Venha fazer parte da KTO
x

Post de Fábio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Excelentes ideias e propostas... E com a nossa imensa e apaixonada torcida é possível chegar a um faturamento padrão Europa mesmo estando na América do Sul.

em Bate-Papo da Torcida > Modelo de receitas ideal para o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Com o estádio por pagar se torna imprescindível a diversificação da fonte de receitas do clube, mas como boa parte do dinheiro de bilheteria e vendas de camarotes sendo captado para o fundo que administra o estádio, todo o dinheiro de Matchday fica indisponível para o clube.

Essa situação criou o ambiente favorável para que a diretoria utilize novos métodos para captar recursos, sendo assim porque não adaptar a nossa realidade os maiores modelos de clubes com as maiores receitas do mundo?

As fontes essenciais para as receitas dos clubes europeus são originadas pelo dia-a-dia do futebol, as chamadas receitas operacionais do futebol, que são divididas em três grandes áreas:

Broadcast – principalmente as receitas com cessão de direitos de transmissão para televisão, agora incluindo novas mídias(Netflix, Youtube...), como internet e telefones móveis.

Matchday – compreende as receitas de bilheteria, inclusive os carnês de temporada e programas do tipo Sócio-Torcedor; aqui também estão incluídas outras receitas geradas nos estádios, em áreas como praças de alimentação e museu.(Dessa fonte de receita o dinheiro do programa de fiel torcedor é do clube e não da arena).

Quanto ao Matchday o que nos cabe é aderir em massa ao fiel torcedor. Segue um vídeo do Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo Movimento por um futebol melhor.

Agora analisem a situação, se apenas 1% (300 mil) da nossa torcida aderisse ao Plano Minha Paixão, o clube teria somente com este referido plano por ano, a quantia de R$ 32,4 milhões, o que hoje é o valor de um patrocínio na camisa .

Commercial – compreende todas as receitas originadas pelo marketing e também o licensing, que vem a ser o que o clube ganha sobre as vendas de produtos com sua marca.

Os clubes da Alemanha dependem muito mais de receitas comerciais (acordos de patrocínio com empresas) do que de receitas de televisão. Em outras palavras, o peso da televisão sobre a renda dos clubes alemães é muito menor que o observado na Espanha, na Itália e no Brasil. Essa tendência tem sua origem na crise vivida pela televisão na Alemanha no começo dos anos 2000, que quase levou consigo para o buraco toda a Bundesliga. Desde então, clubes alemães buscam diversificar suas receitas e se apoiar mais em empresas locais do que na televisão.

-Bayern Munique

Segundo a consultoria Deloitte, o Bayern Munique é o quarto clube mais forte financeiramente do mundo. A receita anual dos bávaros gira em torno de € 368 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Embora tenha congelado o preço nos ingressos, as boas campanha na Champions garantem mais dinheiro com bilheterias, bem como em premiações. A pujança financeira do clube, entretanto, é explicada por seu sucesso em acordos comerciais.

Nenhum outro clube do mundo arrecada tanto com patrocinadores. O Bayern recebeu € 201,5 milhões de seus parceiros, 55% do total de suas receitas. O poderio da economia alemã e a importância do clube no país acabam ajudando na questão. Atualmente, a equipe recebe investimentos de dez empresas, incluindo Adidas e Audi, que também são acionistas e contribuirão com € 35 milhões anuais até 2020. Já a Deutsche Telekom, principal marca estampada na camisa, paga € 30 milhões por ano.

-Manchester United

Um gigante com balanço financeiro de £ 433.2 milhões, com lucro de £ 23.8 milhões e aumento de 19% em receitas em relação a última temporada (£ 363.2 milhões) no âmbito comercial, os £ 190 milhões relativos a sua imagem referem-se, principalmente, a três motivos: as excursões de pré-temporada, a venda de duas milhões de camisas pelo mundo e o aumento dos seus patrocinadores (atuais 38 marcas!). Para o futuro, a valorização será ainda maior, já que a adidas entrará no fornecimento de material esportivo dos Red Devils.

Esses dois clubes não dependem das receitas da bilheteria, não tem a maior parte da renda vinda de cotas de TV e não ganharam o que ganham sem a mudança fundamental de enxergarem seus torcedores como clientes em potencial consumidores das suas marcas.

O Corinthians agora tem que ter essas metas se não quiser ser dependente da Globo e de empréstimos bancários pra ter elenco forte e situação financeira confortável :

  • Aperfeiçoar sempre que possível o programa de sócios
  • Boa gestão financeira
  • Boas e frequentes campanhas na Libertadores
  • Grandes acordos comerciais com grandes empresas

Responder ao post do Fábio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Antonio Shibianski

    Vojvoda

    Criado em 1 segundo por Antonio Shibianski

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Paulão

    Minha escalação para o Corinthians jogar todos os jogos

    Última resposta há 3 segundos por Antonio Motta

    92respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvanei Jesus pereira

    Rapaz assistindo esses 2 jogos me preocupo cm o Corinthians

    Última resposta há 4 segundos por Silvanei Jesus pereira

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mir pepe

    Nossa fraqueza em competição sul-americana não é só culpa do Corinthians..é culpa do roubo de 2013

    Última resposta há 16 segundos por Professor Astromar

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Tony SCCP

    (OFF) Fortaleza

    Última resposta há 22 segundos por Effenberg Mota Bandeira

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Romero

    Fortaleza só tem craque, né? Técnico é tudo!

    Criado em 25 segundos por Thiago Romero

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Dos grandes paulistas o Corinthians é disparado o pior!

    Última resposta há 33 segundos por Roblox Estênio Neto

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Márcio Bittencourt

    Antônio vai cair

    Última resposta há 34 segundos por Eduardo

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Gustavo Barbosa Bentivegna

    Técnico do Fortaleza

    Criado em 47 segundos por Carlos Gustavo Barbosa Bentivegna

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Magno

    É simples de entender o desespero do Cássio

    Última resposta há 39 segundos por Fernando Santos

    130respostas

    acessar o tópico