x

Post de anderson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Fantástico! Nunca vi ninguém falar com tanta propriedade como nesse artigo! Vindo de um palmeirense se torna mais fantástico ainda

em Bate-Papo da Torcida > Mauro betting, vale a pena ler!

Em resposta ao tópico:

Corinthians, 103por Mauro Beting em 01.set.2013 às 19:04h

É hoje. Será sempre.

Este texto escrevi há três anos. Vale ainda. Porque o Corinthians só ficou maior e melhor para os rivais. Para o corintiano, ele é o mesmo. Sempre foi. Ali é Corinthians.

Será sempre assim. Até depois do fim do mundo que é deles. De novo.

O Corinthians não precisa de data para celebrar. Só precisa de Corinthians.
Pode parecer mesquinho para os outros, onanista, até. Mas isso é Corinthians para quem de fato importa – o corintiano. Basta existir.
O fiel não precisa de jogo, de estádio, de adversário, de futebol, de campeonato, de gol, de vitória, de título.

O corintiano só precisa do Corinthians para ser feliz.

Só precisa de outro corintiano para fazer festa. Ele se encontra pela rua e confraterniza como se visse um Luisinho, um Marcelinho, um Neco, um Neto, um Rivellino, um Sócrates, um Wladimir, um Cláudio, um Biro-Biro, um Zé Maria, um Basílio, um Gilmar, um Brandão, vários Ronaldos. Um ídolo. Um corintiano. Que não precisa ser craque, pode até ser bagre. Desde que saiba que a camisa não é um símbolo. É tudo. É Corinthians.

Não é um bando de loucos. É um corintiano. Definição precisa e perfeita. Completa e complexa. Mas simples como um torcedor que ama o time como ama a família. Se não torce de fato mais pelos 11 que jogam por todos que pelos entes queridos. Afinal, é tudo do ente. É tudo doente. É tudo Timão.

O Corinthians não é a vida de um corintiano.
Antes de ser gente ele é Corinthians.
Por isso tanta gente é Corinthians. Num Brasil imenso e injusto socialmente, o campeão dos campeões paulistas é dos maiores fatores de inclusão, justiça e igualdade no país.

Não por acaso é nação dentro deste continente que foi dele em 2012, deste mundo que é dele desde então. Tem regras complicadas, tem razões malucas, tem paixões regradas. Tem de tudo e tem para todos no Parque São Jorge. Na casa por usucampeão Pacaembu. No Morumbi tantas vezes palco das festas. No Maracanã invadido em 1976, campeão mundial em 2000. No Japão reconquistado em 2012. Em Itaquera construída. Nas tantas praças brasileiras que viraram casas corintianas em títulos e troféus. Até mesmo nas dores que não murcharam amores. Até mesmo nas vergonhas nos gramados e nos sem-vergonhas das tribunas e tribunais, o Corinthians sempre soube ganhar como raros, e até soube perder como poucos. Mesmo perdendo a cabeça e perdendo o juízo. Mas jamais perdendo o coração.
Doutor, eu não me engano, mesmo que meu coração seja o oposto do corintiano, não há nada que bata tanto e por tantos como esse que se diz maloqueiro e sofredor, graças a Deus!

Esse prazer de eventualmente sofrer é exclusividade alvinegra. Esse amor não se explica. É um presente. É um dom. É uma doação, mesmo quando mais parece uma danação. É sina que não se explica, que fascina até quem não é, até quem não gosta. Não sei explicar o Corinthians. Nem os corintianos conseguem.
Mas nada disso é preciso. O que importa é que sempre haverá no estádio e em cada canto um fiel. Um estado de espírito alvinegro. Um torcedor que acredita sem ter por que; que torce sem ter por quem; que joga sem ter com quem.

Listar os títulos corintianos não é fácil. Mais difícil é compreender um torcedor que até se orgulha dos fracassos. Até na segunda dos infernos. Em 2008, vi gente acreditando como sempre desde 1910. Vi fiel não abandonando. Não parando. Acreditando. Corintianando.
Fiel pode até ser rebaixado – mas não se rebaixa. Raros sabem perder e ganhar como nenhum outro jamais venceu.
Ainda mais raros (embora muitos) nasceram sabendo que quem ama não perde. Podem até ter times melhores. Mas mais amados?
Nestes 103 anos, não conheço igual.
Até porque este domingo não é um dia especial.
Desde 1º. De setembro de 1910, todos os dias são especiais.
Todos são dias de Corinthians.

Responder ao post do anderson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Falcão

    ENQUETE: Você quer que o Memphis continue no Corinthians?

    Última resposta há 33 segundos por Augusto Neto

    364votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Silvano

    Sabotagem

    Última resposta há 34 segundos por Daniel Júnio

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcello K.

    Acertei na mosca

    Última resposta há 44 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcos Silva

    Corinthians vence o Japão

    Última resposta há 2 minutos por JOÃO BATISTA BRAGION

    69respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Juliano Mendes Pereira

    França é a verdadeira representante do futebol arte nessa Copa

    Última resposta há 2 minutos por Homem-Aranha

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Mauro Falsetti

    Sobre Memphis e Neymar

    Última resposta há 3 minutos por Pulga Julio Maciel

    105respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Pereira da Silva

    Estão esquecendo do México: Cuidado

    Última resposta há 3 minutos por L Moises

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Victor P.

    Japão era jogo mais duro que Noruega

    Última resposta há 4 minutos por MEMPHIS DEPÃO

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Henrique Vieira Grandisoli

    Sou favorável ao Quinones ser coroado como novo ídolo do fórum!

    Última resposta há 4 minutos por Prof. Fabiosape fabiosape

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mosqueteiro

    Pra marcar esse OLISE e DEMBELE, só Ralf mesmo

    Última resposta há 4 minutos por leandro t bezerra

    23respostas

    acessar o tópico