x

Post de Magno no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Vamos lá. A ação civil pública é uma baita exceção. A forma como deve ser proposta é muito difícil de ser atingida e visa ao patrimônio comum, público, de todos ou da maioria.

O Corinthians é uma sociedade privada. De bens privados.

Pode estar muito enganado, e ia ser muito, mas levar essa discussão pra frente é até pagar mico.

em Bate-Papo da Torcida > Um resumo do que é a mencionada na Lei ACP

Em resposta ao tópico:

Alguns amigos tem mencionado a legitimidade e outros questionado sobre a tal ACP.

Um breve relato sobre a mesma:

ACP = Lei da Ação Civil Pública (LEI N. 7.347, de 24 de julho de 1985, é composta de 23 artigos)

A Lei nº 7.347/1985, também conhecida como Lei da Ação Civil Pública, disciplina a ação civil pública, um instrumento processual utilizado para responsabilizar autores de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Resumo da Lei:

Do Objeto:
A lei estabelece normas para a ação civil pública, que visa a reparação de danos causados a interesses ou direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.

Da Legitimidade:
O Ministério Público, a Defensoria Pública, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e outras entidades como autarquias, empresas públicas, fundações ou sociedades de economia mista podem propor a ação civil pública.

Dos Objetivos:
A ação civil pública busca a proteção do meio ambiente, defesa do consumidor, e a tutela de bens culturais e patrimoniais.

Da Competência:
A ação é proposta no foro do local onde ocorreu o dano, com competência funcional do juízo para processar e julgar a causa.

Das Sanções:
A lei prevê a possibilidade de condenação em dinheiro, a ser revertida para um fundo de defesa de direitos difusos, além de outras sanções previstas em lei.

Dos Recursos:
A lei também estabelece critérios para a concessão de efeitos suspensivos a recursos, a fim de evitar danos irreparáveis, e define a coisa julgada em ações civis públicas.

(Lei assinada pelo então, na época, Presidente da República, JOSÉ SARNEY)

Responder ao post do Magno

Réplicas desse post

Foto do perfil de Aldrei

Aldrei 6.766 posts

@aldrei.silva Apoiador em 25/06/2025 às 12:11

5tem outras situações...se você for advogado da uma força ae

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Roblox Neto

    Auuuuuuuuuuu

    Criado há 11 segundos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 23 segundos por Paulo cezar correa

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Goku Corinthiano

    Tem um atacante brasileiro com 42 Gols em 25 jogos, Corinthians precisa ir atrás

    Última resposta há 50 segundos por Juliano Mendes Pereira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Memphis Depay x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 59 segundos por Zebedeus .

    6votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Nova Zelândia

    Última resposta há 2 minutos por Zebedeus .

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Sarmento

    Copa do mundo

    Criado há 5 minutos por Leonardo Sarmento

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo F

    Chong de Curação

    Última resposta há 7 minutos por NERY

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Logo na seleção de Suárez

    Última resposta há 7 minutos por Alex

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phil Corintiano

    E aí, Corneta?

    Última resposta há 8 minutos por Manoel Corinthians

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kimbo Badd

    Hoje no Bar aqui do bairro rolou debate que a seleção do Japão deveria ser desclassificada

    Última resposta há 9 minutos por Kimbo Badd

    5respostas

    acessar o tópico