Post de Augustos no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

último título foi em 2002. Algo aconteceu em 2003, bons entendedores sabem.

Em resposta ao tópico: "O que aconteceu com o nosso futebol? A virada histórica pós-anos 2000""

​O Futebol Brasileiro Morreu na Peneira: Da Raça ao Boleto

​O futebol de rua, aquele que consagrou o Brasil como o país do futebol, foi sequestrado.

​Antes dos anos 2000, o talento brotava do terrão, da favela, do asfalto quente. O olheiro buscava a fome de bola, o drible imprevisível, a genialidade pura de quem jogava para mudar de vida, mudar a vida da família, o sonho era ser profissional, jogar no time do coração, poder dar uma casa para os pais por exemplo. O futebol era a voz da periferia.

​Hoje, a realidade é um negócio frio. A base virou um balcão de negócios dominado por esquemas. O garoto talentoso da favela, que não tem como pagar taxas abusivas ou bancar mensalidades de escolinhas 'credenciadas', é invisível. A peneira justa deu lugar ao QI (Quem Indica). Só joga quem tem empresário forte por trás, quem pode pagar o pedágio do sistema.

​Substituímos o improviso e a paixão por atletas de laboratório, moldados para o mercado europeu antes mesmo de se profissionalizarem. O drible perdeu espaço para a planilha financeira.

​Se o talento precisa de carteira assinada por padrinho e conta bancária cheia para entrar em campo, o nosso futebol perde a sua essência. O Brasil não está parando de produzir craques; o sistema é que está impedindo os verdadeiros craques de jogar.

Enquanto isso o mundo do futebol evolui, e o Brasil morre a cada novo dia.

O País do Futebol hoje tem cara da política.

Fim.

1 réplica

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X