Venha fazer parte da KTO
x

Post de Gustavo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Espero um debate limpo, e com argumentos reais e não 'criados' ou retirados através de nossa mídia suja, que é a pior do mundo, e muito menos por quem tem conhecimento algum sobre e vem criticar por achar bonito.

Hoje o futebol é, ideologicamente, dividido entre dois grandes grupos: os que apoiam o “Futebol Moderno” e os opostos, os com “Ódio Eterno ao Futebol Moderno”. Há quem diga pertencer a uma terceira via, ou seja, que se simpatizam com as festas das torcidas, mas apoiam a limitação da festa. No fim, esses acabam por defender a base ideológica do “Futebol Moderno”.
Ainda me lembro de em 2002 achar incrível os estádios da Copa do Mundo Japão/Coréia. Os tetos retráteis, os telões, as cadeiras… Tudo parecia de outro mundo. Sonhávamos que um dia o nosso time teria um estádio como aqueles. Parecia imponente. Parecia que o time ganhava um status de importância muito mais elevado do que o do outro.
Porém, tudo não passa de um jogo ilusório do que denominamos “Mercado”. Esse deus que deseja tudo e todos demorou para aparecer nos estádios tupiniquins. Mas, após aparecer, não quer mais sair.

De onde vem o “Futebol Moderno”?
O “Futebol Moderno” surgiu na Inglaterra do século XX. Mais precisamente, na administração de Margareth Thatcher. Em 1979, quando assumiu o governo, as arquibancadas do futebol inglês eram habitadas pela classe operária do país.
Acontece que o governo da Dama de Ferro ficou marcado por uma série de ataques à classe trabalhadora. Direitos trabalhistas foram perdidos, sindicatos fechados e outras atrocidades. A cada ano que se passava, mais pesada ficava as mãos do Estado sobre os trabalhadores.
Para Thatcher, a mobilidade social causava o aumento da violência, do consumo de drogas e do terrorismo. Assim, ela passaria a tratar os problemas das torcidas da mesma forma como tratava o IRA.
A classe operária jamais se calou nos anos de seu governo. As manifestações e greves ficavam cada vez maiores, igual o apoio popular. Foi assim que as arquibancadas do futebol inglês, por iniciativa dos torcedores, se transformaram em espaços para amplificar a causa operária. Margareth Thatcher percebeu que as bancadas podiam ser o foco de uma rebelião e decidiu agir com pressa.
“Thatcher pregou a criminalização da torcida do futebol, enxergando-a apenas pelo prisma da ordem social, no mesmo momento em que declarou guerra aos sindicatos. Ela via os sindicatos como o inimigo interno. E os torcedores também se sentiam assim” Tim Vickery, jornalista da BBC
Então, para combater os torcedores operários, Thatcher passou a usar o “combate a violência nos estádios” como motivo para fechar o cerco contra a rebelião popular.
A Dama de Ferro elaborou uma “Identidade do Torcedor”. De acordo com a lei, somente a pessoa que estivesse de porte do documento teria acesso às partidas. O projeto não evoluiu, porque a tragédia de Hillsborough modificou seus planos para algo mais extremo.
A tragedia, que matou 96 pessoas, marcou uma nova ofensiva de Thatcher contra os torcedores. A polícia local definiu de imediato que a tragédia se deu por conta do comportamento dos hooligans — equivalentes a nossa torcida organizada. Margareth Thatcher defendia a investigação do caso mas, ao mesmo tempo, se apoiava na versão policial para justificar suas novas leis.
Surgia ali, no mesmo país que inventou o futebol, o Relatório Taylor. Para a galera do “Ódio Eterno ao Futebol Moderno” esse documento é como se fosse a certidão de óbito do futebol inglês. Ele definia que:
Todos os lugares seriam numerados;
Todos os setores teriam cadeiras — o que acabou com a tradição de assistir o jogo em pé;
O veto de estádios com uso de alambrados e fossos;
“Ficar em pé fazia parte do jogo desde que ele era um jogo. Acabar com isso, sem Hillsborough, era impensável. Para se ter uma ideia, a capacidade do estádio do Tottenham é de 35 mil, mas eu me lembro de 50 mil pessoas ali. O estádio está maior com capacidade menor. Em compensação, o preço do ingresso aumentou.” Tim Vickery
As consequências do Relatório Taylor é óbvia. Os ingressos aumentaram de preço, os hooligans foram sumindo dos estádios e a classe operária foi substituída pela burguesia. O futebol inglês foi o primeiro a ser capturado pelo “Mercado”.
Mesmo após a divulgação do relatório sobre o Desastre de Hillsborough, que comprovou que a culpa não foi dos torcedores e sim de falha do esquema de segurança da polícia, Thatcher não se redimiu. Hoje, ninguém se lembra mais desse relatório. Para o povo, a culpa de mortes no futebol continua sendo dos hooligans.
Margareth Thatcher faleceu em 2013. O futebol inglês continua rico e moderno. Porém, não por desejo dos seus torcedores. O Manchester United não realizou o minuto de silêncio em sua homenagem, o medo era de que os torcedores transformassem aquilo em um minuto de vaias.

O “Futebol Moderno” em solo brasileiro
Assim como na Inglaterra, o movimento do “Futebol Moderno” usou um desastre da arquibancada como alavanca inicial para os seus planos. Na Final da Copa João Havelange, cerca de 150 pessoas ficaram feridas após serem derrubadas — uma pela outra — das arquibancadas. Os relatos dos torcedores na época era que tudo começou com uma briga no meio da torcida.
A partir de então a imprensa brasileira passou a condenar organizadas e a enaltecer a forma como o esporte era dirigido pelos europeus — nessa época o “Futebol Moderno” já era praticado em diversos países de lá. A Copa do Mundo de 2002 também contou com um esforço para demonstrar a beleza e grandiosidade dos estádios que só um futebol moderno poderia proporcionar.
Porém, ao contrário da Inglaterra, o “Futebol Moderno” não se instalou de vez no país. Ainda hoje, 15 anos após a Final da João Havelange, ele ainda encontra resistências e dificuldades para se solidificar. O principal avanço veio após o anúncio de que o Brasil sediaria a Copa de 2014.
A Copa foi um salto — para baixo — para o Brasil. Os principais estádios foram transformados em “Arenas”. As Gerais foram destruídas e em seu lugar, foram colocadas cadeiras. Os lugares foram todos numerados, as faixas de torcidas limitadas a certos setores, as bandeiras, sinalizadores e papéis, proibidos. E, lógico, isso veio acompanhado do aumento dos ingressos.
Após a Copa de 2014, as torcidas enfrentam diariamente uma série de dificuldades para realizar a festa nas arquibancadas. Um sinalizador, por exemplo, pode gerar perda de mando para o clube.

Quem se beneficia com a modernidade?
“Ok. Você já falou desse tal de “Futebol Moderno. Mas onde você quer chegar com esse papo? ”
Já te explico.
É interessante para os cartolas brasileiros fazer com que o futebol dê lucro. Foram vários anos mamando na teta do governo, gerando dívidas milionárias sem a necessidade de pagar. Mas uma hora a conta chega. E chegou.
Por conta do “Futebol Moderno”, os clubes europeus passaram a montar times galácticos com salários nunca antes imaginados. Ganhou os cartolas europeus, mas quem perde? O futebol brasileiro.
Os clubes brasileiros passaram a não conseguir manter as grandes estrelas. Todo ano os clubes são obrigados a passar por um inferno chamado “Janela de Transferência Europeia”. As dívidas, inclusive, fazem com que jovens jogadores deixem o país a preços bizarramente baixos.
A única saída para os cartolas foi se juntar ao futebol moderno. Do governo, veio a colaboração nas reformas dos estádios. Do Poder Judiciário, as ações contra as Torcidas Organizadas. Do Legislativo, um Estatuto do Torcedor que não garante nada.
Acontece que o “Mercado” ainda não venceu um oponente, as torcidas organizadas. Sempre digo que “torcida organizada é resistência”, e é. Se pegarmos os preços dos ingressos de acordo com os setores, veremos que os setores das organizadas ainda são os mais baratos. Se formos em algum jogo, veremos que encontraremos, provavelmente, mais negros e pobres nos setores das organizadas.
Assim, não é difícil de entender o motivo dos ataques às Torcidas Organizadas. Assim como os Hooligans, as Torcidas Organizadas brasileiras representam a camada popular da sociedade. A implantação do futebol moderno no Brasil passa por sua extinção, uma vez que esses não são “torcedores-consumidores”.

Torcida Organizada: O Bode
As grandes torcidas organizadas como Galoucura, Máfia Azul, Gaviões da Fiel, etc. Surgem no futebol com uma grande...

em Bate-Papo da Torcida > TORCEDOR DO TIME DO POVO, peço 10 minutos da sua atenção para este...

Responder ao post do Gustavo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Carlos Barros

    Infelizmente, há algum tempo, o Corinthians é uma baita perda de tempo...

    Última resposta há 26 segundos por Thi Junior

    156respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Octávio Oliveira

    Cássio Arábia

    Última resposta há 42 segundos por Matheus MF

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Omar Sr.

    Os parceiros do Augusto Melo: Guardem esse nome: Alex Cassundé

    Última resposta há 2 minutos por Leandro Ferreira da Silva

    46respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Fernando

    ENQUETE: Você acredita que o Augusto Melo é capaz de melhorar o Corinthians?

    Última resposta há 3 minutos por Pedro Dos Santos

    667votos

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de da Costa .

    A tática para aproveitar melhor nosso elenco

    Última resposta há 5 minutos por Caíque Anesio

    174respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yoruichi da fiel

    Chega, é o fim da picada! O time na zona de rebaixamento e o Cássio dançando e sorrindo!

    Última resposta há 6 minutos por PHILL JAMES WINCLER

    28respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sempre Altaneiro

    SAF é a única solução?

    Última resposta há 6 minutos por Alex Cardoso da Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis soung ju kim

    A maracutaia é grande

    Última resposta há 6 minutos por Corinta Silva

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elias Souza Soares

    Jorge Kajuru, presidente da CPI

    Última resposta há 7 minutos por Fábio de Carvalho

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haaland Corinthiano

    Zagueiro Cacá vs Maldini: O que eles têm em comum?

    Última resposta há 8 minutos por Bauru com ovo

    5respostas

    acessar o tópico