Venha fazer parte da KTO
x

Post de Thayron no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Timão início do ano: 4-1-4-1

Cássio; Fagner, Marllon, Pedro Henrique, Carlos (quando voltar do sub 20); Ralf (Gabriel); Ramiro, Jadson (Pedrinho), Sornoza (Araos), Romero (Díaz); Gustagol.

em Bate-Papo da Torcida > 4-1-4-1, por que não tentar?

Em resposta ao tópico:

Bom, para quem ainda não nos conhece, somos o SCCP Scouts, um perfil no Twitter totalmente baseado em análises e números sobre o Corinthians. Como nossa primeira participação por aqui, faremos uma breve análise de alguns pontos interessantes no elenco que vem sendo montado para esse ano.

Primeiro tópico que iremos abordar serão os gringos que chegaram ano passado e não conseguiram a tão famosa engrenada. Por que Araos e Sérgio Díaz serão peças úteis e importantes para o Corinthians nesse ano? Vejamos por aqui

No início do ano passado (2018), Carille tentou emular um esquema parecido com o da equipe de 2015, um 4-1-4-1. Tendo Jadson e Rodriguinho como homens responsáveis pela criação das jogadas a frente de Gabriel. Algo parecido com Renato Augusto e Elias em 2015, ao menos na teoria. Na prática, o que ocorreu foi uma sobrecarga em cima de Gabriel, que devido a falta de dinâmica do camisa 10 (muito pelo físico) e da intensidade mais baixa de Rodriguinho, ficava na maioria das vezes exposto e sendo obrigado a abandonar a posição causando dificuldades na marcação do famoso 'funil'. Não demorou muito para o treinador corinthiano abandonar o esquema e voltar para o 4-2-3-1, que havia triunfado no ano anterior. Mas, por que o 4-1-4-1 de 2018 não deu certo? Simples, a falta de alguém que conseguisse fazer a transição defensiva e ao mesmo tempo tivesse a intensidade de buscar o jogo a partir do campo defensivo, sendo um organizador (coisa feita por Renato Augusto em 2015) acabaram atrapalhando o esquema, obrigando o retorno do 4-2-3-1, que dava uma solidez defensiva maior a equipe.

Porém, hoje no elenco temos alguém que possa suprir essa necessidade, que é o chileno Araos. Como veremos no frame abaixo, Araos por muitas vezes já fez a função de um 'ritmista' na lá U. Tendo como uma das características principais, a visão de jogo, toque de bola e drible curto, os fatores necessários para um jogador na saída de jogo.



A imagem acima ilustra Araos sendo o organizador de jogo da equipe chilena. Outros fatos interessantes para descrever o jogador, é a questão de ser um atleta que busca bastante o jogo de associação, tabelas e arrancadas, quando tem espaço para isso. Outra coisa que chama a atenção em suas participações pela lá U, são as infinitas vezes em que participa do jogo em vários setores do campo, em vários momentos como um homem de saída, em outros pelo lado do campo, alguns como um meia mais de frente. Enfim, mais uma prova da vitalidade e da capacidade física e técnica que o meia teria para executar a função, numa hipotética volta do 4-1-4-1, sendo a peça chave que faltava para o esquema dar certo em 2018, por exemplo.

Outro gringo que foi contratado no segundo semestre do ano passado e acabou não engrenando e basicamente pouco atuando, foi Sérgio Díaz. Contratado junto ao Real Madrid por empréstimo, o paraguaio sofreu muito com lesões, que acabaram dando uma estagnada em seu desempenho por aqui. Mas, o que ele pode nos oferecer?

Díaz não é de fato um ponta daqueles com características de velocidade e drible apenas. Por vários momentos, o paraguaio chegou a ser uma espécie de falso 9 no Cerro Porteño, sendo o responsável pela criação de jogo da equipe, atuando mais próximo do gol. Ainda em sua passagem pela equipe paraguaia e depois pelo Real Madrid, atuou pela ponta, já que a questão técnica ajuda no quesito. Díaz é o que podemos chamar de um ponta moderno, que além do drible consegue participar ativamente da construção de jogo e ser fundamental na mesma. A partida contra o Bahia, uma das poucas que o jogador fez ano passado pela equipe, foi a maior prova disso. Sempre buscando um jogo mais associativo e de aproximação, o jogador por vários momentos foi o responsável pela armação de jogo da equipe, que no primeiro tempo buscou bastante o lado esquerdo, por onde ele atuava.


Na imagem acima, Sérgio Díaz quebra a primeira marcação no drible e faz a bola chegar até Danilo. Um dos frames que mais ilustra o poder de construção que tem o paraguaio a partir da ponta.

O jogador de 20 anos também busca bastante cortar para dentro e participar ativamente da construção das jogadas. Algo parecido com o que Jadson fazia em 2015, porém com mais velocidade e mais poder individual na base do drible.


Nesta imagem já temos uma ilustração de Díaz centralizando para dar opção de passe pelo meio, coisa que veremos de maneira recorrente. O paraguaio também será importante para dividir a responsabilidade criativa com Jadson, afinal, o que vimos no fim do ano, foi o camisa 10 completamente sobrecarregado na armação e sendo muito exigido fisicamente por conta disso.

Depois de Díaz e Araos, chegou a hora de falarmos um pouco sobre Ramiro, e a forma que pode ser um carregador de piano no 4-1-4-1.

O jogador recém chegado do Grêmio, é o que podemos chamar de 'falso ponta'. Mas, o que seria um falso ponta? Bom, no 4-2-3-1 do Grêmio, ele era escalado na ponta direita, porém, nunca foi um jogador digamos, do ofício, alguém que fosse para a linha de fundo, quebrasse a marcação no drible ou coisas do tipo. Analisando mapas de posicionamento médio, vemos Ramiro estando na maior parte do tempo fechando as linhas de marcação do meio gremista, dando dessa forma liberdade maior para jogadores de frente e laterais.

Digamos que Ramiro é um 'motorzinho', capaz de recompor e fechar muito bem a marcação, dando um 'descanso' maior para Jadson, por exemplo, deixando o 10 com a responsabilidade quase que inteira da criação, além de que, seria perfeito para Fagner, que teve seu melhor momento técnico em 2016, quando no Campeonato Paulista, por muitas vezes atuava quase que 'fincado' nos extremos do campo, dando amplitude para a equipe.

Um trabalho invisível a olho da maioria das pessoas, mas, extremamente importante.

Alguns dados que ilustram o poder defensivo que tem o novo 'falso ponta' corinthiano, é que foi o líder de desarmes gremista em 2018, tendo feito 215 desarmes ao longo da temporada, tendo feito 185 interceptações e vencido 49% dos duelos que teve.



Na imagem acima, vemos Ramiro recompondo e conseguindo um desarme dentro da própria área, e detalhe: fechando a linha pelo meio.



Já nesta imagem, fica ainda mais claro o papel defensivo do jogador fechando as linhas de marcação. Consegue a antecipação, já liga o contra-ataque do Grêmio e deixa caminho aberto para a ultrapassagem do lateral pela direita.

Além dos nomes que analisamos, ainda temos Sornoza, líder de passes para finalização no ano no futebol brasileiro e Boselli, artilheiro nato e fundamental na posição que tanto nos fez falta em 2018. E também André Luis, um ponta que tem o gol, como dizemos na gíria. Algo que também era uma carência do elenco. O ex-pontepretano foi o jogador com mais finalizações certas na Série B 2018, outra ótima aposta.

Resumido, Carille pela primeira vez tem as opções necessárias para emular o 4-1-4-1 que já tentou ano passado. A organização de jogo e vitalidade de Araos para fazer a saída de bola e ser um ritmista, um ponta construtor como Sérgio Díaz e um polivalente carregador de piano como Ramiro.

Ainda temos deficiências e necessidades no elenco, como um lateral esquerdo, talvez um zagueiro, e até um ponta mais velocista. Porém, uma coisa é certa, as contratações dessa temporada todas tiveram base e fundamento.

Enfim, Fiel. Estão com a gente na expectativa da volta de um possível 4-1-4-1?

Para terminar, volto a dizer, para quem ainda não conhece nosso trabalho e quiser dar uma conferida, estamos sempre tentando trazer o melhor para vocês em relação a análises e números do Corinthians no Twitter.

@sccpscouts

Responder ao post do Thayron

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Thiago Ferreira

    Carlos Miguel não irá demorar muito para ir embora...

    Última resposta há 1 segundo por ALEX Jr

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Sandro panontin

    Augusto Melo se escondeu, se acovardou. Essa é a verdade

    Última resposta há 2 segundos por Creed Bratton

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Augusto

    Augusto Melo montou um bom elenco?

    Última resposta há 11 segundos por HENRIQUE KOHJI

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Ferreira

    Modelo SAF para ontem! O CORINTHIANS MORREU e esqueceram de enterrar

    Última resposta há 14 segundos por Jan Nunes

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Safagner pilantra

    Fora carlos miguel

    Última resposta há 33 segundos por zzba bazz

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fabio SCCP

    Os anitis criando conta aqui ora defender o Cássio kkk

    Última resposta há 36 segundos por Angelo Matia Peluso

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Math LHP

    Gabriel não virá para o Corinthians

    Última resposta há 55 segundos por Henrique J.

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ari Zonn

    Maldita incompetência

    Última resposta há 56 segundos por Dick Duck

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Gostaria de saber porque o Mosquito passou a frente do Pedro Henrique como opção para os jogos!

    Última resposta há 2 minutos por jean carlos

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luis Fernando

    Corinthians vendendo o espaço da camisa em troca de móveis

    Última resposta há 2 minutos por Gusttavo Lima da fiel

    12respostas

    acessar o tópico