Venha fazer parte da KTO
x

Post de Marcos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Larga de choro pelo amor de Deus

em Bate-Papo da Torcida > Final única é o fim do futebol sul-americano - Mais uma no Maracanã

Em resposta ao tópico:

Pra começar é um texto longo, quem tiver tempo leia e dê sua opnião.

Por mais que os lixos da Conmebol assim como os fanboys de Champions League prefiram essa aberração de Final única, o modelo já se mostrou um fracasso monstruoso na América do sul. Aliás com mais uma final no Maraca, quem tá rindo a toa é o Flamengo, que claramente junto da CBF mexeu os pauzinhos por mais essa chance de decidir em casa, segunda final no Brasil em 6 anos.

Tudo começou após os episódios de violência entre Boca e River na Final de 2018, em que anularam o segundo jogo que seria no monumental, anularam o resultado de empate do primeiro na Bombonera e resolveram jogar a final lá na Espanha no Santiago Bernabeu, justamente o campeonato chamado de ''Libertadores da América'' jogado na Espanha, parabéns Conmebol, dane-se a história tanto do continente quanto a tradição dos 2 jogos.

A partir daí as finais subsequentes de 2019 em Lima contaram dado a distância e os desafios de logística do continente com mais torcedores locais peruanos do que os de Flamengo e River, em 2020 em meio a pandemia o Maracanã foi palco, público reduzido, em 2021 já com a volta da torcida em estádios, Final vazia no Uruguay, assim como foi ano passado outra final vazia no Equador.

Uma das grandes características boas da Libertadores era a festa das torcidas nas finais em 2 jogos, ocasionando justiça as torcidas que acompanhavam seus clubes na luta pelo título, uma característica que não deveria ter sido mudada em prol de contratos nebulosos e a fim de querer copiar europeu mesmo que nosso continente seja muito maior, com uma topografia completamente diferente e com métodos de transporte completamente impraticáveis a nível terrestre pra mobilidade de milhares de pessoas, diferente como é se movimentar na Europa ocidental que é menor do que o Brasil e tem uma malha de trens em que praticamente todos os países são conectados.

A Libertadores teve muitos problemas estruturais com a questão de violência, árbitros ridículos e casos de corrupção que não atingem apenas no tocante Brasil (CBF) e Argentina (AFA), mas que já passaram a mão principalmente em equipes de confederações menores (Colômbia, Chile, Equador etc).

Outra questão que mostra a bagunça absoluta do torneio nas mãos da Conmebol é o fato do Brasil ter 8 vagas e a Argentina 6, antigamente a Libertadores mesmo pra Brasil e Argentina classificava só o campeão e vice do país(até os anos 90) e a partir dos 2000 o modelo do G4 se mostrou uma boa ideia para privilegiar as ligas mais fortes do continente mas sem exageros, permitindo que existisse uma maior representação de vários países na competição, o fato de Brasil e Argentina serem o futebol historicamente mais forte do continente não significa que devem ter o Dobro ou triplo de vagas de outros países, Libertadores já virou uma Copa do Brasil com grife de 2019 pra cá e isso vem causando até o aumento da antipatia das torcidas de clubes de fora com os brasileiros e até casos deploráveis de racismo(vindo de países igualmente miscigenados).

O Brasil aos olhos das outras ligas e confederações menores vem se tornando cada vez mais no controle da Conmebol, no país mesmo praticamente com exceção dos rebaixados todo clube vai pra uma competição sul-americana, inchando de times brasileiros que possuem maior poder aquisitivo no torneio e minando a competição das surpresas que tinha no passado.

A Solução pra isso? O contrato com as empresas e a ideia de ''Final Única'' pela Conmebol pra Libertadores vai até 2026, até lá espero que exista a possibilidade de trazer os times da Concacaf(México, Usa, Canada, Costa Rica) para o torneio e esse acúmulo de vagas para Brasil diminua.

Muitos podem achar 'maravilhoso' essa hegemonia brasileira na competição e inúmeras vagas, mas a realidade é que isso enfraquece não só o futebol sul-americano como o Brasileiro no geral, já vimos recentemente aberrações como o Vasco, América MG entre outros disputarem Libertadores só pra passar vexame, isso torna mais acessível o principal torneio do continente para equipes cada vez mais fracas.

A única coisa que deveria ser copiado de fora ou mantido era a ideia de G4 para as principais ligas e G3/G2 para as ligas mais fracas, disputando uma fase prévia para então irem para as fases de grupo da competição, além de uma gestão mais eficiente e premiações maiores.

Responder ao post do Marcos

Réplicas desse post

Foto do perfil de Nightwolf

Nightwolf 2.742 posts

@nightwolf0 em 09/03/2023 às 00:26

Elabore os argumentos ao invés de vomitar qualquer asneira.

Aposto que não leu 2 linhas hahaha

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Luis Fernando

    Tem até argentino zoando o Felipe Melo

    Criado em 7 horas por Luis Fernando

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Alessander De Oliveira Alves

    Foi só o Yuri sair do ataque

    Última resposta há 38 segundos por Luis C. Timão

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Billy timao

    Caro Augusto, sobre o garoto Wesley o papo é reto!

    Última resposta há 46 segundos por Danilo Nogueira

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Laurence Olivier

    O Corinthians massacrou o Fluminense e o assunto é o Cássio

    Última resposta há 51 segundos por marcelo soarez

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Leonardo Godoi

    Erik Lamela - Opinião de quem Acompanhou muito!

    Última resposta há 1 minuto por Anderson Zagalli

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Darth Vader da Fiel

    No aguardo...

    Criado em 2 minutos por Darth Vader da Fiel

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de manoel gomes

    Coincidencia? Esse é o caminho do sucesso?

    Última resposta há 3 minutos por JOKER 1jz

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ReformulacaoJa ReformulacaoJa

    Ver o Luis Roberto sendo forcado a narrar goleada contra cariocas

    Última resposta há 3 minutos por Renato Martorelli

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Efraim Ramos

    Erik Lamela é o tipo de cara que chega e veste a camisa!

    Última resposta há 3 minutos por Gabriel Schneider

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gilberto Alves

    Na coletiva, que o cara tem a chance de dizer da partida segura que o Carlos Miguel fez...

    Última resposta há 3 minutos por Fabrício Bernardes

    29respostas

    acessar o tópico