Post de Douglas no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão
Douglas Nunes
Agradeça por ter jogador nesse nível no Corinthians, pois se ele fosse matador fino, não estaria no Corinthians ele está muito acima fisicamente e taticamente de todos os 9 brasileiro, se tivesse mira do Pedro meu Deus era 9 do hexa, mesma coisa do Flamengo, agradeça por Pedro não ter força, explosão e tática do Yuri se não, também não estava no Brasil.
Em resposta ao tópico: "Yuri Alberto: o atacante mais mal interpretado do Brasil?"
Entre o erro e o volume: uma leitura do camisa 9.
Um contra o Palmeiras e outro contra o Vasco, Yuri Alberto perdendo gols, e se a derrota viesse o coro de “bagre” certamente viria junto.
Mas, como o Diniz chegou e agora o Corinthians não perde (porque não toma gols, quem diria?), vou aproveitar essa janela de oportunidade para trazer o nosso camisa 9 para a discussão, tentando ir uns centavos além do que normalmente aparece em mesas redondas de jornalistas ou bares.
Essa leitura tenta embasar minha opinião e quero muito ler a de vocês.
Eu acredito que o Yuri Alberto não perde relativamente mais gols que outros atacantes. Na verdade, ele está sempre tentando e por isso seus erros aparecem mais.
Primeiro, o fato é que todos os atacantes perdem gols. O Sofascore mede isso através da métrica de grandes chances perdidas (BMC). Ao olhar a última temporada (2025) e comparar com outros atacantes que me vieram à cabeça, Yuri aparece no topo em BMC.
Esse dado alimenta a narrativa de que Yuri “erra muito”, mas ele precisa ser interpretado em contexto: o BMC é uma métrica de volume absoluto de grandes chances desperdiçadas, e não de eficiência por chance recebida. Ou seja, não mede taxa de erro por chance e pode ser um indicativo indireto de maior exposição a situações claras de finalização.
O que melhor traduz o volume ofensivo de um jogador é o TOS (finalizações totais), que soma todos os chutes realizados (no gol, para fora e bloqueados). E aqui, mesmo em um 2025 de altos e baixos, nenhum dos atacantes comparados finalizou mais que o centroavante do Corinthians.
Yuri Alberto: 28 BMC | 135 TOS
Pedro: 18 BMC | 75 TOS
Jonathan Calleri: 6 BMC | 31 TOS
Vitor Roque: 18 BMC | 131 TOS
Vegetti: 14 BMC | 127 TOS
Kaio Jorge: 23 BMC | 125 TOS
O nosso camisa 9 faz exatamente o que eu valorizo em um jogador no Corinthians: não desiste e persiste. Há quem argumente que isso é obrigação e que falta qualidade na finalização, apontando que ele prejudica o time ao desperdiçar chances.
Para entender eficiência, o Sofascore utiliza o xG (expected goals), um modelo que estima a probabilidade de cada finalização virar gol com base em fatores como distância, ângulo, tipo de assistência, parte do corpo, etc.
Para minimizar o efeito da fase, da lista é possível aumentar o recorte do centroavante do São Paulo que dizem que se tocar a bola o gol acontece e também do Pedro do Flamengo, referência atual de matador no nosso imaginário. Os outros ou trocaram ou chegaram de ligas diferentes.
Nas últimas três temporadas, Yuri apresenta Gols/xG de 1,95, indicando que converte acima do esperado pelo modelo estatístico, ou seja, produz bem mais (95%) gols do que o esperado para o tipo de chance que recebe.
Essa eficiência faz com que o Yuri Alberto mantenha números competitivos mesmo com o Pedro recebendo quase o dobro de xG por jogo. Isso enfraquece a narrativa de que ele prejudica o Corinthians.
24/25/26 – xG e eficiência nas últimas três temporadas:
Yuri Alberto: 134 jogos | 55 gols | 28,17 xG | 1,95 Gols/xG | 0,21 xG/jogo
Jonathan Calleri: 91 jogos | 28 gols | 16,88 xG | 1,66 Gols/xG | 0,19 xG/jogo
Pedro: 106 jogos | 60 gols | 44,2 xG | 1,36 Gols/xG | 0,42 xG/jogo
Sendo MUITO simplista, mas para termos uma ideia da eficiência construída pelo Yuri nas últimas temporadas: se o Yuri Alberto tivesse o mesmo xG do Pedro no período e mantivesse sua taxa de conversão, a projeção seria de cerca de 86 gols, contra 60 do Pedro.
E para fechar vou tomar o cuidado de dizer o óbvio:
(1) em nenhum momento minha opinião é de que o Yuri seja melhor que o Pedro
(2) provavelmente essa análise tem muitas oportunidades de melhoria, pode até estar errada e não é um gabarito
O ponto é: defendo aqui que a percepção sobre o Yuri parece contaminada pelo contexto de um time com capacidades limitadas de criação e que tem no camisa 9 o protagonismo das ações. Acredito ele tem muito mais valências do que problemas, e que passa longe longe de ser um bagre e mais perto de ser um dos principais atacantes do Brasil.
Como minha mãe me disse um dia: ninguém erra na ausência.
Bônus: Kaio Jorge tem 61 gols na carreira, Yuri tem 50 gols só na Neo Química Arena. O Yuri tem mais gols no Corinthians (81) em três anos do que o Calleri tem em 5 anos no São Paulo (77). (Fonte: Sofascore)
E você? Qual sua opinião sobre o Yuri Alberto e, mais importante: por quê?




