x

Post de Lucas Lopes no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Puta tópico massa! Parabéns pela pesquisa e pelas informações. Bora FIXAR esse tópico, moderas!

em Bate-Papo da Torcida > O que a mídia não te conta! Exemplos de gestão - Fortaleza, Ceará...

Em resposta ao tópico:

A mídia sempre se refere a esses clubes como exemplo de gestão, então venho aqui propor que adotemos a gestão desses clubes:

1) Como acabar com a dívída do Corinthians em um ano seguindo o modelo de Fortaleza e Ceará:
Para isso, só precisamos recuperar o dinheiro total da bilheteria do nosso estádio e empurrar todos os cusos no colo do Estado de São Paulo:

Arena Castelão: Custou R$ 518,6 milhões de reais, fincanciado pelo BNDES e com recursos do Gov. Do Estado do Ceará, que é quem paga o financiamento. ¹

O custo mensal de castelão é de R$ 700 mil por mês, que é pago inteiramente pelo Gov. Do Estado do Ceará. Fortaleza/Ceará pagam para jogar uma taxa fixa que varia de acordo com o público, mas na maior parte das vezes (como o público quase nunca passa de 30 mil) paga apenas uma taxa de R$ 50.000,00 e tem direito a todas as receitas decorrentes da exploração. Além desse patrocínio indireto (já que jogam em estádio de copa com manutenção paga pelo governo gastano um valor de aluguel rídiculo), os clubes também recebem um patrocínio do governo da ordem de R$ 2 milhões de reais. ²

Porém para a mídia esportiva o Ceará e o Fortaleza são exemplos de gestão a serem seguidos pelo Corinthians. Eu também acho, bora passar a conta do financiamento da NeoQuímica para o Estado de São Paulo, bem como os custos de administração e pagar R$ 50 mil por jogo para ver se não ajeitamos nossas contas em 1 ano e viramos modelo de gestão.

2) Como acabar com a dívida do Corinthians em um ano seguindo o modelo do Atlhetico-PR:
A reforma da Arena da Baixada foi orçada em R$ 184,6 milhões e o pagamento seria feito 1/3 pelo Atlhetico-PR (R$ 61,53 mi), 1/3 pela prefeitura de Curitiba (R$ 61,53 mi) e 1/3 para o Estado do Paraná (R$ 61,53 mi). Porém a obra saiu ao todo por R$ 342 milhões. A prefeitura e o Estado disseram que não pagariam o valor a mais, mas recentemente o TCE decidiu que o Estado e a Prefeitura devem arcar com os 2/3 do financiamento total.³
Assim, o Furacão tem um estádio de Copa 100%, mas paga só 1/3.
Então proponho que sigamos este modelo de gestão e passemos 2/3 do financiamento com a Caixa para a Prefeitura e Gov. Do Estado de SP

3) Como acabar com a dívida do Corinthians em um ano seguindo o modelo do Flamengo:

A 'reforma' do Maracanã custou 1,3 bilhões, bancado integralmente pelo dinheiro do Estado do RJ. Flamengo gastou 0 centavos.

Desde 2019, Fla-Flu para administrar o Complexo Maracanã pagam mensalmente R$ 166.666,67 ao Estado do Rio de Janeiro. Além disso, eles arcam com os custos fixos do estádio que devem ser em torno de R$ 2 milhões de reais ao mês. De resto, tem direito a todas as receitas dos jogos. Assim, o Fla paga pelo Maracanã, por mês algo em torno de R$ 1.090.000,00, no ano dá 13 mi de reais.
Assim, a proposta então seria ceder a NeoQuimica e a Arena para o Estado e só pagar os custos de administração, ficando com toda a renda para o clube.

Porém é óbvio que nada disso vai acontecer, mas é engraçado como a mídia esportiva fica escandalizada com a renegociação da dívida do Corinthians com a Caixa, fala que é presente, etc. Porém, os verdadeiros estádio dados de presente, bancados integralmente ou 2/3 com dinheiro público, não é visto como um escárnio, mas como 'exemplo de gestão'.

Fontes:

¹ https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/12/pivo-de-operacao-com-ciro-e-cid-gomes-castelao-foi-um-dos-estadios-da-copa-2014.shtml Pivô de operação com Ciro e Cid Gomes, Castelão foi um dos estádios da Copa-2014 - 15/12/2021 -... Pivô de operação com Ciro e Cid Gomes, Castelão foi um dos estádios da Copa-2014 - 15/12/2021 -... Obra custou R$ 518,6 mi, financiada pelo estado do Ceará e por empréstimo via BNDES www1.folha.uol.com.br www1.folha.uol.com.br

² https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/alexandre-mota/entenda-o-novo-acordo-entre-ceara-fortaleza-e-o-governo-para-gerir-a-arena-castelao-1.2205165 Entenda o novo acordo entre Ceará, Fortaleza e o Governo para gerir a Arena Castelão - Alexandre... Entenda o novo acordo entre Ceará, Fortaleza e o Governo para gerir a Arena Castelão - Alexandre... Uma parceria antiga, com novos moldes. Como antecipado pelo Diário do Nordeste diariodonordeste.verdesmares.com.br
³ https://www.umdoisesportes.com.br/athletico/tce-pr-manda-prefeitura-e-governo-dividirem-valor-final-da-arena-com-athletico/ Prefeitura e governo terão que dividir valor da Arena com Athletico Prefeitura e governo terão que dividir valor da Arena com Athletico O TCE-PR determinou que prefeitura de Curitiba e Estado dividam com o Athletico o valor das obras da Arena. Leia no UmDois Esportes! umdoisesportes.com.br umdoisesportes.com.br

https://www.torcedores.com/noticias/2020/06/qual-e-o-custo-de-flamengo-e-fluminense-com-a-administracao-do-maracana Qual é o custo de Flamengo e Fluminense com a administração do Maracanã? Qual é o custo de Flamengo e Fluminense com a administração do Maracanã? Clubes assumiram a administração do estádio do Maracanã em Abril do ano passado Desde abril de 2019 Flamengo e Fluminense assumiram a administração do torcedores.com

Responder ao post do Lucas Lopes

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 36 segundos por Marcello K.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 47 segundos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 5 minutos por Marcello K.

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Morães surfista

    Uruguai provavelmente vai ser o primeiro sul americano a cair fora

    Última resposta há 8 minutos por Marcello K.

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Sarmento

    Copa do mundo

    Última resposta há 11 minutos por Marcello K.

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Nova Zelândia

    Última resposta há 11 minutos por Marcello K.

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lord Rock

    ENQUETE: Qual sua opinião sobre a SAFiel?

    Última resposta há 12 minutos por Boleiro Véio

    165votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno mensato

    Porque pegar no pé do Memphis?

    Última resposta há 13 minutos por Marcello K.

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 14 minutos por sergio trovo

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 16 minutos por Son Goku

    1resposta

    acessar o tópico