Meu Timão

Entrar
Coluna do Corinthian-Casuals
ver detalhes

37K 49

Gotta fight

Eliminado no tapetão, novamente sem dinheiro: a luta do Casuals continua amarga

Corinthian-Casuals / Divulgação

David contra Golias

Opinião de Corinthian-Casuals

visualizações 37K comentários 49 0

Que temporada para o Casuals.

No sábado, a temporada 2015/2016 chegou ao fim para o Casuals, e mesmo depois de uma performance recorde na liga ficamos com um gosto amargo na boca.

Atingir as posições de playoff é histórico para o nosso clube. Nós somos um time amador jogando contra profissionais, nossa meta todos os anos é sobreviver e evitar o rebaixamento… esse ano, porém, nosso técnico James Bracken nos fez lutar até o topo da divisão.

Nossa posição nos playoffs nos foi tirada na sexta-feira, pela English Football Association. Uma penalidade de 3 pontos, por entrar em campo com um jogador inelegível em dezembro, nos derrubou para uma posição abaixo da classificação e foi uma imensa decepção para todos os jogadores que trabalharam tão duro durante estes nove meses.

Foi uma punição dura de engolir. Parece severa demais para uma infração tão pequena. O clube não fez nada errado: o jogador tinha um jogo de suspensão, nós checamos com a FA se um jogo da Copa contaria para a punição e deixamos ele de fora. Mas então, só depois da próxima partida da Liga em que ele jogou, a FA mudou a história!

O Sutton United, um rival local, ganhou a Liga sobre nós esse ano, apesar de ter o mesmo problema. Com mais dinheiro que nós, eles entraram com uma ação legal contra a FA, a FA voltou atrás e no lugar da punição o Sutton pagou uma multa de 500 libras e ganhou o título.

Infelizmente, no Casuals nós simplesmente não temos o dinheiro para levar a FA para a corte, e assim nós perdemos os pontos e nosso sonho de subir de divisão. Para um clube comandado por voluntários e amadores, parece incrivelmente cruel e injusto que a FA tenha nos punido tão severamente.

Mas, essa tem sido a história de vida do Casuals por muito tempo. Atém disso, parece que nós nos tornamos um exemplo no mundo moderno, onde só o dinheiro fala, onde os pequenos são pisoteados e explorados por aqueles que tem poder e influência.

No ano passado, por exemplo, uma empresa multibilionário do Brasil usou nossa marca do Corinthian FC em um comercial da internet, sem nossa permissão e sem nos pagar absolutamente nada. Enquanto isso, nós estamos morrendo aqui em Londres!

Nós contatamos a empresa, pedimos por alguma compensação e até um possível patrocínio para o clube, e ainda assim eles escolheram, ao invés disso, gastar mais dinheiro do que nós pedimos com advogados para encontrar uma desculpa legal para fazer uso livre da nossa marca sem pagar.

O que nós podemos fazer? Nós não podemos acreditar que existam essas mentalidades tão cínicas e deprimentes… o que acontece com as organizações onde o dinheiro corrompe a compaixão e a moral de forma tão intensa?

Na Inglaterra e em todo mundo, nós tivemos os recentes escândalos políticos do “Panamá Pappers”, onde foi revelado que as pessoas mais ricas do planeta vem evitando pagar impostos em esquemas que incluíam nossos principais políticos. Aqui, na Inglaterra, você escuta pessoas defendendo eles, dizendo que é tudo “legal”, repetindo os gritos da antiga companhia. Mas não é esse o ponto, o ponto é sobre ética e moral.

E parece que nós no Casuals vamos ser para sempre escolhidos como David, repetidamente enfrentando Golias. Nós somos o clube que deu o futebol para o mundo, e ainda assim continuamos a ser esquecidos e atropelados… e nosso trabalho é continuamente mostrar que nós ainda podemos lutar.

Por três anos, esse tem sido meu trabalho por aqui. E nesse tempo, fizemos algumas coisas incríveis como levar o Casuals de volta ao Brasil em janeiro de 2015, mas, ainda assim, o clube continua a morrer. Nós ainda não encontramos um patrocinador, nós ainda estamos buscando um real alívio financeiro para os desafios que a gente tem sempre. É deprimente e exaustivo.

Em 2001, eu vim pela primeira vez com o Casuals enfrentar o Corinthians, era meu sonho começar a vender camisas e outros produtos do Casuals no Brasil…. e isso ainda continua sendo um sonho. Como pode demorar tanto? Nosso plano inicial era começar em dezembro de 2014!

Este verão, Casuals está precisando novamente se virar para o seu pequeno número de voluntários e membros pedindo por ajuda financeira para manter o clube vivo mais uma temporada. Algumas boas notícias virão eventualmente, é claro.

Nosso filme deverá ser finalizado esse verão também, com o qual nós novamente esperamos informar outros sobre a nossa batalha para sobreviver e procurar ajuda em algum lugar, qualquer lugar… Nós precisamos somente agradecer novamente aos torcedores pelo suporte nesta temporada. O Espírito Corinthiano significa muitas coisas, na Inglaterra e no Brasil, seu significado tem mensagens ligeiramente diferentes… mas por hora, acho que vou usar a mensagem brasileira: nós vamos continuar lutando até o fim!

Vai Corinthians! Go Casuals!!

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Chris Watney

Jogador do Corinthian-Casuals desde 1999, Chris esteve na passagem do clube aqui no Brasil em 2001. Hoje Chris também trabalha como diretor comercial e de marketing do Corinthian-Casuals.

Confira mais novidades do Corinthians

49 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Arthur
    Arthur Fleck #1.604

    Corinthians podia fazer filial lá e emprestar jogadores pra eles, mandar os mlks das divisões de base fazer estágio la. Acho que já ajudaria bastante..

  • Lucas
    Lucas Martins #6.843

    Triste isso hein? Espero que o Casuals consiga dar a volta por cima mais uma vez, incorporar esse espírito do nosso CORINTHIANS e dar a volta por cima como NÓS fizemos tantas outras vezes, na raça e na força de vontade e pode ter certeza que aqui do Brasil vamos acompanhar sempre o Casuals e torcer muito por essa virada e sempre que puder ajudar esse time que é muito importante, faz parte de nossa história. Espero que um dia voltem ao Brasil novamente, seria ótimo isso! Espero que mais torcedores vejam esse texto escrito pelo Chris Watney e deixem mais mensagens de apoio, isso a gente sabe fazer e muito bem, desde 1910! VAI CORINTHIANS, GO CASUALS!

  • Publicidade

  • Todos os comentários (49)

    Guilherme
    Guilherme Rosa #4.830

    Go Casuals!

  • Marco
    Marco Fergon

    Caros Loucos do Bando, na minha humilde opinião acho pouco provável mandar moleques da base para a Inglaterra, pois os custos são altos e o Casuals não teria como arcar com isso, e nem o Corinthians, precisaria de algum investidor ou patrocinador para isso acontecer dando margem a corrupção e roubalheira como nós já sabemos, a forma do nosso Corinthians ajudar o Casuals poderia ser doando alguma porcentagem das vendas de camisas e fazendo um trabalho de marketing mais forte para nossos "Pais Ingleses", como por exemplo, usar a imagem dos nossos jogadores com os uniformes do Casuals, em uma campanha publicitária, ou até mesmo usar os uniformes do Casuals para treinos ou viagens já ajudaria a divulgar a marca, e não geraria muitos gastos ao Corinthians. #VaiCorinthians #GoCasuals

  • Reginaldo
    Reginaldo Celestino #767

    O importnage é que nós é Corinthians e não dessistimos nunca vai Corinthians

  • Manoel
    Manoel Ramos #2.904

    Pelo jeito a crise moral no futebol não se restringe apenas ao Brasil! Hoje o Corinthian-Casuals representa o último bastião do que existe de mais puro no futebol mundial e não podemos ficar assistindo insensíveis à luta desse pequeno, mas valoroso Clube, sem poder ajudá-lo!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop