x

Post de Neir no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Corinthians é odiado por ser o mais amado?

A paixão e o ódio que uma instituição como o Corinthians desperta podem ser explicados através de diferentes abordagens psicológicas e sociológicas. Sigmund Freud, um dos grandes teóricos da psique humana, pode ajudar a entender isso pelo viés da psicologia das massas e pela dinâmica de identificação emocional dos indivíduos com símbolos coletivos, como clubes de futebol.

Psicologia das Massas (Freud): Freud argumentava que, em grupos, os indivíduos tendem a perder parte de sua individualidade, e sua identidade passa a ser moldada pelos valores e emoções da massa à qual pertencem. No contexto do Corinthians, o clube funciona como um símbolo coletivo poderoso que organiza a identidade de seus torcedores. Os corintianos desenvolvem um apego emocional intenso ao time, muitas vezes projetando nele suas aspirações, esperanças e até frustrações. O time se torna uma extensão de sua identidade, e o sucesso ou fracasso da equipe impacta emocionalmente seus torcedores como se fosse algo pessoal.

A identificação com o clube também gera um fenômeno de 'nós contra eles', onde os torcedores de outros clubes são vistos como rivais. Isso ajuda a entender a dimensão do ódio de torcedores adversários, pois Freud também afirmava que os grupos costumam criar inimigos ou “outros” contra os quais projetam suas ansiedades e desejos reprimidos. Assim, o Corinthians, por ser um clube popular e muitas vezes bem-sucedido, torna-se alvo da hostilidade dos outros torcedores, pois representa um grupo forte e contrário.

Sociologia e identidade Cultural: Além de Freud, sociólogos como Pierre Bourdieu também ajudam a explicar o fenômeno através do conceito de 'capital simbólico'. O Corinthians, com sua base de torcedores ligada às classes trabalhadoras de São Paulo, carrega um capital cultural e simbólico que atrai a empatia de muitos. Essa identificação com uma classe mais popular pode gerar tensões com setores da sociedade ou instituições, como a CBF, que muitas vezes são percebidas como representando interesses elitistas ou contrários ao 'povo'. Portanto, o amor e o ódio ao Corinthians também estão profundamente enraizados em dinâmicas sociais e culturais.

Mecanismos de Defesa (Freud): Freud também descrevia os 'mecanismos de defesa', como a projeção. A CBF, ou outras organizações, poderiam enxergar no Corinthians um 'perigo' à ordem ou ao status quo do futebol, por exemplo, pelo poder da sua torcida ou pela pressão que o clube exerce no cenário nacional. Esse sentimento pode resultar em uma percepção de injustiça ou parcialidade por parte dos torcedores e, às vezes, a criação de uma narrativa de 'nós contra o sistema'.

Assim, a popularidade e a rejeição ao Corinthians podem ser vistas como resultado de profundas emoções individuais e coletivas que têm raízes tanto na psicologia humana quanto nas dinâmicas sociais e culturais. O clube é um símbolo de identidade, tanto para seus torcedores quanto para seus rivais, e é nesse processo de identificação e oposição que o amor e o ódio são nutridos.

em Bate-Papo da Torcida > O Corinthians é odiado por ser o mais amado?

Responder ao post do Neir

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Altamir Gonçalves

    Esse Ancelotti é um Dunga com Grife

    Última resposta há 16 segundos por Morães surfista

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corneta .

    Regra de Ouro já crava jogadores que jamais jogarão pelo Brasil

    Última resposta há 17 segundos por Corneta .

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Enquanto a seleção não pensar a longo prazo será isso aí...

    Última resposta há 30 segundos por Daniel Soares

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Vinicius

    Deixem sua Risada

    Última resposta há 33 segundos por Morães surfista

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Danilo, jogador do Flamengo, tem um defeito grande

    Última resposta há 41 segundos por Fernando Santos

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Silva

    Corinthians é a base do Brasil 2030

    Última resposta há 52 segundos por Marcos Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Jogadores que espero que não estejam na próxima Copa do Mundo

    Última resposta há 59 segundos por GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    O ancellotti gente...

    Última resposta há 1 minuto por Morães surfista

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Aprenda amigos só existe um gênio no futebol

    Última resposta há 1 minuto por kilograma

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Globo querendo passar pano para o Ancelloti

    Última resposta há 1 minuto por Rafael Oliveira Alves

    14respostas

    acessar o tópico