Venha fazer parte da KTO
x

Post de Michael no fórum "Mercado da bola" do Meu Timão

E ainda esses empresários devem ser laranjas de dirigentes

em Mercado da bola > Para entender a relação com os empresários de Futebol

Em resposta ao tópico:

Nem todos os empresários de futebol usam de todos esses 'truques', nem todos são mal intencionados, mas existem algumas formas de atuação de empresários de futebol que nos ajudam a entender como e porque algumas transações acontecem nos clubes de futebol.

Para garantir seus ganhos e garantir que seus interesses sejam garantidos, eles podem atuar/atuam para 'amarrar as mãos de outros' em diversas frentes: jogadores, clubes, dirigentes e imprensa esportiva.

Jogadores:

- o empresário tem seus 'olheiros' nas divisões de base, identifica possíveis talentos e então vai atrás de representação dos mesmos. Aí ele 'antecipa' (vulgo empréstimo, com notas promissórias assinadas e tudo) ganhos futuros dos garotos, que obviamente acabam gastando a antecipação, compram casa para familiares, carros, etc... Quando surge uma negociação que o empresário quer, os jogadores se dizem de 'mãos atadas', porque caso não aceite o acordo, o empresário ameaça tomar casa, processar jogador etc... Quantas vezes já vimos atleta brigar com empresário e aí virar aquele imbróglio na negociação porque tem 2 empresários metidos? Ou vimos garotos talentosos serem negociados muito antes do que deveriam e acabarem com a carreira muito cedo?

- os 'olheiros' e outros profissionais na base recebem 'comissões' tanto para indicar atletas quanto para garantir que sejam escalados, ou mesmo integrados. Assim o empresário mostra sua influência nos clubes, o que é um fator a mais para que os garotos assinem com eles. Muitas vezes os meninos deixam de ser aproveitados apenas como forma de pressão para que assinem com o empresário X.

Clube:

- Os clubes vivem com problemas de caixa, para pagar contas do dia a dia, e continuam a fazer negócios que perpetuam a penúria dos clubes. Assim, como as linhas de crédito bancárias estão esgotadas (ou não, como explicarei depois), recorrem a empréstimos de emergência desses empresários do futebol (sabe aquele seu parente que está enrolado, aí ou ele vai na Crefisa pedir empréstimos a juros exorbitantes, ou vai naquele cara bacana que quebra a pernas dele se ele não pagar o empréstimo também a juros exorbitantes). Como garantia, direitos econômicos de jogadores, aumentos de taxas de representação etc etc. Quando surge uma oportunidade de fazer dinheiro na transação de algum jogador (seja compra ou venda), o empresário usa os empréstimos pendentes de pagamento como pressão para que o negócio aconteça.

- Lembra daquele esquema nas divisões de base? Então, na maioria das vezes tem conselheiros e outros funcionários do clue envolvidos. Se o clube 'faz jogo duro' com o empresário, esses conselheiros passam a fazer oposição infernal! Dificultando tudo e tornando o clima interno bem ruim, algo que afeta inclusive a performance do time em campo, e acaba por pressionar ainda mais o clube a se 'alinhar' a interesses do empresário.

Dirigentes:

- Quantos dirigentes tem aspirações políticas? O Timão não é o único, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Vasco, Flamengo, São Paulo, Internacional (só pra ficar nos que eu lembro agora) tem dirigentes metidos na política. E adivinhem quem são, em muitos casos, os financiadores de campanhas eleitorais desses dirigentes? Isso aí, os tais empresários... Assim, muitas vezes, vemos dirigentes com outros interesses além do clube para manutenção de negócios com esses empresários (nos moldes que interessam os empresários)

Imprensa:

- Quem são os grandes vazadores de informação para a imprensa esportiva? Time A está negociando com jogador B (e muitas vezes nem começaram a falar, mas pode servir para valorizar um atleta, ou testar a aceitação do jogador pela torcida). Mas tem outras notícias que vazam, como processos na justiça, atrasados de pagamentos (qualquer pagamento) e por aí vai... Tem empresário com dúzias de jogadores no clube, com sócios minoritários em suas empresas, quando a imprensa tem que falar os nomes dos empresários acaba usando os nomes dos sócios em grande parte das ocasiões. Assim poupam a imagem do EMPRESÁRIO que domina o ambiente. Em troca, continuam a receber 'furos' de reportagem que lhes gerará um monte de cliques em suas notinhas de blogs...

Note que os empresários também querem eliminar outros empresários do negócio, eles usam dos mesmo artifícios para eliminar outros do negócio. Usam influência de dirigentes e funcionários para tirar um jogador de escalação (para forcá-los a trocar de agente), usam dirigentes para endurecer negociações com outro empresário, usam a imprensa para vazar negociações ou plantar informações (falsas ou verdadeiras) que levem a queimar a negociação do outro empresário. Eles querem tudo pra si.

Então para entender...

O cara quer colocar um lateral-esquerdo dele no Time A. O time A negocia também a contratação de um lateral esquerdo (que tem outro empresário) no time B. O que o empresário faz:

- ele usa a imprensa, vaza informações da negociação do Time A com Time B para que torne a negociação mais difícil.

- ele usa sua influência com o Time B para que a negociação fracasse ('se você vender fulano para o Time A, não levo o jogador Cicrano para o seu time')

Como resolver isso? Você aceita que o time fique alguns anos menos competitivo? Porque resolver esses problemas exige bater de frente com empresários, sofrer as retaliações, baixar os gastos em geral (para não ter necessidade de caixa), promover uma caça as bruxas entre funcionários, dar um choque de transparência, brigar com a imprensa... São anos para resolver, com times menos competitivos (seja porque muitos jogadores serão levados embora, seja porque muitos não viriam, seja porque o clima político com conselheiros botando pressão ficaria terrível).

Pode também tentar limpar aos poucos, mas para isso precisa transparência, divulgar contratos, valores, comissões, dívidas... Precisa boa gestão para gerar 'colchão' de caixa. Ou precisa de um milionário comprar o time (como Chelsea ou Manchester City) para limpar o clube porque o cara é o dono do Time e não quer perder dinheiro.

Responder ao post do Michael

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Pedro Augusto

    Asno Neto querendo colocar o Carlos Miguel contra a torcida

    Última resposta há 15 segundos por Sérgio Libanori

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de VIÚVA VP

    Nesse dia meu VP deu um show de táticas

    Última resposta há 2 minutos por Sérgio Libanori

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ALEXANDRE oli

    Palácios, tá muito mal contado essa lesão

    Última resposta há 3 minutos por Vinicius Nagy

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de gabriel da silva oliveira

    Diego palácios

    Última resposta há 3 minutos por Carlos Fonseca Júnior

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Igor Franco

    O esquerdismo acabou com o Corinthians

    Última resposta há 3 minutos por Daniel SCCP

    168respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Silvio Rodrigues

    Vitor Pereira

    Última resposta há 4 minutos por Mano do Mano

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José

    Essa diretoria sem renovação e sem transparência acabou com o Corinthians essa é a realidade!

    Última resposta há 6 minutos por Wellington Allan

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de El crack carlitos

    A minha impressão sobre a Ernest & Young

    Última resposta há 9 minutos por Marcello K.

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Assiste aí maior jogador da história depois do Pelé

    Última resposta há 13 minutos por Ricardo Kurama

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gilberto Alves

    Gostei demais dessa escalação, só de não ter Cássio e Hugo já vamos jogar com 11, ao invés de 9..

    Última resposta há 13 minutos por Fernando Guimarães

    125respostas

    acessar o tópico