x

Post de rubens no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Por que é viável:

- porque o Corinthians não teria um dono único.

- porque a IPO precifica o ativo realmente e o dinheiro entra de uma vez, diferentemente das SAFs brasileiras cujos valores iniciais são depreciados e o dono investe o valor divididos em 10 ou 20 anos.

- porque entrariam ao menos US$ 2 bilhões de uma única vez.

- porque quem vota é o clube social, e o canto da sereia nessa proposta é bom pra eles.

- porque é baseado em cases de sucesso de clubes que tem ativos em bolsa, como Manchester United, Borussia, Ajax e Juventus. Inclusive o Manchester tem ações negociadas em Nova York.

- porque é um projeto com a cara do Corinthians e todo mundo vai poder comprar suas ações.

- porque 12 outras empresas brasileiras de diversos setores já fizeram isso.

em Bate-Papo da Torcida > Projeto de SAF para o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Este seria um modelo com a cara do Corinthians: o time do povo e que o povo seria dono!

Título: Transformação do Corinthians em uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF)

Fase 1: Criação da SAF e Reunião dos Ativos Financeiros

Estabelecer uma parceria com um sócio administrador, como um Fundo de Investimentos, que receberá 5% do valor final por sua atuação no projeto.
O sócio administrador terá o papel de criar a SAF e reunir todos os ativos financeiros do clube, incluindo o estádio, Parque São Jorge, Centros de Treinamento, entre outros.
O foco será separar o departamento esportivo do clube social e organizar as finanças de forma mais profissional.
Na fase inicial, o clube social manterá 95% das ações da SAF.

Fase 2: Organização da Empresa com Melhor Governança Corporativa

A empresa criada passará por uma reestruturação interna, implementando as melhores práticas de governança corporativa.
Serão estabelecidos conselhos de administração e fiscal, garantindo transparência e accountability na gestão da empresa.
Serão definidos critérios claros para a eleição dos membros dos conselhos, incluindo requisitos de experiência e competências necessárias.

Fase 3: Preparação para a Abertura de Capital

A SAF se preparará para a abertura de capital, visando a oferecer suas ações ao público investidor.
Nesse momento, o clube social manterá 10% das ações da SAF e receberá dividendos futuros apenas se o clube der lucro, assim como todos os outros investidores.
O clube social poderá continuar a investir no próprio clube e buscar formas de criar receitas adicionais.

Fase 4: IPO em Bolsas Americanas

A IPO (Oferta Pública Inicial) com 90% das ações totais. Sserá realizada em bolsas americanas, com o objetivo de atrair investidores de todo o mundo.
A escolha das bolsas americanas se dará pela capacidade de levantar maiores valores, levando em consideração casos de sucesso, como o Nubank (que mesmo muito menor que o Bradesco, pelo fato deser negociado fora do Brasil, vale hoje metade do Bradesco).
Serão explorados diversos mecanismos legais disponíveis para que torcedores do Corinthians possam adquirir ações da empresa, permitindo que eles se tornem acionistas do clube.

Benefícios e Resultados Esperados:

Melhoria na gestão financeira e profissionalização da estrutura do Corinthians.
Separação clara entre o departamento esportivo e o clube social.
Maior transparência e accountability na gestão da empresa.
Acesso a um maior volume de investimentos e recursos financeiros.
Engajamento dos torcedores como acionistas, fortalecendo o vínculo entre clube e torcida.
Potencial para a valorização das ações da empresa, beneficiando tanto os investidores como o clube social.

O clube levantaria 2 ou 3 bilhões de dólares (Isto é minha especatativa baixa), levando em consideração que já especularam vender os maiores clubes do Braisl por menos de 1 bilhão de dólares.

Importante ressaltar que o projeto deve ser detalhado e discutido com especialistas em direito esportivo, finanças e governança corporativa para garantir a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

Responder ao post do rubens

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 31 segundos por Lucas ¨

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Sarmento

    Copa do mundo

    Última resposta há 6 minutos por Corneta .

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de André Guerrero

    Trocaram uma dívida pela outra

    Última resposta há 14 minutos por Bruno Mimo

    53respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de RC Timão

    EUA. Tudo é planejamento

    Última resposta há 22 minutos por Caio Marolato

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians não chegou a uma dívida de aproximadamente R$3 bilhões por acaso

    Última resposta há 22 minutos por Bruno Mimo

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 25 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 25 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    🦅🦅🦅🦅💥💥🔥🔥

    Criado há 45 minutos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Yamal x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 28 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    11votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 33 minutos por Gunter Silvio Vieira Gomes

    13respostas

    acessar o tópico