x

Post de Medeiros Gamer no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Se gritar pega ladrão...

em Bate-Papo da Torcida > Reforma do estatuto do Corinthians é barrada pelo CORI

Em resposta ao tópico:

A decisão do Conselho de Orientação do Sport Club Corinthians Paulista de rejeitar o anteprojeto de reforma do estatuto do clube reacendeu um debate antigo sobre governança, concentração de poder e resistência a mudanças estruturais dentro do Parque São Jorge.

Em ofício encaminhado ao presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Junior, o CORI informou que o texto apresentado “não reúne condições de ser votado e aprovado”, após análise realizada em reunião no dia 5 de março, com participação do Conselho Fiscal.

O documento foi formalizado no dia 6 de março na sede do clube, o Parque São Jorge.

Segundo o ofício, em vez de permitir a votação da reforma completa do estatuto, o CORI recomendou que apenas alguns pontos específicos sejam debatidos, utilizando como base o estatuto atual.

Entre os temas sugeridos para discussão estão:

- direito de voto do associado do futebol
- participação feminina
- sistema de eleição do Conselho Deliberativo
- número de conselheiros eleitos e vitalícios
- tempo mínimo de inscrição para votar
- mudanças no capítulo do Conselho Fiscal

Na prática, a decisão interrompe o avanço de uma reforma estrutural e empurra o debate para alterações pontuais.

Nos bastidores do clube, o episódio reforçou críticas recorrentes de que o estatuto do Corinthians beneficia principalmente o próprio sistema político interno do clube, especialmente a estrutura do Conselho Deliberativo.

Alguns conselheiros passaram a ironizar o modelo atual chamando-o de “EstataTuma”, numa referência direta ao presidente do conselho, Romeu Tuma Junior.

A expressão, que ganhou força nos corredores do clube, é usada para sugerir que o estatuto teria sido moldado ou mantido de forma a preservar privilégios e influência dos conselheiros, dificultando mudanças que ampliem a participação dos associados.

A condução política do Conselho Deliberativo por Romeu Tuma Jr. Também passou a ser alvo de críticas mais duras.

Conselheiros ouvidos nos bastidores afirmam que o conselho, sob sua presidência, tem adotado uma postura excessivamente conservadora e resistente a reformas institucionais.

Entre as principais críticas estão:

Falta de avanço em propostas de modernização do estatuto
manutenção de estruturas políticas consideradas ultrapassadas
resistência a ampliar a participação do associado nas decisões do clube
Para críticos, a condução atual reforça a percepção de que o Conselho Deliberativo funciona mais como um instrumento de preservação de poder do que como um espaço de renovação institucional.

Embora o foco das críticas recaia sobre a condução política do Conselho Deliberativo, a decisão do CORI também foi alvo de questionamentos.

Isso porque o órgão, que deveria atuar como instância técnica de avaliação, acabou bloqueando a tramitação da reforma antes mesmo de um debate mais amplo no Conselho Deliberativo.

Na prática, opositores da decisão afirmam que o movimento contribui para manter o clube preso a um modelo político antigo, no qual mudanças estruturais encontram barreiras constantes.

O episódio reacende um questionamento recorrente dentro do Corinthians: quem realmente decide os rumos institucionais do clube.

Para parte dos associados e conselheiros, a dificuldade em aprovar reformas mais profundas demonstra que o clube ainda enfrenta desafios para modernizar sua governança e ampliar a participação democrática.

A reunião do Conselho Deliberativo prevista para os próximos dias deverá indicar se haverá espaço para retomar uma reforma mais ampla do estatuto — ou se o debate continuará restrito a mudanças pontuais dentro de uma estrutura que muitos já classificam como cada vez mais distante das demandas de modernização do clube.

Responder ao post do Medeiros Gamer

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Cassio santos

    Safiel Já Safiel Já Safiel Já Safiel Já Safiel Já Safiel Já Safiel Já Safiel Já Safiel Já

    Criado há 2 horas por Cassio santos

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Matheus Pereira

    6 milhões de euros!

    Última resposta há 18 segundos por Matheus Pereira

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Fantim

    Allan me lembra Douglas Santos de lateral

    Última resposta há 23 segundos por Filipe Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Gabriel Brasil

    O que esperar do Corinthians pós-Copa?

    Criado há 53 minutos por Gabriel Brasil

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Augusto

    Agora que vi que o passe do Zaka no terceiro gol foi consciente

    Última resposta há 1 minuto por Marco Antônio

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de OLAVINHO

    Labyad é uma boa surpresa

    Última resposta há 1 minuto por Fernand Dy

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando Zemetek

    Top3 Goleiros c/ mais jogos na História do Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Carlos Gehlen

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Emilianenko Fedor

    Que contratação espetacular

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Santos Fernandes

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Crazy Gavião

    Além do placar: Corinthians apresenta um futebol mais organizado e convincente!

    Criado há 2 horas por Crazy Gavião

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcus Vinicius De Morais

    Custou caro!

    Última resposta há 4 minutos por Jefferson Santos

    3respostas

    acessar o tópico