x

Post de elson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Com salário do Memphis dava pra pagar 8 jogadores, que jogassem, porque esse Holandês este ano não jogou nada.

em Bate-Papo da Torcida > O que fazer para ainda termos um time para torcer?

Em resposta ao tópico:

1. Profissionalizar a gestão

Criar um departamento de futebol independente do clube social.

Nomear executivos com histórico de sucesso no futebol, não apenas ex-jogadores ou aliados políticos.

2. Separar o clube social do futebol

Criar uma empresa (SAF ou modelo similar) para o futebol.

Clube social continua como associação, mas sem interferência no time profissional.

3. Reduzir a folha salarial

Parar de contratar medalhões caros com contratos longos, rescindir com jogadores que não condizem com a situação atual.

Apostar em jovens da base, com folha reduzida e foco em performance e revenda (O próprio Gui Negão é um case de sucesso, rende mais que Romero, Talles, Hector e todas aquelas perebas caras).

4. Negociar dívida

Fazer refinanciamento com credores.

Vender ativos (ex: parte de jogadores ou percentuais de receita futura).

Buscar novos patrocinadores e acordos comerciais mais vantajosos.

5. Transparência e prestação de contas

Abrir números publicamente.

Atrair investidores com governança clara.

🧱 Obstáculos reais

Resistência política: conselheiros e aliados do atual grupo não querem perder poder.

Falta de pressão da torcida organizada: parte das torcidas têm relações próximas com dirigentes.

Modelo arcaico de gestão: enquanto clubes como Botafogo, Cruzeiro e Vasco viraram SAF, o Corinthians ainda funciona como nos anos 90.

Receitas comprometidas: parte do dinheiro da TV, patrocínio e bilheteria já está antecipada.

O Corinthians precisa passar por um choque de gestão, mas dependeria de vontade política real (de dentro e fora do clube), profissionalização radical, quebra de velhos vícios administrativos, apoio da torcida à reestruturação (que pode doer no curto prazo).

Sem essas mudanças, o clube corre o risco de virar um novo Cruzeiro pré-SAF: endividado, sem crédito, e cada vez menor. Pior que Cruzeiro, a gente pode acabar falindo e ter que recomeçar do zero, literalmente.

Responder ao post do elson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Renato Arbusto

    Muito lindo esse uniforme do México no jogo de hoje

    Criado há 2 minutos por Renato Arbusto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Henrique da cunha santos

    Ryan Mostra como o Raphinha é Fraco

    Última resposta há 29 segundos por Enzo

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Soares

    Eles vão ter destaque na volta?

    Criado há 34 segundos por Marcelo Soares

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Samurai, Vikings e Piratas...

    Última resposta há 44 segundos por Filipe Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    Só vou comemorar...

    Última resposta há 47 segundos por Manoel Corinthians

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frederico Henriques

    Mbappe sobre bets

    Última resposta há 2 minutos por Leonardo Carvalho

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    Infelizmente o Brasil terá provavelmente o caminho mais difícil até as finais..

    Última resposta há 3 minutos por Manoel Corinthians

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas de Souza Portella

    Dia 327 suplicando por misericórdia para o Corinthians

    Criado há 4 minutos por Lucas de Souza Portella

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Celso Ricardo Cortenove

    Vini

    Última resposta há 4 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Já estou vendo os influenciadores dizendo que o Brasil voltou

    Criado há 5 minutos por Canoa furada

    0respostas

    acessar o tópico