x

Post de Fábio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Imagino que a esta altura muitos aqui já tenham visto o vídeo com Tite no Youtube do Coache's Voice, em que ele fala sobre as vitórias do Corinthians contra o Chelsea e da Seleção contra o Peru.

Caso alguém não tenha visto, estão aqui:

De uma hora pra outra, vemos mais uma onda de comentários sobre obviedades do campo tático do futebol por conta da fração bem pequena que Tite soltou nestes recortes, pois geralmente o site oferece mais do que vimos nos vídeos.

Trazendo para nossa realidade deste elenco, faço a pergunta do título desta postagem, pois me preocupa muito o desequilíbrio na montagem do grupo e de como se fixou a obsessão pelo 9 famoso, deixando de lado carências muito importantes e problemas mais graves.

Desde o final da temporada de 2017, última vez em que nos sentimos menos estressados ao assistir o Corinthians, vemos no time a irritação descrita super bem por Falcão aqui neste trecho:

Para o caso de não clicarem no link, é basicamente sobre o excesso de toques laterais e recuos para zagueiros quando os jogadores de meio não tem segurança ou técnica para saber jogar.

Quando aconteceram as contratações de Giuliano e Renato, pensei: bom, agora temos cérebro e técnica no meio e na saída do nosso jogo. Veio Guedes e depois Willian, e pensei: agora começa a complicar, porque são dois caras de lado em um elenco que só tem Jô como atacante central. Com a chegada de Paulinho ficou tudo escancarado. Definitivamente o clube contratou muito mais em função das oportunidades do que com o pensamento de montagem de um grupo equilibrado. Por que digo isso? Porque Renato até começou como 10 no VARmengo há muito tempo, mas tão logo chegou na Alemanha passou a jogar pelo lado e posteriormente mais pelo meio, mas não na função do 10 e sim na do 8. Quando muito, Renato era um 8,5, se cabe a liberdade criativa no termo. Com Giuliano a mesma coisa. Paulinho também. São três camisas 8 que vieram de praças menores (Giuliano da Turquia, Paulinho da Arábia Saudita e Renato da China), onde geralmente os camisas 8 muito talentosos acabam jogando mais à frente por conta do nível técnico inferior das competições.

O problema do nosso time começa quando após a festa com os nomes, nos damos conta de de dois pontos inegáveis: 1- não são os mesmos de 8,10 anos. E 2- em que nível está o restante do elenco? Os caras que certamente irão substituir muitas vezes os principais nomes justamente pela questão da idade implícita no ponto 1, entendem?

É possível jogar sem um camisa 10 natural? Sem um 9 sabemos que é, pois conquistamos títulos importantes sem um. Mas sem um 10? Nunca...

Para segunda pergunta, a respeito do restante do grupo, deixo aqui em destaque um trecho antigo com Telê Santana em que ele comenta sobre algo muito simples, por diversas vezes esquecido em meio a este monte de blefes que nos atordoa nas resenhas esportivas da TV, lotadas de pseudoespecialistas do aspecto tático do esporte.

E eu espero que Vítor e seus auxiliares consigam prover os nossos jogadores com o aspecto técnico que necessitam, apesar de Vitor nunca ter sido um grande jogador (passou MUITO longe disso). Pois embora acredite que o problema mais crônico é anímico, tem ali uma carência técnica gritante.


em Análise dos jogos > Quando os 8 cansam, viram 10?

Responder ao post do Fábio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Marco Antônio

    Quem assistiu esse jogo completo tem meu respeito

    Última resposta há 9 segundos por Gustavo de Oliveira da Silva

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cartman Noticias do br

    Antigamente o Corinthians fazia amistoso contra o Colônia, Celtic, Rangers, Bayer 04 e jogava bem

    Última resposta há 19 segundos por Joseph Schwalk Dias

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Acho engraçado torcedor que não apoia SAFiel e fica criticando o time TODO jogo kkkkk

    Última resposta há 36 segundos por João Rangel

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gustavo Marichal

    Sensação de domingo de férias

    Última resposta há 40 segundos por Gilberto Pereira da Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de seborreia junior

    FIFA estuda alteração! 🚨🚨🚨

    Última resposta há 43 segundos por PoP CoRn Disco CLuB disco

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Athletico PR fez um amistoso contra o Boca

    Última resposta há 44 segundos por Luis Roberto de Vasconcellos

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alex

    Hugo Souza e salários atrasados

    Última resposta há 49 segundos por Joseph Schwalk Dias

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Matheus Assumpção

    A melhor definição sobre o amistoso de hoje

    Última resposta há 1 minuto por Claytson Diniz

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lucas Horns

    Kkkkkkkkk minha namorada soltou essa vendo o jogo

    Última resposta há 1 minuto por Nightmare

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcão

    Você que assistiu o jogo completo

    Última resposta há 2 minutos por Gilberto Pereira da Silva

    8respostas

    acessar o tópico