x

Post de Arthur no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ótimo texto! Infelizmente, muita gente aqui no fórum não quer ver o clube bem, e sim o parque pegar fogo.

em Bate-Papo da Torcida > O que você não entendeu sobre a votação do estatuto

Em resposta ao tópico:



Hoje de manhã, assim como muitos aqui, abri o meutimão pra saber sobre a votação do estatuto, realizada ontem a noite.

Assim como muitos, ao ler o título da matérias (Conselho do Corinthians rejeita texto-base da Reforma do Estatuto e reunião é suspensa) (extremamente desinformativo), fiquei com o mesmo sentimento de raiva e desesperança.

Entretanto, ao ler a matéria na íntegra (que estava mais pra uma transcrição resumida) percebi que o título, como disse, pouco informa o que de fato aconteceu.

1. A votação existiu

2. Ela foi positiva

3. A votação vai continuar

Antes de tudo, você precisa entender o que é o texto-base.

No contexto do Corinthians, o texto-base da reforma é a espinha dorsal do novo estatuto, são os novos conjuntos de regras que o clube votaria.

O que foi rejeitado foi o texto-base, que foi desenvolvido por liderança do Romeu Tuma, de acordo com as notícias anteriores.

Entretanto, os conselheiros não descartaram alguns itens desse texto base, esse itens, ou parte deles, ainda serão votados e, de fato, 2 já foram.

O que foi votado?

2 itens, ou destaques como são chamados tecnicamente.

O primeiro e mais importante, o direito a voto do Fiel Torcedor. 3 opções foram colocadas em pauta:
1.Voto do Fiel Torcedor só em 2030
2.Voto do Fiel Torcedor já esse ano
3.Voto do Fiel Torcedor não deve existir
E foi aprovado a segunda opção, ou seja, o voto do Fiel torcedor já pra esse ano foi aprovado. Algo muito positivo para o clube

O segundo item, aderir ou não ao modelo de SAF. Mais uma vez, 3 opções
1. SAF de no máximo 49% do clube
2. SAF sem restrição de %
3. SAF não deve existir
E mais uma vez o segundo item foi o escolhido, ou seja, foi aprovado a SAF sem nenhum tipo de limitação da venda.

Mais itens serão votados na segunda-feira, dia 4. Me parece só que a reunião foi suspensa pelo horário ou pelo tempo decorrido da assembléia ter chego ao limite, não ficou muito claro esse ponto. Mas essa votação será retomada daqui 4 dias, não me parece ser má vontade.

Agora, pq não aprovaram o texto base, mas estão votando mesmo assim?

Pelo que entendi, aprovar o texto base acarretaria aceitar um novo estatuto criado pelo Tuma. Como sabemos, existe um racha político dentro do clube e o Tuma não é muito querido lá dentro, me parece ser uma questão de ego mesmo.

Um novo texto base será criado, mas esses itens que possuem urgência, não só pela pressão da torcida, mas pela situação desesperadora do clube, já estão sendo adiantados e votados e, muito provavelmente, serão incluídos no atual e futuro estatuto. ISSO É MUITO POSITIVO, pois aguardar todo o trâmite de um estatudo novo muito provavelmente faria com que o voto do Fiel Torcedor acontecesse só em 2030. Além disso, adianta o processo de aprovação pra uma Safiel, por exemplo.

Então, cuidado com as chamadas sensacionalistas visando engajamento. Sabemos que ainda é necessário a aprovação dos sócios do clube para esses itens passarem a valer, mas sabemos que passar pelo conselho é um grande passo, talvez o mais difícil, para que as mudanças de fato aconteçam.

https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-paulista/corinthians/corinthians-conselho-deliberativo-aprova-direito-ao-voto-do-fiel-torcedor/ Corinthians: Conselho Deliberativo aprova direito ao voto do Fiel Torcedor | Rádio Itatiaia Conselheiros se reuniram na noite desta quarta-feira (29) no Parque São Jorge itatiaia.com.br

Responder ao post do Arthur

Réplicas desse post

Foto do perfil de Lidio

Lidio 1.614 posts

@lidio-gabriel-chaves em 30/04/2026 às 14:41

A ignorância domina boa parte desse fórum.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Renato Arbusto

    Que papo é esse que Holanda e Alemanha eram favoritas?

    Última resposta há 1 minuto por Lucas ¨

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Haniel Sousa

    Havertz perdeu pênalti

    Última resposta há 19 minutos por Mentalista

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando da Silva Martins Azevedo

    Renovar com Memphis é insanidade!

    Última resposta há 20 minutos por Malles_Tagno

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maria Luiza Carvalho Verificado

    Absolute Corinthians: de cria do Terrão ao gol da classificação do Brasil

    Última resposta há 24 minutos por Danilo Corinthians

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Juriscleison Abdala Cardoso

    Só foi o Lucas Bagretá sair machucado que a seleção cresceu no segundo tempo

    Última resposta há 24 minutos por Malles_Tagno

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Malles_Tagno

    Memphis não terá mais motivação pra jogar pelo Corinthians

    Criado há 50 minutos por Malles_Tagno

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Monte Chellii

    Diniz indo buscar o Depay no aeroporto

    Última resposta há 54 minutos por Alexandre Monte Chellii

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alan Lazari

    Memphis tá triste, mas o Zakaria tá feliz

    Última resposta há 55 minutos por Malles_Tagno

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Henri

    Se a safiel der certo no Corinthians, viramos o maior clube da América do sul

    Última resposta há 55 minutos por Paulo K

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Antonio Nunes

    Memphis pode não estar 100% fisicamente, mas...

    Última resposta há 55 minutos por ANDERSON SAFADO

    9respostas

    acessar o tópico