Italo Meireles
Você ainda espera alguma coisa de técnico bostileiro?
em Bate-Papo da Torcida > A Tragedia do 4-1-4-1 com esse elenco
Em resposta ao tópico:
Quando Dorival chegou ele não pegou uma terra arrasada, o Corinthians tinha uma forma de jogar com qualidades e muitos defeitos, o que se esperava era que ele se desenvolve a forma de jogar, que fosse evoluído (até pq ele já jogou dessa forma), mantendo o que estava mais dando certo que era a proximidade de Yuri-Depay-Garro.
Mas ele alterou a forma e o esquema tático que matou a maior valia que o time tinha, colocando um 4-1-4-1 sem aproximação, e sem jogadores que se encaixam nesse sistema.
É importante ressaltar que o problema não é o esquema, já que era o que o Tite encantou o Brasil em 2015, mas a forma de jogar, que esta muito mais para o syvinho, onde um primeiro volante de qualidade e dois de marcação a frente (rony e Gabriel salvo engano), na parte defensiva o time normalmente sustenta, mas o time não consegue evoluir atacando, jogando dessa forma é mais para um time de contra-ataque (coisa de time pequeno).
Ai vamos para a segunda questão, que é o elenco, em 2015 tínhamos Ralf, Elias, renato Augusto, Jadson e malcon, hoje temos maycon-raniele-martinez-carillo-bidon (Romero), nosso elenco foi formado para jogados naquele esquema, nos não temos pontas de velocidade, colocar depay, Romero, carrilo, bidon, até depay, não são jogadores de velocidade.
Dorival sentou em cima de uma ideia que não está funcionado e não altera, e ele com a “desculpa” de rodar o time escalou depay e yuri somente me um jogo (América de cali), onde o time jogou em um 4-4-2 em linha (tipo Manchester United de fergsun), a questão é, quando tiver todos disponíveis, vai colocar o depay de ponta, e garro quase como volante? Ou vai colocar esse 4-4-2, com garro na beirada? Esse esquema de jogo não se encaixa com o atual elenco.
Eu vi ancelloti se adaptando aos jogadores que tem, até o abel mudando o time (3-5-2) para encaixar o bagre do endrick de 2 atacante onde se destacava, Dorival tem que preparar o time para jogar com as peças que tem, e não colocar jogador fora de posição e lento na beirada (bidon, Romero), imagino se colocar o bidu na 2 linha é melhor que o bidon.
A minha conclusão é ou eles vão vender o yuri e ele ele já está preparando o time, ou ele matou a melhor característica de aproximação dos jogadores.
(esse post foi para analise tática, não dos jogadores que merecem ser criticados também).