x

Post de Jacks no fórum "Notícias" do Meu Timão

//espn.uol.com.br/noticia/578788_ele-foi-parar-no-game-fifa-14-e-agora-pode-tirar-r-120-mil-do-corinthians

O meia Vitor Júnior ficou quatro anos no Corinthians, jogou apenas oito vezes e deu um prejuízo de mais de R$ 8 milhões ao clube, entre salários e luvas para empresários. Mesmo assim, ainda pode tirar mais dinheiro dos cofres alvinegros por um motivo inusitado: os jogos de videogame Fifa Soccer e Fifa Manager.

O ESPN.com.br apurou que Vitor Júnior entrou com uma ação contra a EA Sports, produtora dos games, por ter aparecido nas versões 2008,2012,2013 e 2014 dos dois consoles cobrando R$ 120 mil em direito de imagem. Mas o Corinthians acabou 'entrando de gaiato' no meio do processo.

Tudo por conta de decisão do juiz Rodrigo Nogueira, datada do fim do ano passado.

O magistrado deferiu o pedido da EA Sports para incluir o Corinthians no processo como parte denunciada, pedindo assim a citação do clube por um oficial de Justiça, o que ainda não ocorreu até a publicação da reportagem.

O juiz se baseou em decisão anterior da desembargadora Christine Santini, que tornou jurisprudência um caso anterior envolvendo direitos de imagem de atletas e clubes de futebol.

O curioso é que, nos jogos do Fifa, Vitor Júnior não apareceu apenas no Corinthians, mas também no Atlético-GO, no Santos, no Botafogo e no Coritiba, clubes por onde passou antes do clube alvinegro ou posteriormente por empréstimo. Mas o time do Parque São Jorge acabou sendo o único denunciado incluído na ação até o momento.

Reprodução

Tela do jogo de vídeo-game Fifa de 2014 com Vitor Júnior no Corinthians

Tela do jogo de vídeo-game Fifa de 2014 com Vitor Júnior no Corinthians

A EA Sports diz na ação, entre outros argumentos, que possui contrato de licença de marca junto ao Sport Club Corinthians Paulista, datado de julho de 2013, em documento sigiloso anexado ao processo. O documento, segundo a empresa, possibilita a utilização da imagem e demais características dos jogadores que possuem vínculo com a agremiação.

Atualmente no Sian Navy, da Tailândia, Vitor Júnior teve quatro anos de contrato com o Corinthians, com remuneração média na faixa dos R$ 150 mil mensais. Atuou em apenas oito partidas com a camisa alvinegra e passou a maior parte do tempo emprestado a Botafogo, Internacional, Coritiba, Figueirense e ao próprio time tailandês onde se encontra hoje.

A briga entre jogadores brasileiros e o Fifa é antiga, e foi antecipada pela ESPN em 2014. Além de Vitor Júnior, centenas de atletas estão na Justiça pleiteando direitos de imagem, como Henrique, Tcheco, Lincoln, Potita, Marcelo Lomba, William Barbio, Felipe Azevedo, Galatto, Jonathan, Deivid, Paulo Baier, entre outros.

A batalha começou quando o advogado Leonardo Laporta, especialista em direito esportivo, achou uma brecha nos contratos entre clubes e empresas de videogame, em erro que acontecia na negociação das produtoras com os times.

No caso de jogadores europeus, quem dá a autorização para utilização dos atletas de todos os clubes é a FIFPro, a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol. Só que no Brasil não existe qualquer coisa do tipo que possa auxiliar nas tratativas.

em Notícias > Vitor Júnior

Responder ao post do Jacks

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Jordan Marques

    Olise é monstro

    Última resposta há 9 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mosqueteiro

    França é o Brasil de 98-02-06

    Última resposta há 39 segundos por Celso Ricardo Cortenove

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Halaand X Mbappé

    Criado há 54 segundos por Manoel Corinthians

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jean Pierre PS

    Não é Argentina, é Messi 2 X 0

    Última resposta há 2 minutos por Pedro Gomes Martinez

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mentalista

    Qual titular você venderia?

    Última resposta há 3 minutos por Jack Luiz

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Érik Januário da Silva

    Vou explicar para quem ainda não entendeu a lógica do PSJ

    Última resposta há 3 minutos por Senhor Madruga

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 4 minutos por Manoel camilo

    93votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliver

    Argentinos em ecstasi pq o messi já tem 5 gols na copa

    Última resposta há 4 minutos por Valdomiro Mantovani

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vinicius

    Mbappe tem 16 jogos na copa do mundo e 16 gols

    Última resposta há 4 minutos por Eduardo Sarri

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Esse time do Iraque é disparado o pior da copa

    Última resposta há 5 minutos por Manoel Corinthians

    7respostas

    acessar o tópico