Venha fazer parte da KTO
x

Post de Vagner no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Em jogos contra times retrancados tem de entrar jogadores como Pedrinho, Clayson ou MG

em Análise dos jogos > Desmistificando #2 “Quantidade de cruzamentos – vala comum...

Em resposta ao tópico:

Data Fifa é chata demais, porém até que enfim a CBF a respeitou, o que o mundo inteiro já fazia. Apenas do Corinthians há 4 jogadores titulares servindo suas seleções: Cássio, Fagner, Balbuena e Romero.

O segundo texto deste blog vem após a também segunda, e inesperada, derrota no Campeonato Brasileiro e no momento que vemos a equipe do Grêmio diminuir a diferença para 7 pontos devido a goleada por 5×0 aplicada ontem no time do Sport. Como esperado, nestas horas, as dúvidas e críticas aumentam, assim como análises e suposições. Somadas a isso, estas duas semanas de inatividade do time, faz com que a última impressão (da derrota) fique mais tempo na memória. O alento veio na data de 01/09 com a comemoração do aniversário de 107 anos de existência do clube. Já durante o último jogo começaram a surgir algumas críticas à maneira do time jogar, principalmente em relação à quantidade de cruzamentos. Obviamente, após o revés, estes comentários dominaram os posts, ficando atrás apenas as críticas aos reservas Moisés e Kazim.

Vejam alguns comentários no twitter:

Muitos torcedores, com razão, ficaram decepcionados com o resultado do jogo, afinal o que se esperava do embate entre o líder, em casa, e diante de mais de 40 mil torcedores, frente ao lanterna? A expectativa era altíssima, mesmo com desfalques de Jô, Romero, Balbuena e Arana. Após o apito final, pudemos notar uma enxurrada de críticas ao time e jogadores, o que em um primeiro momento me pareceram exageradas. Digo exageradas baseado apenas na minha impressão que o desempenho do time na derrota para Atlético-GO pudesse ter sido melhor que na vitória contra Chapecoense.

Vejam abaixo também um tweet do Mauro Cezar (ESPN) sobre o tópico

Sobre os tweet acima, vale fazer a ressalva que:

- Este foi apenas um tweet, ou seja, não foi um artigo escrito no blog, nem uma explanação ao vivo no canal. Dito isso, há que levar em consideração a falta de espaço para explicação do mesmo pelo jornalista, a quem respeito muito o trabalho.
- Parto do pressuposto de ter entendido que o time diferenciado, em termos de desempenho e performance no campeonato, em momentos que é colocado fora do seu estado de conforto, faz um elevado número de cruzamentos, assim como os demais clubes comumente fazem.
Vamos lá, obviamente não posso brigar com o números, que são os alicerces deste blog. Sendo assim, grande parte dos comentários acima faz sentido quando os mesmos sugerem que o Corinthians cruzou um número muito maior de bolas na área do que está acostumado a fazer. Vamos aos dados relacionados a este quesito.

Segundo o Footstats, o Corinthians possui uma média de 22,7cruzamentos por partida, sendo 12º time no ranking e, no último jogo, conforme demonstrado pelo Mauro Cezar, cruzou 53 bolas na área adversária.

Sendo assim, é mais do que óbvio que realmente o número foi muito mais elevado do que o padrão apresentado até então. Bom, então qual é a razão desta discussão se os números são verídicos? Acontece que alguns do tweets sugerem que a tática (ou falta dela) foi de desespero ou “chuveirinho”, comum quando o time não apresenta alternativas. E é esta parte que gostaria de rebater.

Desmistificando…

Eu gosto de descrições bem definidas para poder fazer comparações fidedignas. Como se define a categoria cruzamento? Sendo ainda mais especifico, todo cruzamento é igual?Uma coisa é certa, quando se fala em nº de cruzamentos, normalmente está se falando apenas do número absoluto, sem maiores explicações. Mas, isso é suficiente para uma análise mais aprofundada? Seguem algumas questões importantes:

Um cruzamento certo deve ser analisado igual a um errado?
Um cruzamento realizado quase na linha de fundo é igual a um realizado na intermediária do ataque?
Se você concorda que nem todos os cruzamentos são iguais, há de concordar que apenas citar o número total não faz muito sentido como sendo indicador de tática ou mesmo de “desespero”, certo?

As equipes alçam a bola na área 23,4 vezes em média por jogo e vou assumir que se uma equipe cruzar quase o dobro (40 cruzamentos) já podemos considerar um número elevado, ok? Pois bem, você sabe em quantos jogos tivemos uma equipe que cruzou 40 ou mais vezes? Foram 32 dentre os 220 jogos até o momento. Podemos então dizer que nestas 32 ocasiões o time que alçou mais de 40 bolas na área caiu na vala comum, se apresentou desesperado? A tática era o tal “lança a bola na área e vamos ver o que acontece”? Não estou seguro disso. Desta forma, sugiro detalharmos outros 2 indicadores:

Cruzamentos corretos
Cruzamentos da linha de fundo.
Dos 53 cruzamentos efetuados, o Timão neste último jogo teve:

-28% de cruzamentos corretos
-64% da linha de fundo
Bom, estes números já me fazem pensar que não foi de qualquer forma que Corinthians chegava ao ataque.

Vamos ver!

Distribuição dos 32 jogos com mais de 40 cruzamentos, em termos de % de cruzamentos corretos. Destaque para o Corinthians contra o Atlético-GO

Mesma distribuição, porém em termos de % de cruzamentos realizados da linha de fundo. Destaque para o Corinthians contra o Atlético-GO

Analisando os números relacionados ao Corinthians contra o Atlético-GO vemos que em relação ao % de cruzamentos corretos ele foi bem superior à média e em relação ao % de cruzamentos realizados na linha de fundo, ficou também acima da média.

E se cruzarmos estes 2 indicadores? Que informação teremos?

Dos 32 jogos com 40 ou mais cruzamentos por um time, apenas em 5 os times tiveram os índices superiores a 60% de cruzamentos da linha de fundo e, ao mesmo tempo, superiores a 25% de cruzamentos corretos, sendo que 2 deles foram do Corinthians (destacados em preto).

A reflexão é que um time, mesmo que tenha um elevado número de cruzamentos, não necessariamente está “apelando” para bola aérea a qualquer custo, sem organização tática e ofensiva. Times que estão muito fechados, tendem oferecer os lados do campo, a questão que fica é o que fazer quando se chega lá. Se o time detentor da posse cruza a bola (com chance relativamente alta de fazê-lo corretamente) isso se deve também a treinamento e posicionamento corretos.

Vejam alguns exemplos abaixo:

Para finalizar, deixo minha opnião que o Corinthians no jogo contra o Atletico-GO, sim alçou um elevado número de bolas na área, mas não de qualquer jeito ou por desesperado como as criticas sugerem. Criou chances efetivas com essa tática, mas não apresentou a eficiência, tão marcante no campeonato até o momento. O Timão teve 35 finalizações e apenas 8 no alvo e algumas destas que foram no alvo foram provenientes de cruzamentos corretos, realizados com precisão.

Esperam que tenham gostado da segunda 'Desmistificada'.

Até a próxima!

Sugestões via Twitter @estatimao

Responder ao post do Vagner

Réplicas desse post

Foto do perfil de Paulo

Paulo 13.845 posts

@paulo.52 em 03/09/2017 às 22:16

Clayson começou o jogo e MG entrou no 2º tempo...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de VIÚVA VP

    O jeito vai ser esperar o VP

    Última resposta há 3 segundos por Jhonatan Ribeiro

    64respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Ferreira

    Modelo SAF para ontem! O CORINTHIANS MORREU e esqueceram de enterrar

    Última resposta há 5 segundos por fabio dos santos

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Julio Cesar rosa Galdino

    Pedro rual já fico claro

    Última resposta há 15 segundos por Tyler Durden

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ghost Corinthiano

    Especialista explica os problemas táticos do Corinthians!

    Última resposta há 28 segundos por Primo Primo

    248respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Sandro panontin

    Augusto Melo se escondeu, se acovardou. Essa é a verdade

    Última resposta há 45 segundos por Pedro Henrique

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Evandro Manuel

    Já pode criticar o Antônio Oliveira?

    Última resposta há 54 segundos por Jalin Rabei Forte Rabei

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Yuri m.

    Cássio é o 2 pior goleiro da série A

    Última resposta há 1 minuto por Yuri m.

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Dick Duck

    Você que queria o Borré no Corinthians...

    Última resposta há 1 minuto por richard borges

    58respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthian Casuals

    Andrés Sanchez articula a volta da Renovação e Transferência

    Última resposta há 1 minuto por fernando barros

    60respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Danilo Angelo SCCP

    Entrevista do Matheus Pereira para o The Players' Tribune

    Última resposta há 1 minuto por Lucas Balista

    30respostas

    acessar o tópico