Venha fazer parte da KTO
x

Post de RENATO no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sensacional estas informações!

Experiências que deram certo..vivenciadas!
Clubes modelo..

Sempre há o momento do START...
Que a diretoria junto com o pessoal de marketing e relacionamento do clube estejam com estas diretrizes a vista..

Pois marca como a do Corinthians neste imenso Brasil e América do sul não tem igual.

Pode acreditar nisto.

em Bate-Papo da Torcida > Modelo de receitas ideal para o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Com o estádio por pagar se torna imprescindível a diversificação da fonte de receitas do clube, mas como boa parte do dinheiro de bilheteria e vendas de camarotes sendo captado para o fundo que administra o estádio, todo o dinheiro de Matchday fica indisponível para o clube.

Essa situação criou o ambiente favorável para que a diretoria utilize novos métodos para captar recursos, sendo assim porque não adaptar a nossa realidade os maiores modelos de clubes com as maiores receitas do mundo?

As fontes essenciais para as receitas dos clubes europeus são originadas pelo dia-a-dia do futebol, as chamadas receitas operacionais do futebol, que são divididas em três grandes áreas:

Broadcast – principalmente as receitas com cessão de direitos de transmissão para televisão, agora incluindo novas mídias(Netflix, Youtube...), como internet e telefones móveis.

Matchday – compreende as receitas de bilheteria, inclusive os carnês de temporada e programas do tipo Sócio-Torcedor; aqui também estão incluídas outras receitas geradas nos estádios, em áreas como praças de alimentação e museu.(Dessa fonte de receita o dinheiro do programa de fiel torcedor é do clube e não da arena).

Quanto ao Matchday o que nos cabe é aderir em massa ao fiel torcedor. Segue um vídeo do Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo Movimento por um futebol melhor.

Agora analisem a situação, se apenas 1% (300 mil) da nossa torcida aderisse ao Plano Minha Paixão, o clube teria somente com este referido plano por ano, a quantia de R$ 32,4 milhões, o que hoje é o valor de um patrocínio na camisa .

Commercial – compreende todas as receitas originadas pelo marketing e também o licensing, que vem a ser o que o clube ganha sobre as vendas de produtos com sua marca.

Os clubes da Alemanha dependem muito mais de receitas comerciais (acordos de patrocínio com empresas) do que de receitas de televisão. Em outras palavras, o peso da televisão sobre a renda dos clubes alemães é muito menor que o observado na Espanha, na Itália e no Brasil. Essa tendência tem sua origem na crise vivida pela televisão na Alemanha no começo dos anos 2000, que quase levou consigo para o buraco toda a Bundesliga. Desde então, clubes alemães buscam diversificar suas receitas e se apoiar mais em empresas locais do que na televisão.

-Bayern Munique

Segundo a consultoria Deloitte, o Bayern Munique é o quarto clube mais forte financeiramente do mundo. A receita anual dos bávaros gira em torno de € 368 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Embora tenha congelado o preço nos ingressos, as boas campanha na Champions garantem mais dinheiro com bilheterias, bem como em premiações. A pujança financeira do clube, entretanto, é explicada por seu sucesso em acordos comerciais.

Nenhum outro clube do mundo arrecada tanto com patrocinadores. O Bayern recebeu € 201,5 milhões de seus parceiros, 55% do total de suas receitas. O poderio da economia alemã e a importância do clube no país acabam ajudando na questão. Atualmente, a equipe recebe investimentos de dez empresas, incluindo Adidas e Audi, que também são acionistas e contribuirão com € 35 milhões anuais até 2020. Já a Deutsche Telekom, principal marca estampada na camisa, paga € 30 milhões por ano.

-Manchester United

Um gigante com balanço financeiro de £ 433.2 milhões, com lucro de £ 23.8 milhões e aumento de 19% em receitas em relação a última temporada (£ 363.2 milhões) no âmbito comercial, os £ 190 milhões relativos a sua imagem referem-se, principalmente, a três motivos: as excursões de pré-temporada, a venda de duas milhões de camisas pelo mundo e o aumento dos seus patrocinadores (atuais 38 marcas!). Para o futuro, a valorização será ainda maior, já que a adidas entrará no fornecimento de material esportivo dos Red Devils.

Esses dois clubes não dependem das receitas da bilheteria, não tem a maior parte da renda vinda de cotas de TV e não ganharam o que ganham sem a mudança fundamental de enxergarem seus torcedores como clientes em potencial consumidores das suas marcas.

O Corinthians agora tem que ter essas metas se não quiser ser dependente da Globo e de empréstimos bancários pra ter elenco forte e situação financeira confortável :

  • Aperfeiçoar sempre que possível o programa de sócios
  • Boa gestão financeira
  • Boas e frequentes campanhas na Libertadores
  • Grandes acordos comerciais com grandes empresas

Responder ao post do RENATO

Réplicas desse post

Foto do perfil de Uriel

Uriel 1.316 posts

@coutinho88 em 03/05/2015 às 23:24

Agora é esperar que a nova diretoria procure evoluir a cada dia e a nós fazermos a nossa parte.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Just Banned

    As polêmicas que levaram Vitor Pereira a um 'quase' imperador

    Última resposta há 4 segundos por Naguita

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcão

    Resultado de se gerir bem um clube

    Última resposta há 12 segundos por Leonardo Lamy Rosa

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daronco Mahmador

    O ruim é o péssimo!

    Criado em 19 segundos por Daronco Mahmador

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Corinthiano

    ENQUETE: Felipão ou Rogério Ceni?

    Última resposta há 19 segundos por Lyncon Moura

    2votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    Merece no mínimo Respeito

    Última resposta há 22 segundos por EDGAR ALVES DE SOUZA

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elias Souza Soares

    Isso saiu daqui mesmo? Kkk

    Última resposta há 29 segundos por Garoto enxaqueca

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    82 Pessoas com a delegação pra Argentina? Esse é o choque de gestão Augusto?

    Última resposta há 30 segundos por Felipe Xavier

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius Arantes de Jesus e silva

    Vão contratar um CEO

    Última resposta há 53 segundos por ricardo marques

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cyntia Bandeira Lino

    Minha humilde opinião sobre Carlos Miguel e um atrevido pedido meu em relação a ele!

    Última resposta há 56 segundos por Vinícius Magima

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Myguel Silva

    Segundo jornalista, técnico europeu é favorito para assumir o Corinthians caso Antônio caia

    Última resposta há 1 minuto por raphael cotulio

    203respostas

    acessar o tópico