores do Grêmio e estavam escursando pela Europa, a vítima envolvida era Sandra Pfäffli, uma menina que na época tinha apenas 13 anos.

Pela 'justiça' Suíça, três dos quatro atletas foram condenados a 15 meses de prisão e multa incluindo Cuca e um a 4 meses e multa, por conivência. A condenação só veio 2 anos depois de muita diplomacia entre Brasil e Suíça, além de passasâo de pano das reportagens, parentes/mulheres dos atletas e pessoas por todo país.

Os 4 atletas nunca compriram pena, nem participaram do julgamento final! O Brasil não faz extradição de pessoas condenadas fora e hoje mais de 15 anos após o crime, podem frequentar a Suíça livremente. A 'justiça' do país na época não constatou estupro, mas sim ato sexual com menor vulnerável, o que por si só foi um desrespeito com a vítima. Confira o depoimento de Sandra Pfäffli, feito um dia após o crime:

&Ldquo;(…) primeiro os quatro jogadores brasileiros expulsaram do apartamento os dois amigos que me acompanhavam e então os quatro avançaram sobre mim. Três me seguraram, enquanto o outro me violentava. Então veio um segundo brasileiro e me violentou também. Eu tenho medo de ficar grávida, eu não tomo anticoncepcionais”

Não preciso dizer mais nada sobre Cuca e como ele é reflexo da nossa sociedade da época e na maior parte dos dias de hoje.

Sobre o racismo de Jorge Jesus, em 2020 o treinador foi questionado sobre a polêmica no famoso jogo do PSG X Istambul, pela fase de grupos da Champions League, em que os atletas se recusaram a jogar após ato de racismo ocorrido pelo quarto árbitro durante a partida.

Nas palavras de um homem Português de pele branca, comandando na época o Benfica de Portugal, clube que tem o mesmo histórico de atos racistas feitos por torcida de arquibancada a rivais que o Grêmio, não poderia ser a pior feita, confira a fala de Jorge Jesus:

&Ldquo;Não sei o que aconteceu, o que se falou, o que se disse. Está muito na moda isso do racismo. Como cidadão, tenho o direito de pensar da minha maneira. Só posso ter uma opinião concreta se souber o que se disse naquele momento”

&Ldquo;Hoje, qualquer coisa que se diga contra um negro é sempre sinal de racismo, mas o mesmo a um branco já não é sinal de racismo. Está a implementar-se essa onda no mundo. Mas repito que não sei o que disseram”

E aquele tal discurso pronto de racista, 'eu não quero expor minha opinião mas já expondo, mas não disse nada'. Além de que o episódio em si do jogo, vai na contra mão da fala de Jorge Jesus, pois o racismo do quarto árbitro foi se referir a um dos jogadores do Istambul como 'aquele cara preto', por isso foi questionado ferozmente pelo mesmo 'quando você fala de um cara branco, se refere como 'aquele cara' e da outras referências pra identificá-lo, já quando é um 'cara preto', você se refere como preto'. Dando ênfase a essa palavra, a pessoa tira a humanidade do indivíduo pelo histórico que ela tem e a principal a forma expressiva é tom de voz que se é dita.

Um clube que faz faixa de viva a democracia em meio a uma ditadura no século passado - que nesse usa uniforme roxo e todas as categorias como terceiro uniforme, investe nas categorias femininas, diz não aos xingamentos homossexuais de arquibancada, apoia os negros e luta contra o racismo, não pode dar pra trás e contratar esses caras, muito pelo contrário! Tem que ser exemplo.

A diversas outras opções de treinadores, inclusive estrangeiras livres no mercado, não precisa ser a mesmice, tenham planejamento e respeitem nossa história.

Responder ao post do Jonas

Réplicas desse post

Foto do perfil de Victor

Victor 330 posts

@victor.rocha22 em 03/02/2022 às 20:44

Uma coisa não leva a outra. Como disse no fim do post à várias opções no mercado, inclusive estrangeiras livres.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Bundagner

    Essa foto me bateu um desânimo, uma tristeza!

    Última resposta há 5 segundos por André nicola

    48respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anderson Costa

    Cássio é s4f4d0, fala pós jogo deixa claro

    Última resposta há 7 segundos por Sandra Lima

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo Henrique

    Tchau Carlos Miguel

    Última resposta há 11 segundos por mauricio randi

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 14 segundos por antonio alves feitoza

    78respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fabio SCCP

    Os anitis criando conta aqui ora defender o Cássio kkk

    Última resposta há 19 segundos por Daniel F L

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de JR JR

    Cássio de saída

    Última resposta há 26 segundos por Jesus BR

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ghost Corinthiano

    Especialista explica os problemas táticos do Corinthians!

    Última resposta há 30 segundos por Carlos Tadeu Stoduto

    173respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pequeno Rupert

    Nessa os trikass acertaram

    Criado em 33 segundos por Pequeno Rupert

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Terminator

    Não sei porque estão bravos com a derrota

    Última resposta há 50 segundos por Bang Won

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Xavier

    Segundo análises, Cássio é o segundo pior goleiro na temporada

    Última resposta há 57 segundos por Manuel Silva Miguel

    136respostas

    acessar o tópico