Venha fazer parte da KTO
x

Post de marcelo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Já falei aqui em outro comentário o Corinthians terceiriza demais o custo dessa terceirização e muito alto poderia se reduzir se administrando por conta própria que nem faz os chorolados e não e só no fiel torcedor a manutenção da arena também

em Bate-Papo da Torcida > A terceirização do sócio-torcedor

Em resposta ao tópico:

A associação ao clube na modalidade do futebol é o que há de mais importante na relação clube-torcedor. O sócio-torcedor é, em regra, aquele que contribui para o seu clube sem esperar maiores contraprestações. Contribui por amor. Muitos nem mesmo residem na cidade de São Paulo e pouco utilizam os descontos e prioridades nas aquisições dos ingressos. E os que aqui residem dispensam a parte social do clube, desejam ser sócios exclusivamente do futebol do Timão.

Terceirizar, de que forma for, significa contaminar essa relação. Primeiro, porque não se mistura dinheiro com paixão. Não há como se negar que a OMNI terceirizando o projeto visará sempre o lucro. E quando uma empresa pretende o lucro, e sempre pretenderá, porque esta é a finalidade da sociedade empresarial, fará de tudo para obtê-lo. Sócios e o próprio Timão ficarão em segundo plano. Em segundo lugar, terceirizar significa entregar a pessoas que nem mesmo torcem para o Timão a gestão de um produto que é a essência do Clube. É entregar seu bem mais valioso para ser administrado por terceiros, quando nada há que impeça a sua autogestão.

Programas de sócio-torcedor rendem muito mais quando são operados pelo próprio clube, tanto percentualmente como em números absolutos. Com algumas possíveis exceções esta é a regra geral para os programas dos clubes brasileiros.

Dos clubes que terceirizam o serviço, como Santos (CSU), Palmeiras (Outplan), Flamengo (Golden Goal), Vasco e Corinthians (OMNI), a maioria não revela a parte que destina ao parceiro. Só o Palmeiras foi exceção: fica com 80% e cede 20%.

Daqueles que fazem com recursos próprios, como Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e São Paulo, o custo nunca passa de 7%.

Marconi Barbosa, diretor de Marketing do Cruzeiro, diz que chegou a ser procurado por empresas interessadas em explorar o serviço. Elas pediram de 15% a 20% da receita.

– Nós estudamos e concluímos que ninguém conhece melhor o nosso público do que o próprio clube. E ainda é mais barato – explica.

Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, que tem o programa mais bem sucedido do Brasil, aponta outro grande problema da terceirização.

– Contratar uma empresa significa entregar um dos nossos maiores patrimônios, que é o nosso cadastro de sócios. Isso tem um valor imenso – afirma ele.

Ou o Corinthians gere de forma transparente os custos operacionais dessa parceria com a OMNI e quanto cada um ganha, o sucesso do programa depende da confiança que muitos torcedores ainda não tem.

O torcedor paga a sua mensalidade com orgulho de contribuir para a autossuficiência de seu clube do coração. Este é o propósito: que os valores sejam revertidos em prol do Corinthians. Se pairar qualquer dúvida sobre essa finalidade o projeto malogrará. O torcedor entrega o seu dinheiro ao Corinthians, porque é o Corinthians; não é fácil entregar um dinheiro mensalmente a ninguém em seu nome, principalmente a pessoas sem que haja a certeza do compromisso da relação do clube com a OMNI.

Eu não estou falando por mim e nem por quem já é sócio, mas por aqueles que ainda tem dúvidas, aqueles milhões ai que não entram por insegurança e dúvidas. Há que se respeita-los Corinthians.

Responder ao post do marcelo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Wolverine .

    Vários machucados, péssimo banco de reservas e vocês fritando mais um técnico

    Última resposta há 1 segundo por Alberto Camus

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Garoto enxaqueca

    Paulinho quer renovar e não aceita reduzir um centavo do salário, a solução é...

    Última resposta há 2 segundos por barber Diaz

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Torcedor Corinthiano

    Fala, FIEL. Augusto aqui quem fala

    Última resposta há 16 segundos por Jefferson Ribeiro

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gilmar Fubá

    Augusto, reaja! Contrate um CEO!

    Última resposta há 20 segundos por Rodrigo Foryan

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Lalo Salamanca

    Com as palavras, o Dirigente do Cuibá

    Última resposta há 34 segundos por Felipe

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de sandro rogério

    Precisamos no mínimo de 3 jogadores pra aumentar as chances de algum título

    Última resposta há 41 segundos por Joao

    25respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de MANOEL SOARES

    Empresário do Coronado ganha 300 mil por mês kkkkkkkk

    Última resposta há 52 segundos por Rafael R Martini

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Augusto M.

    António acerta ao priorizar o Brasileiro

    Última resposta há 1 minuto por marcelo soarez

    96respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Henrique Sola

    Nome do atual presidente: Augusto Falastrão mentiroso Iletrado sonhador conversa fiada mello

    Última resposta há 1 minuto por Antonio Carlos

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Assumpção

    Esposa do Cássio no Instagram

    Última resposta há 1 minuto por Leonardo De Paula

    14respostas

    acessar o tópico