x

Post de Hiro no fórum "Notícias" do Meu Timão

Antes era Red Star agora é Black Star? Desse jeito 'tamo' lascado! Kkk

em Notícias > Sobre a Blackstar International Limited

Em resposta ao tópico:

Fala galera, como tem esse papo da Blackstar ultimamente, resolvi dar uma investigada para saber mais sobre essa empresa. E achei um texto muito interessante de autoria do Gustavo Chimuri que repasso a vocês. O texto é grande, mas vale a leitura, o link está no final com todas as referências que o autor usou.

'No dia 23 de novembro de 2018 a chapa de oposição nas eleições presidenciais da Sociedade Esportiva Palmeiras (“Palmeiras”), encabeçada por Genaro Marino[1], protocolou um documento para apresentar o interesse da Blackstar International Limited (“Blackstar”) em patrocinar o Palmeiras[2] (o suposto documento pode ser lido na íntegra no seguinte link: https://br.onefootball.com/palmeiras-revela-oferta-de-patrocinio-maior-que-crefisa/ Palmeiras revela oferta de patrocínio maior que Crefisa Palmeiras revela oferta de patrocínio maior que Crefisa Em semana de eleição presidencial, chapa da oposição mostra oferta de patrocínio superior à atual. br.onefootball.com ). Segundo divulgado no Lance!, a proposta seria no valor de 25 milhões de dólares anuais, ou 97,25 milhões de reais de acordo ao câmbio do dia, para o período de 2019 a 2029[3]. Além do fixo anual, o Yahoo Notícias informa que o Palmeiras receberia outros 5 milhões de dólares anuais, acrescidos de 50 milhões de dólares como um fundo emergencial, totalizando aproximadamente 1,4 bilhão de reais até o término do contrato de patrocínio[4].

Considerando todo o cenário descrito acima, cabe antes de qualquer otimismo por parte da torcida palmeirense questionar: quem é a Blackstar?

De acordo noticiado, a Blackstar seria uma empresa do ramo de energia e bioenergia, com atuação em Hong Kong e no Oriente Médio[5]. Com base nesta informação, resolvemos conduzir uma “busca direcionada” no Google para obter mais detalhes sobre a atuação da Blackstar. Utilizamos o termo “Blackstar International Limited”, que nos permite filtrar apenas o resultado de palavras nesta ordem.

Ressalte-se, não podemos garantir que os resultados abaixo não se referem a uma empresa com razão social homônima à Blackstar, de forma que também não pretendemos aqui extrair qualquer conclusão sobre a integridade da empresa ou suas intenções nas negociações com o Palmeiras.

Dito isso, em primeiro lugar não foi possível localizar qualquer website oficial da empresa. Conforme a Bloomberg, a empresa “Blackstar International Ltd” (Ltd em abreviação a Limited) seria sediada em Londres e atuaria no setor de “Consumer Discretionary”, que seriam bens não essenciais a consumidores[6]. Encontramos, também, referência no CompanyCheck sobre a Blackstar International Limited, mencionando que se trata de uma empresa inglesa, constituída em 27 de fevereiro de 2008[7]. Entretanto, pelas informações apresentadas pelos noticiários brasileiros, tanto a área de atuação, como a localização da sede não parecem coincidir com a Blackstar que estaria disposta a investir no Palmeiras.

Prosseguindo o nosso exercício investigativo, o website HKG Business faz menção à Blackstar International Limited, informando que a empresa foi constituída em Hong Kong em 22 de janeiro de 2018[8]. Neste sentido, localizamos no Google uma planilha listando empresas recém constituídas ou que alteraram sua razão social recentemente e, na linha 304, consta a Blackstar International Limited com data de constituição em 22 de janeiro de 2018[9], coincidindo com o disposto no website HKG Business.

Além das duas Blackstar International Limited localizadas acima, identificamos também no diário oficial das Ilhas Virgens Britânicas menção à Blackstar International Limited como empresa que foi retirada do cadastro da junta comercial do país por não pagamento de taxas anuais[10]. A Blackstar International Limited registrada nas Ilhas Virgens Britânicas também consta no “Offshore leaks database”, que cataloga informações de offshores mencionadas durante as investigações dos escândalos “Panama Papers”, “Offshore Leaks”, “Bahamas Leaks” e “Paradise Papers”. Segundo o website, a Blackstar International Limited teria sido constituída em 29 de janeiro de 2013 e teria relação com o escritório de advocacia Mossack Fonseca. Ademais, a empresa teria como acionistas a Appleton Invest Capital Limited e a Palmeira Holdings Ltda Corporate, também registradas nas Ilhas Virgens Britânicas, e a 5MB Hong Kong Limited, sediada em Hong Kong[11]. Ao jogar o nome desta última empresa no Google sobre o termo “5MB HONG KONG LIMITED”, obtivemos apenas 5 resultados a relacionando com a Blackstar International Limited e aos Panama Papers.

Estes foram os resultados sobre a Blackstar que pudemos identificar. Em complemento a este levantamento, a notícia tratada acima do Yahoo Notícia menciona que o documento de intenção de patrocínio teria sido encaminhado por Rubnei Quicoli, diretor financeiro da Blackstar[12]. Assim, da mesma forma que fizemos anteriormente, e sob as mesmas ressalvas de poder tratar-se de um homônimo, pesquisamos o nome “Rubnei Quicoli” no Google para ter mais informações sobre o diretor financeiro.

Segundo notícia da Veja de setembro de 2010, o Jornal Nacional apresentou reportagem sugerindo que Rubnei Quicoli teria ameaçado autoridades do governo em negociação envolvendo o grupo de Israel Guerra, BNDES e a empresa EDRB por meio de mensagens enviadas à Casa Civil enquanto atuava como consultor da Israel Guerra[13]. Matéria do O Globo traz mais detalhes sobre a reportagem do Jornal Nacional, detalhando quem teria sido alvo das ameaças de Rubnei Quicoli[14].

Ademais, outras mídias reportam que Rubnei Quicoli já foi condenado em duas oportunidades por interceptação de carga roubada e posse de moeda falsificada[15]. Por fim, Rubnei Quicoli é apontado como “pivô de escândalo” sobre acusação de tráfico de influência e cobrança de propina por pessoas ligadas à ex-ministra da Casa Civil[16].

Por tudo que observamos acima sobre a Blackstar e seu diretor financeiro, e feitas todas as ressalvas já apontadas, cabe ao Palmeiras avaliar as condições do patrocínio proposto e, acima de tudo, nos apresentar quem seria a Blackstar, que se propõe a pagar um patrocínio em valores muito acima do mercado brasileiro. Nosso exercício aqui encontrou algumas possibilidades, porém uma resposta concreta ainda fica pendente. Vale lembrar, por fim, que às vezes a pergunta é a própria resposta.

Gustavo Chimure'

Link: https://medium.com/ Medium ? Read, write and share stories that matter Medium ? Read, write and share stories that matter Welcome to Medium, a place to read, write, and interact with the stories that matter most to you. Every day, thousands of voices read, write, and share... medium.com medium.com @gustavochimure/sobre-a-blackstar-international-limited-dc05830e73c7

Responder ao post do Hiro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Chato do Forum

    Cite um craque do Corinthians no ano que você nasceu

    Última resposta há 46 segundos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    118respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corneta .

    'Esse jogo teremos que ganhar...' - RIP Bonnie Tyler

    Última resposta há 54 segundos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ALBERTO YURI

    Yuri Alberto é muito sic

    Última resposta há 58 segundos por ALESSANDRO STETELER GOMES BAGNATO

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Parem de PREGUIÇA e leiam sobre a SAFiel

    Última resposta há 1 minuto por Corneta .

    45respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Icaro

    Contratações para reforçar elenco

    Última resposta há 2 minutos por Constantino Vale

    11respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Victor Hugo

    Flamengo e Palmeiras fazendo vários amistosos

    Última resposta há 2 minutos por SAFCorinthians 2021, 22, 23, 24, 25, 26...

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Edson

    Vou torcer para a Argentina

    Última resposta há 3 minutos por Adeandro Pereira

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ROGERIO CAMPOS DE OLIVEIRA

    É por ser um time de pires na mão que o Corinthians vai vender o Bidon a preço de pinga!

    Última resposta há 3 minutos por MARCELO FABIANO MILICI

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Antonio Nunes

    Problema da Seleção Brasileira também é para o Corinthians!

    Última resposta há 3 minutos por Antonio Santos

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Morães surfista

    Neymar fica no Santos

    Última resposta há 4 minutos por Daniel Medina

    4respostas

    acessar o tópico