x

Post de Alex no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

2007 tá se repetindo e a torcida não está vendo...

em Bate-Papo da Torcida > A base é o caminho!

Em resposta ao tópico:

A base é o caminho!

Diante da grave crise financeira e da dificuldade em contratar jogadores de alto nível, o Corinthians precisa, com urgência, profissionalizar de forma definitiva e estratégica sua base. O clube não possui recursos suficientes para investir em reforços no mercado e, tampouco, para lidar com sua dívida bilionária — o que torna a formação de atletas uma necessidade, não uma opção.

Não se trata de transformar os garotos da base em titulares imediatos, mas sim de dar minutagem, preparar tecnicamente e mentalmente esses jovens, para que se desenvolvam de forma mais acelerada e eficiente. Exemplos recentes comprovam essa necessidade: jogadores como Breno Bidon, Wesley e tantos outros que participaram do elenco entre 2023 e 2024 tiveram oportunidades, evoluíram dentro de campo e hoje representam um retorno técnico e financeiro importante para o clube.

A estimativa é de que, somadas, essas revelações possam ter gerado mais de R$ 500 milhões ao Corinthians — mesmo com vendas realizadas por valores considerados baixos, como foi o caso de Murillo.

Mas é importante entender por que o Corinthians tem vendido suas promessas por valores inferiores aos dos rivais, como o Palmeiras. A explicação é simples e lógica: a situação financeira e esportiva do clube interfere diretamente na valorização dos seus ativos. Hoje, o Corinthians acumula uma dívida superior a R$ 2,5 bilhões, e isso é de conhecimento do mercado. Os clubes compradores sabem da fragilidade financeira da instituição e utilizam esse fator como argumento de pressão nas negociações.

Além disso, na época de diversas vendas, o time ocupava posições fora do G10 do Campeonato Brasileiro — o que, naturalmente, desvaloriza os atletas formados no clube. Essa realidade não é exclusividade do Corinthians; afeta qualquer clube do mundo em situação semelhante.

Se compararmos ao Flamengo, por exemplo, a realidade é completamente oposta. Para eles, vender um jogador da base por 15 milhões de euros é apenas uma operação comum, que pouco interfere no orçamento anual. Já para o Corinthians, uma venda nesse valor pode representar um 'suspiro financeiro', capaz de aliviar pressões e permitir investimentos pontuais.

Por tudo isso, fica clara a urgência: o Corinthians precisa transformar sua base em um setor profissionalizado, com visão de longo prazo, integração com o time principal e gestão responsável. Isso não apenas fortalece o futebol do clube, como pode ser a principal saída para sobreviver financeiramente no cenário atual.

Responder ao post do Alex

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Caramelo Coringão

    Ao contrário de Cabo Verde, esse Paraguai

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Medina

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João V.

    Alisson

    Última resposta há 18 minutos por KevinTimão1910

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dellingrs

    Que nojo

    Última resposta há 25 minutos por Jordan Marques

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcelo Rosa

    Estava indo bem no mundial até postar essa foto

    Última resposta há 35 minutos por israel dias

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Márcio

    Desde Samsung e Caixa o Corinthians só teve patrocínio estranho

    Última resposta há 42 minutos por Daniel Santos Fernandes

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Victor Barbosa Mendes Gomes

    Algum familiar de Yuri Alberto descobriu o fórum e criou uma conta para falar dele

    Última resposta há 44 minutos por Filipe Lima

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Cleison Santos

    Enquanto existir o Vasco da Gama, o Corinthians será um coadjuvante em fazer coisas absurdas

    Última resposta há 46 minutos por Detetive da fiel

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jordan Marques

    União América do Sul

    Última resposta há 47 minutos por Daniel Soares

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kimbo Badd

    Novo patrocinador vai bancar nova Sede do Corinthians

    Última resposta há 48 minutos por Daniel Soares

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Pereira

    Paraguai teve um dia de Palmeiras!

    Última resposta há 48 minutos por Luan Rodrigues

    12respostas

    acessar o tópico