x

Post de Caique no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

No papel é lindo. Na pratica eu duvido muito que seria simples assim. Ainda mais esperando um preço mais em conta sendo feito aqui.

em Bate-Papo da Torcida > Marca própria de material esportivo

Em resposta ao tópico:

O Corinthians estuda a renovação do seu contrato com a Nike como fornecedora de material esportivo. Este é um assunto muito relevante, pois há um grande potencial de crescimento de receita para o time.

Como é hoje:
----------------
A fabricação hoje é terceirizada. Nike e outras empresas contratam indústrias no exterior para fabricarem dentro dos seus padrões pré-definidos. Estima-se que sejam vendidas entre 1.500.000 e 2.000.000 camisetas do Corinthians, com base em anos anteriores [1]. A um preço médio de R$ 200,00, estamos falando de R$ 400.000.000,00 bruto. Hoje, a Nike paga entre patrocínio e royalties, pouco mais de R$ 30 milhões.[2]

O que pode ser feito:
------------------------
Alguns clubes no Brasil optaram pela fabricação por marca própria, o quê, em alguns casos, fez a renda quase triplicar. O caminho foi ir atrás das empresas que terceirizam a fabricação (como a própria Nike faz), para que produzam para a marca própria do clube. O custo de fabricação/distribuição é de Us$ 5,00 [3]. Temos custo de fabricação, distribuição, marketing, lucro do lojista, royalties do clube, impostos e chegamos aos valores atuais. Tirando intermediários e usando o espaço de marketing gerado pelo próprio clube, é razoável pensar em um valor médio de lucro líquido na faixa de R$ 60,00/peça, com o potencial de lucrar R$ 120.000.000,00 por ano somente com a camisa. E esse modelo poderia ser extrapolado para outras peças de vestuário.
Para a distribuição existem empresas especializadas. Mas poderia ter uma base de distribuição através das lojas próprias e franqueadas, grandes redes (como a centauro) e lojas on line (como a Netshoes). A distribuição no exterior poderá ser pensada em um segundo momento, também através de empresas especializadas e e-commerce.
No contrato de terceirização poderia se exigir que a indústria fosse implantada na Zona Leste de São Paulo, aproveitando dos incentivos fiscais existentes para implantar naquela região. Deixaríamos de importar a camisa do time, fabricada na Ásia, e empregar mão de obra brasileira. Imagina que fantástico comprar uma camisa nacional, com um selo com o nome da costureira que a produziu, feito por mãos corintianas, na ZL!

Além disso, teremos uma empresa que faturará mais de R$ 300 milhões por ano, e que pode ter valor de mercado em torno de 500 milhões. Esse cálculo simplista tomou como base o faturamento e valor de mercado da Vulcabrás[4]. Com crescimento, essa empresa pode ser a quitação da dívida do clube em um médio prazo.

Outras possibilidades:
-------------------------
1) A terceira camisa poderia ser criada pelos torcedores, aos moldes do que já vem fazendo o Atlético Mineiro. [4]
2) Primeiras e segundas camisas poderiam ser votadas pelos membros do Fiel Torcedor.
3) Criação de camisas especiais alusivas a comemorações de conquistas e fatos recentes. Veja o exemplo de um corintiano, que propôs uma camisa especial da chegada do Memphis:


4) Camisas especiais, com um valor diferenciado, com direito à assento em jogo específico e destinada à quitação do estádio.
5) Descontos especiais para a venda direta para sócios torcedores.

Referências:
--------------
[1] https://www.torcedores.com/noticias/2022/08/veja-quais-sao-as-camisas-de-time-mais-vendidas-na-america Veja quais são as camisas de time mais vendidas na América Veja quais são as camisas de time mais vendidas na América Flamengo' Corinthians' Palmeiras' Veja o ranking das camisas de times mais vendidas na América do Sul nos últimos anos; resultado impressiona torcedores.com
[2] https://esportes.r7.com/prisma/blog-do-nicola/corinthians-revela-ofertas-de-concorrentes-para-o-lugar-da-nike-19032024/ Corinthians exige aumento do valor pago pela Nike e revela ofertas de concorrentes ? R7 Esportes Timão exige mais do que os R$ 30 milhões anuais da empresa norte-americana, com quem tem contrato desde 2003 esportes.r7.com
[3] https://www.df.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/2020/02/06/noticia_futebol_nacional,64241/seis-times-da-serie-a-investem-em-fabricacao-propria-de-material-espor.shtml Seis times da Série A investem em fabricação própria de material esportivo - Superesportes Seis times da Série A investem em fabricação própria de material esportivo - Superesportes Estratégia proporciona maior arrecadação, controle dos produtos e engajamento dos torcedores, mas é alvo de críticas de especialista em marketing df.superesportes.com.br df.superesportes.com.br
[4] https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2024/08/06/atletico-mg-apresenta-vencedor-do-mando-da-massa-veja.ghtml Atlético-MG apresenta vencedor do Manto da Massa; veja | atlético-mg | ge Atlético-MG apresenta vencedor do Manto da Massa; veja | atlético-mg | ge Edição 5 do uniforme especial do Galo teve a torcida atleticana como tema ge.globo.com
[5] https://nossomeio.com.br/vulcabras-supera-os-r%EF%BC%84-3-bilhoes-de-faturamento-e-divulga-o-melhor-resultado-da-sua-historia/ Vulcabras supera os R? 3 bilhões de faturamento e divulga o melhor resultado da sua história -... Comunicação, marketing, mídia e negócios. nossomeio.com.br

Responder ao post do Caique

Réplicas desse post

Foto do perfil de Roberto

Roberto 29 posts

@beto72 em 11/10/2024 às 21:32

Concordo que não é tarefa simples, principalmente porque não temos pessoal profissional em todas as posições dentro do clube. E que fabricar no Brasil não seria competitivo se estivéssemos falando de um produto normal, tipo camisa esportiva comum. Mas estamos falando de um produto que é vendido bem acima do valor de mercado porque se trata de camisa de clube. Por mais que tenha um custo de fabricação maior, não impactaria significativamente na margem de lucro. Só notando que clubes como o Bahia já adotou isso e aumentou significativamente sua arrecadação. Existem custos como o de marketing que compõem 13% do valor de uma camisa. Lucro da Nike de 7 a 10% do valor do produto. Só nessa brincadeira se soma aproximadamente 20%, o dobro do que ganhamos hoje, em torno de 10% do faturamento bruto. Mas valeu o feedback.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Anão Ramalho

    (off) cazé TV

    Última resposta há 1 minuto por Prof. Fabiosape fabiosape

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Felipe Saulo

    Vitalício bom é vitalício?

    Última resposta há 2 minutos por ROSANA RSN

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Conde de Montecristo

    "Investigado por embolsar dinheiro do Corinthians troca depoimento pela Copa do Mundo"

    Última resposta há 4 minutos por Aldrei Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Morães surfista

    Uruguai provavelmente vai ser o primeiro sul americano a cair fora

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Santos Fernandes

    E os salários atrasados, vai esperar completar 2 meses?

    Última resposta há 5 minutos por Lucas Cren

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar parque quem ainda não entendeu a lógica do psj

    Criado há 22 minutos por Érik Januário da Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joao manoel do nascimento

    Dr. Osmar de oliveira iria fazer barulho!

    Última resposta há 5 minutos por ROSANA RSN

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Santiago

    Cite um jogador de futebol sic, eu começo!

    Última resposta há 6 minutos por Elso Filho

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Rodrigues

    Corinthians demite preparador físico Guilherme da Costa e pode ter retorno de Diego Pereira

    Última resposta há 6 minutos por Helena Ornelas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Billy timao

    Acordem pra realidade, Safiel é o único caminho fundamentado para o Corinthians nesse momento

    Última resposta há 7 minutos por Rafael Nogueira

    33respostas

    acessar o tópico