x

Post de Julio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sensacional!

em Bate-Papo da Torcida > A história do corinthiano fanático que controlava o placar!

Em resposta ao tópico:

'OS SEGREDOS DO CORINTHIANO FANÁTICO QUE CONTROLAVA O PLACAR'

A 'culpa' é do imigrante japonês Tomio, que veio tentar a sorte nas terras do norte do Paraná. Trabalhava lá suas 14 horas por dia. Quando sobrava algum tempo para o descanso, corria ao radinho ouvir notícias sobre o futebol.
Depois das campanhas fantásticas da década de 1950, apaixonou-se pelo Corinthians. Ao filho Émerson Heidi Yto, nascido em Marialva, deu dois presentes. O primeiro: condições para que estudasse e se graduasse em Engenharia Eletrônica, na Universidade Mackenzie. O segundo: o amor pelo clube que unia as raças, credos e classes sociais.
Em 1979, Yto adorou quando obteve colocação na Digitalmatic, dos irmãos cearenses Cordeiro Araújo, empresa especializada na instalação e manutenção de placares eletrônicos em estádios.
Além de trabalhar em sua área, imaginou que poderia assistir a bons jogos de futebol, alguns do seu time do coração. Funcionário disciplinado, assíduo e tecnicamente capaz, ganhou a função de operador dos placares nos jogos em São Paulo.
Assim, passaria anos 'marcando gols' a partir das cabines do Pacaembu e do Morumbi. No estádio tricolor, foram 28 anos de serviços, até que o equipamento foi substituído por um novo, em 2008. Foram muitas emoções, uma sucessão enorme de tristezas e alegrias.
Um dia, no entanto, Yto deixou de ser coadjuvante anônimo do espetáculo para converter-se em protagonista.
Contemos a história. Em 1984, ano da luta pelas Diretas-Já, o Flamengo tinha ainda um timaço, com craque do naipe de Fillol, Leandro, Junior, Nunes, Adílio e Bebeto.
Nas quartas de final, foi bater-se contra o então bicampeão paulista, o Corinthians democrático de Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon.
O primeiro jogo ocorreu no Rio, em 29 de Abril, e os cariocas botaram 98.656 pessoas no Maracanã. Com gols de Élder e Bebeto, os rubronegros saíram em êxtase do estádio, celebrando antecipadamente a classificação. A conduta celebrativa foi seguida pelos jornais da Cidade Maravilhosa.
A imprensa esperava uma torcida corinthiana conformada com a desclassificação. No entanto, 115.002 pessoas se reuniram no Morumbi para assistir à revanche.
Jogo de altíssimo nível, desde o primeiro minuto. Bebeto perde um gol claro no início do espetáculo. Disputa dura, sempre na bola. Até que, aos 32 minutos, Zenon lança para Biro-Biro. Este aproveita-se de falha de Figueiredo e manda para as redes.
O técnico corinthiano Jorge Vieira não queria ver comemorações. 'Ainda precisamos tirar a diferença no placar agregado', berrava. Cinco minutos depois, o raçudo Wladimir rouba uma bola no meio de campo. Ela vai a Biro-Biro, Sócrates e Eduardo, antes de retornar ao próprio Wladimir, que decreta o segundo gol mosqueteiro.
O segundo tempo começa quente. Aos 7 minutos, o voluntarioso Edson municia Sócrates, que passa a Zenon. Este, em jogada de gênio, toca por cima da defesa flamenguista e encontra o mesmo Edson, que arremata para o gol. Três a zero.
Aos 14 minutos, outra jogada para tapar a boca dos críticos. Quem disse que Sócrates não corria? Ele avança como um bólido pela direita da defesa para receber o lançamento de Edson. Domina a bola com maestria e serve na medida para Ataliba mandar o petardo e estufar a rede do adversário.
Sete minutos depois, no entanto, o aguerrido Flamengo marcou seu gol, em uma bola dividida de Paulinho que encobriu o goleiro Carlos. Jorge Vieira parecia prestes a sofrer um ataque cardíaco.
Nunes, incansável, tentava marcar o seu. Em uma bola no ataque corinthiano, o goleiro Fillol - jogando contundido, com uma proteção no joelho esquerdo - antecipa-se a Casagrande, atravessa a linha divisória do gramado e serve a João Paulo, que cruza sobre a área. Juninho, pelo Corinthians, salta de cabeça e mata a jogada.
O jogo é tenso até o último minuto. Poucos corinthianos se atrevem a cantar o 'está chegando a hora'. Quando a vitória é irreversível, no entanto, o homem do placar, o paranaense Yto resolve responder à arrogância dos cronistas e torcedores cariocas, que durante a semana deram a vaga como garantida.
No placar, com fino humor, exibe os horários dos voos da ponte-aérea para o Rio de Janeiro. A princípio, poucos compreendem o chiste. Pouco depois, Yto programa em seu primitivo computador Digital PDP111 a mensagem final, que brilha em luzinhas amareladas: 'Boa Viagem'.
A diretoria do Flamengo ficou bronqueada e o árbitro da partida, Arnaldo César Coelho escandalizou-se. Citou os fatos em seu relatório da partida e exigiu que atitudes como aquela fossem coibidas no futuro. 'Os responsáveis receberam advertência e o fato não mais se repetiu', bazofiou-se, tempos depois, o árbitro.
Evidentemente, a bronca correu os corredores da cartolagem e foi desaguar pesada sobre o tímido corinthiano do placar. Yto, no entanto, não se deu por vencido. Naquele período de insurgências, crepúsculo da Ditadura, usou o placar para divulgar uma nova mensagem. No jogo contra o Fluminense, na semana seguinte, a massa de 90 mil pessoas viu uma tesourinha brilhar no placar do Morumbi. Era o delicado protesto contra a censura.
Hoje, aos 58 anos, casado, pai de uma filha de 20 anos, Yto ainda lida com os antigos placares eletrônicos, alguns deles desmembrados e enviados para estádios menores, como o Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, e o Edson Passos (Giulite Coutinho), no Rio de Janeiro. Nunca pisou na nova arena corinthiana, em Itaquera.
'Os placares da velha geração são testemunhas de um tempo que se foi no Brasil, de futebol bonito, técnico e de muita torcida nos estádios', relembra Yto, nostálgico. 'Esses registros não se apagam e lá estão as conquistas do nosso querido Corinthians'.

Foto de ACTC-MT - ASSOCIAÇÃO CORINTHIANOS DE TCHAPA E CRUZ. Fonte: Grupo Barbearia Battaglia - Corinthianismo Vivo (Publicado por Walter Falceta).

Responder ao post do Julio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Acabaram com o Corinthians!!!

    Quebrou totalmente!

    Última resposta há 19 segundos por Lucas Horns

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Guerrero

    A realidade é imbatível

    Última resposta há 50 segundos por Carlos Arruda

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cristiano Silva

    Abaixo assinado SAFIEL já ainda não tem 60.000 assinaturas

    Última resposta há 2 minutos por Lucas Cren

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alex

    3 bilhões e 300

    Última resposta há 2 minutos por Lucas Horns

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Paulo Aquino

    Contra o marketing do Corinthians

    Última resposta há 3 minutos por Fernando de Assis Reif

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Augusto

    Linda essa camisa da Colômbia

    Criado há 4 minutos por Thiago Augusto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Kaua

    Batemos 3 bi e 300

    Última resposta há 4 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vitor Ramos

    "Messi é o melhor jogador de todos os tempos", diz Ronaldo Fenômeno

    Última resposta há 5 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aislan Jair Pinapho

    Deixar a dívida tão alta que torne até a SAF inviável

    Última resposta há 5 minutos por Bruno Oliveira

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Final do ano = dívida de 4 bilhões. Torcedor acordou cedo. Nem saf resolve

    Criado há 6 minutos por Falcão

    0respostas

    acessar o tópico