Sobre a Blackstar International Limited

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Gabriel #384 @gabriel1709 em 12/12/2018 às 17:03

Fala galera, como tem esse papo da Blackstar ultimamente, resolvi dar uma investigada para saber mais sobre essa empresa. E achei um texto muito interessante de autoria do Gustavo Chimuri que repasso a vocês. O texto é grande, mas vale a leitura, o link está no final com todas as referências que o autor usou.

'No dia 23 de novembro de 2018 a chapa de oposição nas eleições presidenciais da Sociedade Esportiva Palmeiras (“Palmeiras”), encabeçada por Genaro Marino[1], protocolou um documento para apresentar o interesse da Blackstar International Limited (“Blackstar”) em patrocinar o Palmeiras[2] (o suposto documento pode ser lido na íntegra no seguinte link: https://br.onefootball.com/palmeiras-revela-oferta-de-patrocinio-maior-que-crefisa/ Palmeiras revela oferta de patrocínio maior que Crefisa Palmeiras revela oferta de patrocínio maior que Crefisa Em semana de eleição presidencial, chapa da oposição mostra oferta de patrocínio superior à atual. br.onefootball.com ). Segundo divulgado no Lance!, a proposta seria no valor de 25 milhões de dólares anuais, ou 97,25 milhões de reais de acordo ao câmbio do dia, para o período de 2019 a 2029[3]. Além do fixo anual, o Yahoo Notícias informa que o Palmeiras receberia outros 5 milhões de dólares anuais, acrescidos de 50 milhões de dólares como um fundo emergencial, totalizando aproximadamente 1,4 bilhão de reais até o término do contrato de patrocínio[4].

Considerando todo o cenário descrito acima, cabe antes de qualquer otimismo por parte da torcida palmeirense questionar: quem é a Blackstar?

De acordo noticiado, a Blackstar seria uma empresa do ramo de energia e bioenergia, com atuação em Hong Kong e no Oriente Médio[5]. Com base nesta informação, resolvemos conduzir uma “busca direcionada” no Google para obter mais detalhes sobre a atuação da Blackstar. Utilizamos o termo “Blackstar International Limited”, que nos permite filtrar apenas o resultado de palavras nesta ordem.

Ressalte-se, não podemos garantir que os resultados abaixo não se referem a uma empresa com razão social homônima à Blackstar, de forma que também não pretendemos aqui extrair qualquer conclusão sobre a integridade da empresa ou suas intenções nas negociações com o Palmeiras.

Dito isso, em primeiro lugar não foi possível localizar qualquer website oficial da empresa. Conforme a Bloomberg, a empresa “Blackstar International Ltd” (Ltd em abreviação a Limited) seria sediada em Londres e atuaria no setor de “Consumer Discretionary”, que seriam bens não essenciais a consumidores[6]. Encontramos, também, referência no CompanyCheck sobre a Blackstar International Limited, mencionando que se trata de uma empresa inglesa, constituída em 27 de fevereiro de 2008[7]. Entretanto, pelas informações apresentadas pelos noticiários brasileiros, tanto a área de atuação, como a localização da sede não parecem coincidir com a Blackstar que estaria disposta a investir no Palmeiras.

Prosseguindo o nosso exercício investigativo, o website HKG Business faz menção à Blackstar International Limited, informando que a empresa foi constituída em Hong Kong em 22 de janeiro de 2018[8]. Neste sentido, localizamos no Google uma planilha listando empresas recém constituídas ou que alteraram sua razão social recentemente e, na linha 304, consta a Blackstar International Limited com data de constituição em 22 de janeiro de 2018[9], coincidindo com o disposto no website HKG Business.

Além das duas Blackstar International Limited localizadas acima, identificamos também no diário oficial das Ilhas Virgens Britânicas menção à Blackstar International Limited como empresa que foi retirada do cadastro da junta comercial do país por não pagamento de taxas anuais[10]. A Blackstar International Limited registrada nas Ilhas Virgens Britânicas também consta no “Offshore leaks database”, que cataloga informações de offshores mencionadas durante as investigações dos escândalos “Panama Papers”, “Offshore Leaks”, “Bahamas Leaks” e “Paradise Papers”. Segundo o website, a Blackstar International Limited teria sido constituída em 29 de janeiro de 2013 e teria relação com o escritório de advocacia Mossack Fonseca. Ademais, a empresa teria como acionistas a Appleton Invest Capital Limited e a Palmeira Holdings Ltda Corporate, também registradas nas Ilhas Virgens Britânicas, e a 5MB Hong Kong Limited, sediada em Hong Kong[11]. Ao jogar o nome desta última empresa no Google sobre o termo “5MB HONG KONG LIMITED”, obtivemos apenas 5 resultados a relacionando com a Blackstar International Limited e aos Panama Papers.

Estes foram os resultados sobre a Blackstar que pudemos identificar. Em complemento a este levantamento, a notícia tratada acima do Yahoo Notícia menciona que o documento de intenção de patrocínio teria sido encaminhado por Rubnei Quicoli, diretor financeiro da Blackstar[12]. Assim, da mesma forma que fizemos anteriormente, e sob as mesmas ressalvas de poder tratar-se de um homônimo, pesquisamos o nome “Rubnei Quicoli” no Google para ter mais informações sobre o diretor financeiro.

Segundo notícia da Veja de setembro de 2010, o Jornal Nacional apresentou reportagem sugerindo que Rubnei Quicoli teria ameaçado autoridades do governo em negociação envolvendo o grupo de Israel Guerra, BNDES e a empresa EDRB por meio de mensagens enviadas à Casa Civil enquanto atuava como consultor da Israel Guerra[13]. Matéria do O Globo traz mais detalhes sobre a reportagem do Jornal Nacional, detalhando quem teria sido alvo das ameaças de Rubnei Quicoli[14].

Ademais, outras mídias reportam que Rubnei Quicoli já foi condenado em duas oportunidades por interceptação de carga roubada e posse de moeda falsificada[15]. Por fim, Rubnei Quicoli é apontado como “pivô de escândalo” sobre acusação de tráfico de influência e cobrança de propina por pessoas ligadas à ex-ministra da Casa Civil[16].

Por tudo que observamos acima sobre a Blackstar e seu diretor financeiro, e feitas todas as ressalvas já apontadas, cabe ao Palmeiras avaliar as condições do patrocínio proposto e, acima de tudo, nos apresentar quem seria a Blackstar, que se propõe a pagar um patrocínio em valores muito acima do mercado brasileiro. Nosso exercício aqui encontrou algumas possibilidades, porém uma resposta concreta ainda fica pendente. Vale lembrar, por fim, que às vezes a pergunta é a própria resposta.

Gustavo Chimure'

Link: https://medium.com/ Medium ? Read, write and share stories that matter Medium ? Read, write and share stories that matter Welcome to Medium, a place to read, write, and interact with the stories that matter most to you. Every day, thousands of voices read, write, and share... medium.commedium.com @gustavochimure/sobre-a-blackstar-international-limited-dc05830e73c7

25.895 visualizações e 107 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Caio Seixas Pires #3.569 @caioseixas em 12/12/2018 às 17:25

Ótimo post, coringão tem que passar longe disso. Mas o Andrés deve estar tremendo mais que Pinscher para entrar nesse trambique.

Enrico Bernardo #421 @enrico.bernardo em 12/12/2018 às 17:18

Lavagem de dinheiro...

Últimas respostas

Hiro Cor #10.234 @hirocor em 17/12/2018 às 10:00

Antes era Red Star agora é Black Star? Desse jeito 'tamo' lascado! Kkk

Publicidade

Mario Carranza #1.316 @carrfam em 16/12/2018 às 20:41

E provável, golpistas tem até presindente!como não vai ter empresas.e u achei que seria um milagre uma em[resa destas fazer negócios com o corleone.deus e bom, mas não e pilantra.

Marcos #8946 @marcos.belga em 16/12/2018 às 20:34

" "

Fui atrás e é outro grupo. Nesse do link a Nicole Pointdexter é a CEO em Ghana. É uma subsidiária da EDF (Électricité de France), empresa fundada em 1946 e que tem ações na Euronext Paris inclusive. Tem nada a ver com essa citada na matéria aqui.

Agora me pergunto, qual a necessidade de ter tanta empresa no mesmo ramo com nomes parecidos? Hahahahaha... Não é a mesma empresa que quis patrocinar os Palmares.

Marcos Belga #8.946 @marcos.belga em 16/12/2018 às 20:34

Fui atrás e é outro grupo. Nesse do link a Nicole Pointdexter é a CEO em Ghana. É uma subsidiária da EDF (Électricité de France), empresa fundada em 1946 e que tem ações na Euronext Paris inclusive. Tem nada a ver com essa citada na matéria aqui.

Agora me pergunto, qual a necessidade de ter tanta empresa no mesmo ramo com nomes parecidos? Hahahahaha... Não é a mesma empresa que quis patrocinar os Palmares.

MARIO #1316 @carrfam em 15/12/2018 às 23:35

" "

O LINK ACHO QUE BOTEI ERRADO VE ESTE http://www.myjoyonline.com/business/2018/december-12th/black-star-energy-motivated-to-produce-cheaper-sustainable-power-ceo.php Black Star Energy motivated to produce cheaper sustainable power - CEO - MyJoyOnline.com Black Star Energy motivated to produce cheaper sustainable power - CEO - MyJoyOnline.com The Chief Executive Officer of Black Star Energy, which was the first runner-up at the second EDF Pulse Africa 2018 awards, says they are motivated to work... myjoyonline.commyjoyonline.com

Denis Souza @denis.souza14 em 15/12/2018 às 23:44

Essa notícia quem deu foi o Neto no Donos da Bola.

Diego #11870 @diego.souza81 em 15/12/2018 às 20:53

" " https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/563788/andres-garantiu-que-paga-a-arena-ate-o-carnaval Andrés garantiu que paga a arena até o carnaval! Segundo o neto é um dos caras mais forte sab gaviões Andrés disse que até fevereiro pagava a arena! Pensei aqui copa América e ano que vem no Brasil Então... meutimao.com.brmeutimao.com.br olha esse post... Não foi só eu que vi... Foi essa semana no programa da band.

Mario Carranza #1.316 @carrfam em 15/12/2018 às 23:35

O LINK ACHO QUE BOTEI ERRADO VE ESTE http://www.myjoyonline.com/business/2018/december-12th/black-star-energy-motivated-to-produce-cheaper-sustainable-power-ceo.php Black Star Energy motivated to produce cheaper sustainable power - CEO - MyJoyOnline.com Black Star Energy motivated to produce cheaper sustainable power - CEO - MyJoyOnline.com The Chief Executive Officer of Black Star Energy, which was the first runner-up at the second EDF Pulse Africa 2018 awards, says they are motivated to work... myjoyonline.commyjoyonline.com

Marcos #8946 @marcos.belga em 15/12/2018 às 20:43

" "

O que você procurou? Não achei nada não. Tem o link aí?

Diego Souza #11.870 @diego.souza81 em 15/12/2018 às 20:53

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/563788/andres-garantiu-que-paga-a-arena-ate-o-carnaval Andrés garantiu que paga a arena até o carnaval! Segundo o neto é um dos caras mais forte sab gaviões Andrés disse que até fevereiro pagava a arena! Pensei aqui copa América e ano que vem no Brasil Então... meutimao.com.brmeutimao.com.br olha esse post... Não foi só eu que vi... Foi essa semana no programa da band.

Gabriel #384 @gabriel1709 em 15/12/2018 às 11:08

" "

Falou quando? Você tem o link? Ou sabe qual dia foi para eu procurar no YouTube? Essa eu queria ver.

Marcos Belga #8.946 @marcos.belga em 15/12/2018 às 20:43

O que você procurou? Não achei nada não. Tem o link aí?

MARIO #1316 @carrfam em 15/12/2018 às 14:52

" "

Sugiro a todo mundo procurar no Google apenas o nome.so vai aparecer uma mencao logo na primeira página.eu li tudo, apesar que em inglês.em resumidas contas, e uma empresa de energia, mas as coincidencias param por ai.serve quase 28 milhões de pessoas só na franca, mas tem servico na africa e expansão em outros paises.em 2016, faturou 71 bilhões, sim leeram bem, 71 bilhões de euros em vendas.vou deixar o endereço http://www.myjoyonline.com/business/2018/december-12th/black-star-energy-motivated-to-produce-cheaper-sustainable-power-ceo.php.esta Ghana News, News in Ghana, latest in ghana, Business in Ghana, Entertainment in Ghana, Top Stories... Ghana News, News in Ghana, latest in ghana, Business in Ghana, Entertainment in Ghana , Top Stories, Headlines in Ghana, Politics in Ghana, Elections in... myjoyonline.com em inglês mas da para entender.acho interesante ler as duas materias e tirar nossas conclusões.

Ayrton Faria #592 @ayrton.faria em 15/12/2018 às 18:15

Parabéns amigo! Você prestou um grande serviço à comunidade do Futebol.

Verdade ou não você conseguiu despertar o cuidado com 'PICARETAGEM'

Anisio Molim #94 @amoamolim em 15/12/2018 às 18:13

Em outras palavras mais abrasileirada, uma verdadeira arara com nome internacional que vêem em países 3º mundista como é o caso Brasil, a grande chance de sair daqui com algum dinheiro ainda.

Oferecem 'nada' para tirar alguma coisa, esse é o grande cambalacho.

Aliás, na Inglaterra estão cheias desse tipo de empresa. A rainha está pouco se lixando com normas de conduta moral empresarial, senão, os russos que estão lá fazendo fortunas e lavando dinheiro, já teriam sidos expulsos do 'reino unido'.

Lembrando que os maiores capitães navegadores da pirataria nos séculos 17/18/19, eram Ingleses.

A Inglaterra sempre protegeu e esteve ao lado dos grandes piratas.

O século XXI não é nada diferente. Ela vive inclusive de 'royaltes' de toda as conquistas imperialistas que vem justamente desse período de potência de 3 séculos, que ela se tornou.

Foi o país que revolucionou a industrialização, tornando-a produtiva, mecanizada, e não mais artesanal. E as matérias primas utilizadas em metal, eram quase toda ela produzida e enviada para a Inglaterra e depois, eles a vendiam para os países que dela necessitavam, assim foi com o Diamante também. As maiores mineradoras do mundo se instalavam na Inglaterra e algumas delas na Holanda, outro país pirata.

Voltando ao Estrela Negra, eu disse aqui certa vez e repeti por várias outras, que o Corinthians só conseguiria (com essa quadrilha no poder) master, N.R, jogadores de ponta, com empresas de lavagem de dinheiro como o Tráfico internacional de armas e drogas, ou, outras similares a crefisa.

Fora disso, é blá, blá, blá.

Paulo Sérgio Curti Júnior #8.513 @paulo.sergio.curti.j em 15/12/2018 às 16:51

Enquanto o Corinthians tiver a panelinha do Andrés a frente do clube será sempre um retroceso para o clube.