Venha fazer parte da KTO
x

Post de Rodrigo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Não acredite em conversa de botequim ou de blog de doido. O Corinthians não foi conversar com ninguém. Cristóvão Borges foi uma decisão do Andrés Sanchez e o que ele decido tá decidido. É uma humilhação ter um treinador fracassado como esse. É tudo jogada política do petista que se diz ex presidente mas manda mais do que o Roberto de Andrade.

em Bate-Papo da Torcida > Cristóvão Borges - Parem um pouco pra pensar!

Em resposta ao tópico:

Como disse outro amigo, minha reação no instante em que vi a notícia 'Cristóvão no Corinthians' foi parecida com a de vocês, mas após de um momento de fúria, parei de agir emocionalmente e comecei a agir com a razão.

Vamos pensar um pouco: segundo o que sai na imprensa, tentamos todas as melhores opções possíveis do futebol brasileiro (na minha opinião): Baptista, Diniz, Sylvinho e até Roger - nenhuma com êxito. O que sobrou no mercado? Apenas técnicos medalhões ou sem experiência alguma em times profissionais ou grandes. Vide isso, quero citar alguns tópicos que me fizeram pensar sobre quem deveria ser o novo técnico; acompanhem:

  • Primeiro: devem se lembrar da curta passagem, que não deixou saudades, de Adilson Batista em 2010; Adilson chegava pra substituir Mano Menezes, que saía também para a seleção e que também era muito querido pela torcida (obviamente, não com as mesmas proporções de Tite, mas também querido). Mano, falando a linguagem popular, era 'retranqueiro', mas sabia montar ótimos times com um bom plantel na mão - mesmo caso de Tite; para o seu lugar, vinha um técnico de um bom trabalho no Cruzeiro, mas de estilo TOTALMENTE diferente, com características ofensivas e muitas vezes chamado de 'professor pardal', já que inventava muito nas escalações e posições de jogadores e não dava um bom padrão tático ao time. Ok. Analisando isso e o desempenho do Corinthians em suas mãos naquele pouco mais de um mês em que esteve por aqui, a qual conclusão chegamos? Bom, tirem as suas, mas as minhas são de que não se deve substituir um técnico vencedor por um substituto com a forma de trabalho totalmente oposta a seu antecessor. Esse é o primeiro ponto;
  • Segundo: quem nos sobrou no mercado? Como já abordado no início do texto, as únicas opções livres que aparecem hoje são de medalhões, em sua maioria já ultrapassados e que não fazem a mínima questão de se atualizarem ao futebol atual - como era de costume à Tite -, ou técnicos sem experiência em times profissionais ou grandes. Alguns pedem Jorginho e Ricardo Gomes; seria uma tentativa válida, apesar de acreditar que nenhum dos dois aceitaria a proposta vide que, há pouco tempo, recusaram cada um uma do Cruzeiro. Outros vão mais além: pedem técnicos estrangeiros. Falarei deles no próximo ponto;
  • Terceiro: Certo, a ideia de um técnico estrangeiro é super válida, já que seus salários em geral são muito menores que os de brasileiros e neles, sempre temos a esperança de encontrar profissionais estudiosos e inovadores, mas pensemos um pouco: logicamente, a adaptação desses técnicos seria muito mais complicada ou, no mínimo, mais arriscada de se fazer no meio de uma temporada em que, na minha opinião, ainda brigamos por título. Creio que a hipótese de alguém de fora tenha sido descartada pela diretoria por conta desse motivo.
  • Quarto e último ponto, agora pra falar diretamente sobre Cristóvão: Borges se enquadra no primeiro ponto citado por mim, e não apenas no estilo de jogo, mas também fora dos gramados; todos falam dele como uma pessoa super humilde, e que sabe lidar com o grupo. Emerson Sheik, aliás, já deu uma declaração inclusive o comparando à Tite, na qual ele diz algo assim:

    '[...]Ele me surpreendeu muito. Eu trabalhei com um cara que todos vocês conhecem e que é muito vitorioso, o Tite. Vi o Cristóvão muito parecido com o Tite e nunca imaginei que fosse encontrar um treinador no futebol brasileiro com o perfil do Tite. É um cara estudioso, que está querendo sempre aprender e tem essa gana de vencer. Me surpreendeu!'

    Cristóvão, querendo ou não, se enquadra também no segundo item, já que as opções são muito escassas, e o terceiro se justifica por si próprio com a questão da adaptação. Pra fechar, quero citar a opinião do maior jornalista esportivo do Brasil, PVC, que disse sobre Borges:

    'Cristóvão é uma boa escolha, desde que tenha respaldo. Tem estudado novas técnicas de treinamento e isso apareceu em seus trabalhos no Fluminense e Flamengo, times que primavam pela troca de passes.'

    Ressalto o 'desde que tenha respaldo', dito por PVC, e peço que tenhamos o mínimo de paciência com o técnico. Deem um pouco de paz a ele e deixem pra fazer as assíduas críticas, que vem sendo metralhadas nas redes sociais desde que seu nome foi especulado, após um considerável tempo de trabalho. Não estou pedindo pra vocês se omitirem, críticas são importantes, mas vamos pensar um pouco mais com a cabeça e menos com o coração. Se até o maior técnico da história do Corinthians, Tite, inquestionável por sua passagem geral, também tinha atitudes muito questionáveis, por que não podemos creditar um pouco de confiança em Cristóvão que sempre se mostrou um profissional extremamente dedicado, comprometido e estudioso?


Responder ao post do Rodrigo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Bigode Silva

    Para mim, já é o momento de entrar em pânico

    Última resposta há 1 minuto por Hem Mc

    92respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Wolverine

    Reclamam do Cássio e Paulinho, mas idolatram o Romero qual a lógica?

    Última resposta há 2 minutos por Guto Kaberdock

    101respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Omar Sr.

    Os parceiros do Augusto Melo: Guardem esse nome: Alex Cassundé

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Luis

    47respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Roberto

    Impossível desse Jeito

    Criado em 4 minutos por Paulo Roberto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Hugo Crosara

    No futebol existe santo? E demônios?

    Última resposta há 5 minutos por PHILL JAMES WINCLER

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Guerrilheiro da Fiel (Renato)

    ENQUETE: Enquete você é a Favor ou contra a Renovação de Cássio e do Paulinho

    Última resposta há 5 minutos por marcel speed

    387votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nelson Costa

    A ordem da CBF é não deixar nossas meninas ganharem

    Última resposta há 5 minutos por Nelson Costa

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Machado

    As coisas só vão andar quando saírem os "ídolos "

    Última resposta há 5 minutos por Thi Junior

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe Xavier

    Esse aqui é o Twitter do Augusto MELO

    Última resposta há 7 minutos por Elcio Batista de oliveira

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vea

    Igor Coronado

    Última resposta há 10 minutos por Alberto Camus

    39respostas

    acessar o tópico