Post de Uriel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Com o estádio por pagar se torna imprescindível a diversificação da fonte de receitas do clube, mas como boa parte do dinheiro de bilheteria e vendas de camarotes sendo captado para o fundo que administra o estádio, todo o dinheiro de Matchday fica indisponível para o clube.

Essa situação criou o ambiente favorável para que a diretoria utilize novos métodos para captar recursos, sendo assim porque não adaptar a nossa realidade os maiores modelos de clubes com as maiores receitas do mundo?

As fontes essenciais para as receitas dos clubes europeus são originadas pelo dia-a-dia do futebol, as chamadas receitas operacionais do futebol, que são divididas em três grandes áreas:

Broadcast – principalmente as receitas com cessão de direitos de transmissão para televisão, agora incluindo novas mídias(Netflix, Youtube...), como internet e telefones móveis.

Matchday – compreende as receitas de bilheteria, inclusive os carnês de temporada e programas do tipo Sócio-Torcedor; aqui também estão incluídas outras receitas geradas nos estádios, em áreas como praças de alimentação e museu.(Dessa fonte de receita o dinheiro do programa de fiel torcedor é do clube e não da arena).

Quanto ao Matchday o que nos cabe é aderir em massa ao fiel torcedor. Segue um vídeo do Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo Movimento por um futebol melhor.

Agora analisem a situação, se apenas 1% (300 mil) da nossa torcida aderisse ao Plano Minha Paixão, o clube teria somente com este referido plano por ano, a quantia de R$ 32,4 milhões, o que hoje é o valor de um patrocínio na camisa .

Commercial – compreende todas as receitas originadas pelo marketing e também o licensing, que vem a ser o que o clube ganha sobre as vendas de produtos com sua marca.

Os clubes da Alemanha dependem muito mais de receitas comerciais (acordos de patrocínio com empresas) do que de receitas de televisão. Em outras palavras, o peso da televisão sobre a renda dos clubes alemães é muito menor que o observado na Espanha, na Itália e no Brasil. Essa tendência tem sua origem na crise vivida pela televisão na Alemanha no começo dos anos 2000, que quase levou consigo para o buraco toda a Bundesliga. Desde então, clubes alemães buscam diversificar suas receitas e se apoiar mais em empresas locais do que na televisão.

-Bayern Munique

Segundo a consultoria Deloitte, o Bayern Munique é o quarto clube mais forte financeiramente do mundo. A receita anual dos bávaros gira em torno de € 368 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Embora tenha congelado o preço nos ingressos, as boas campanha na Champions garantem mais dinheiro com bilheterias, bem como em premiações. A pujança financeira do clube, entretanto, é explicada por seu sucesso em acordos comerciais.

Nenhum outro clube do mundo arrecada tanto com patrocinadores. O Bayern recebeu € 201,5 milhões de seus parceiros, 55% do total de suas receitas. O poderio da economia alemã e a importância do clube no país acabam ajudando na questão. Atualmente, a equipe recebe investimentos de dez empresas, incluindo Adidas e Audi, que também são acionistas e contribuirão com € 35 milhões anuais até 2020. Já a Deutsche Telekom, principal marca estampada na camisa, paga € 30 milhões por ano.

-Manchester United

Um gigante com balanço financeiro de £ 433.2 milhões, com lucro de £ 23.8 milhões e aumento de 19% em receitas em relação a última temporada (£ 363.2 milhões) no âmbito comercial, os £ 190 milhões relativos a sua imagem referem-se, principalmente, a três motivos: as excursões de pré-temporada, a venda de duas milhões de camisas pelo mundo e o aumento dos seus patrocinadores (atuais 38 marcas!). Para o futuro, a valorização será ainda maior, já que a adidas entrará no fornecimento de material esportivo dos Red Devils.

Esses dois clubes não dependem das receitas da bilheteria, não tem a maior parte da renda vinda de cotas de TV e não ganharam o que ganham sem a mudança fundamental de enxergarem seus torcedores como clientes em potencial consumidores das suas marcas.

O Corinthians agora tem que ter essas metas se não quiser ser dependente da Globo e de empréstimos bancários pra ter elenco forte e situação financeira confortável :

  • Aperfeiçoar sempre que possível o programa de sócios
  • Boa gestão financeira
  • Boas e frequentes campanhas na Libertadores
  • Grandes acordos comerciais com grandes empresas

em Bate-Papo da Torcida > Modelo de receitas ideal para o Corinthians

Responder ao post do Uriel

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Vinicius Martins

    Muito bacana esse post do Kazim no Instagram!

    Última resposta 11 segundos por José Tiago dos santos que tem 83 posts no fórum

    73respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de thiago alexandre elero isquierdo

    Criticam demais

    Última resposta 22 segundos por Marcelo Gonçalves Gonzales que tem 1481 posts no fórum

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ragnar Maloqueiro

    Até que enfim os antis entenderam o regulamento...

    Última resposta 31 segundos por Chall Alves que tem 650 posts no fórum

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luan Cardoso

    [Entrevista Jonathas] Caramba... Me convenceu

    Última resposta 42 segundos por Marcos Dias que tem 180 posts no fórum

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de felipe sccp

    Será muito difícil assistir os jogos da sul americana ano que vem

    Última resposta 1 minuto por Andre Ramos que tem 444 posts no fórum

    45respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Medeiros

    Torcedores do Racing

    Última resposta 1 minuto por marcio nascimento que tem 4963 posts no fórum

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jair Ventura Pra 2019 NAO

    Esquema montado: jean e moises! Salvem o Corinthians!

    Última resposta 1 minuto por marcio nascimento que tem 4963 posts no fórum

    57respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Augusto Silva beckman

    Romero é ídolo? Pra min não é pra você

    Última resposta 1 minuto por Pietro Fava que tem 837 posts no fórum

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de socrates esquerdista

    Achei uma linda e emocionante história sobre o name rights

    Última resposta 2 minutos por Vinicius L que tem 103 posts no fórum

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Caio Corá

    Mundial de Clubes

    Última resposta 2 minutos por Ragnar Maloqueiro que tem 8550 posts no fórum

    73respostas

    acessar o tópico