x

Post de Rodrigo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

15/12/2007 - 19h41m - Atualizado em 15/12/2007 - 20h09m

'Blatter: '1º campeão mundial é o Corinthians' Fifa decide que Copa Rio não é considerada Mundial, como pedia o Palmeiras

O Corinthians conseguiu uma vitória sobre o rival Palmeiras. Desta vez, fora de campo: a Fifa decidiu neste sábado que o primeiro Mundial de Clubes oficial é o de 2000, vencido pelo Timão. E cita em seu comunicado que não reconhece a Copa Rio, vencida pelo Verdão em 1951, como tal.

- O Comitê Executivo (da FIFA) tomou hoje (sábado) a decisão e é definitiva - afirmou o presidente Joseph Blatter.

O Mundial de Clubes no Japão substituiu em 2005 a Copa Intercontinental, da qual participavam os campeões da Europa e da América do Sul.

em Bate-Papo da Torcida > Esclarecendo entendimento FIFA sobre o Mundial!

Em resposta ao tópico:

Vou esclarecer a situação sem tentar atingir entidades quaisquer que sejam;

Apos a criação da Copa do Mundo de Clubes da FIFA (em seus nomes semanticamente semelhantes, mas variados desde a data de início) a federação postergou para futura analise uma possível definição sobre o parecer em relação aos títulos da Intercontinental.

Ocorre, no momento em que o São Paulo Futebol Clube obtém a marca em 2005, que a entidade máxima ainda não havia decidido sobre este assunto, portanto naquela época havia espécie de 'sub judice' (termo para indefinição, pois aguarda julgamento nas disciplinas do Direito) ambas as interpretações poderiam estar certas, até então. Por isso, o texto do site (referente ao 'tri') datado do mesmo ano da conquista, naquele tempo estaria coerente com a situação ainda em questão.

Porem, apos anos de especulação, e principalmente depois de conseguir estabelecer de forma solida o campeonato, em 2007 a FIFA trouxe para pauta o assunto com fins de dar veredicto final, este abordado durante reunião executiva da instituição neste período.

Verificou-se que existiam circunstancias atenuantes no caso, além da Intercontinental na época, existiam outros campeonatos entre dois ou mais continentes, tais como: Afro-asiático, Interamericano, etc... Acontece que a organização, por ter caráter global, recebia reinvindicações constantes destes setores com futebol mais emergente (África, Ásia) em viés de igualdade de causa, isto levando a situação desconfortável: considerando o campeonato da UEFA/CONMEBOL como mundial ver-se-ia então na obrigação moral e ética de reconhecer os outros das respectivas (con)federações no mesmo patamar de prestigio, o que terminaria com o planeta tendo um retrospecto de três ou quatro campeões mundiais no mesmo ano.

Ademais, verificaram-se incongruências no histórico da competição famosa, em ocasiões recorrentes os europeus por motivos peculiares mandavam os vices, pois o campeão optava por não participar mesmo podendo, fato este que aconteceu também entre os próprios sul-americanos, no entanto em escala bem menor..

Adicionando-se a isso, protestos nos anos que se passaram das várias federações por tentar fazer parte do certame, sem obter sucesso, limitando o número de postulantes.

Finalmente voltando a 2007, tomando por base tais formulações, a FIFA em seu entendimento atestou que mesmo em termos práticos fosse reconhecida supremacia de duas entidades regedoras de futebol, isto no fim em defesa de igualdade de oportunidades não justificaria a exclusão da chance de disputar este prestigio de todos os outros times ao redor do mundo, caso o termo a ser adotado fosse verdadeiramente 'Mundial' dentro de seu significado, portanto, a partir desta data em retroativo ficou jugado que os campeões aquela época do torneio abolido seriam compreendidos como 'entre continentes', incluindo então os títulos de São Paulo, Flamengo, Grêmio, etc..

Formalmente, outorgou por inferência, o direito oficial de clamar-se 'Campeão Mundial' somente aquele que vencesse em disputa torneio regido pela própria, em que todas as equipes do planeta teriam possibilidade de concorrer desde que atingissem a meta de classificação particular de cada órgão regente de futebol setorial.

Determinou-se assim valido este título a partir do vencedor da primeira edição visto e seguinte tais critérios, ocorrida em 2000 no Brasil, a partir desta data foi registrada e reconhecida à equipe do Sport Club Corinthians Paulista como o primeiro campeão mundial de fato e de direito.

Renovando votos de neutralidade e imparcialidade neste que não busca ataque, e agradecendo tempo e leitura.

Responder ao post do Rodrigo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Informação urgente 🚨

    Última resposta há 1 segundo por PEDRO EDUARDO DE ANDRADE

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Araujo

    Luxemb*.rr0 tem moral noque?

    Criado há 12 minutos por Pedro Araujo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    Notícia importante pela manha 🚨

    Criado há 21 segundos por Roblox Neto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Magno

    Pode montar quantas seleções quiser, o Brasil não fabrica mais a peça essencial

    Última resposta há 54 segundos por Eder Linhares

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de João V.

    Portugal decepcionou BEM MAIS que o Brasil

    Última resposta há 4 minutos por Fabiano Silva

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de VS

    Breno Bidon

    Última resposta há 4 minutos por Eder Linhares

    42respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Josailda Melo

    Messi aos 38. CR7 aos 41

    Última resposta há 7 minutos por Kauê Zambelli

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alexandre Monte Chellii

    Suponhamos que o Ancelotti seja demitido?

    Última resposta há 8 minutos por Adeandro Pereira

    58respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de VIÚVA VP

    Gustavo Henrique daria mais trabalho para o Haaland

    Última resposta há 8 minutos por Conde de Montecristo

    58respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvanei Jesus pereira

    Rapaz Ancelotti foi endeusado aqui no Brasil, nem na Itália tratam ele assim

    Última resposta há 9 minutos por Morães surfista

    4respostas

    acessar o tópico