David contra Golias

Corinthian-Casuals

Aqui no Blog do Corinthian-Casuals você encontra o dia a dia do clube que originou a criação do Sport Club Corinthians Paulista.

ver detalhes

David contra Golias

Coluna do Chris Watney

Opinião de Corinthian-Casuals

35 mil visualizações 49 comentários Comunicar erro

David contra Golias

Eliminado no tapetão, novamente sem dinheiro: a luta do Casuals continua amarga

Foto: Corinthian-Casuals / Divulgação

Que temporada para o Casuals.

No sábado, a temporada 2015/2016 chegou ao fim para o Casuals, e mesmo depois de uma performance recorde na liga ficamos com um gosto amargo na boca.

Atingir as posições de playoff é histórico para o nosso clube. Nós somos um time amador jogando contra profissionais, nossa meta todos os anos é sobreviver e evitar o rebaixamento… esse ano, porém, nosso técnico James Bracken nos fez lutar até o topo da divisão.

Nossa posição nos playoffs nos foi tirada na sexta-feira, pela English Football Association. Uma penalidade de 3 pontos, por entrar em campo com um jogador inelegível em dezembro, nos derrubou para uma posição abaixo da classificação e foi uma imensa decepção para todos os jogadores que trabalharam tão duro durante estes nove meses.

Foi uma punição dura de engolir. Parece severa demais para uma infração tão pequena. O clube não fez nada errado: o jogador tinha um jogo de suspensão, nós checamos com a FA se um jogo da Copa contaria para a punição e deixamos ele de fora. Mas então, só depois da próxima partida da Liga em que ele jogou, a FA mudou a história!

O Sutton United, um rival local, ganhou a Liga sobre nós esse ano, apesar de ter o mesmo problema. Com mais dinheiro que nós, eles entraram com uma ação legal contra a FA, a FA voltou atrás e no lugar da punição o Sutton pagou uma multa de 500 libras e ganhou o título.

Infelizmente, no Casuals nós simplesmente não temos o dinheiro para levar a FA para a corte, e assim nós perdemos os pontos e nosso sonho de subir de divisão. Para um clube comandado por voluntários e amadores, parece incrivelmente cruel e injusto que a FA tenha nos punido tão severamente.

Mas, essa tem sido a história de vida do Casuals por muito tempo. Atém disso, parece que nós nos tornamos um exemplo no mundo moderno, onde só o dinheiro fala, onde os pequenos são pisoteados e explorados por aqueles que tem poder e influência.

No ano passado, por exemplo, uma empresa multibilionário do Brasil usou nossa marca do Corinthian FC em um comercial da internet, sem nossa permissão e sem nos pagar absolutamente nada. Enquanto isso, nós estamos morrendo aqui em Londres!

Nós contatamos a empresa, pedimos por alguma compensação e até um possível patrocínio para o clube, e ainda assim eles escolheram, ao invés disso, gastar mais dinheiro do que nós pedimos com advogados para encontrar uma desculpa legal para fazer uso livre da nossa marca sem pagar.

O que nós podemos fazer? Nós não podemos acreditar que existam essas mentalidades tão cínicas e deprimentes… o que acontece com as organizações onde o dinheiro corrompe a compaixão e a moral de forma tão intensa?

Na Inglaterra e em todo mundo, nós tivemos os recentes escândalos políticos do “Panamá Pappers”, onde foi revelado que as pessoas mais ricas do planeta vem evitando pagar impostos em esquemas que incluíam nossos principais políticos. Aqui, na Inglaterra, você escuta pessoas defendendo eles, dizendo que é tudo “legal”, repetindo os gritos da antiga companhia. Mas não é esse o ponto, o ponto é sobre ética e moral.

E parece que nós no Casuals vamos ser para sempre escolhidos como David, repetidamente enfrentando Golias. Nós somos o clube que deu o futebol para o mundo, e ainda assim continuamos a ser esquecidos e atropelados… e nosso trabalho é continuamente mostrar que nós ainda podemos lutar.

Por três anos, esse tem sido meu trabalho por aqui. E nesse tempo, fizemos algumas coisas incríveis como levar o Casuals de volta ao Brasil em janeiro de 2015, mas, ainda assim, o clube continua a morrer. Nós ainda não encontramos um patrocinador, nós ainda estamos buscando um real alívio financeiro para os desafios que a gente tem sempre. É deprimente e exaustivo.

Em 2001, eu vim pela primeira vez com o Casuals enfrentar o Corinthians, era meu sonho começar a vender camisas e outros produtos do Casuals no Brasil…. e isso ainda continua sendo um sonho. Como pode demorar tanto? Nosso plano inicial era começar em dezembro de 2014!

Este verão, Casuals está precisando novamente se virar para o seu pequeno número de voluntários e membros pedindo por ajuda financeira para manter o clube vivo mais uma temporada. Algumas boas notícias virão eventualmente, é claro.

Nosso filme deverá ser finalizado esse verão também, com o qual nós novamente esperamos informar outros sobre a nossa batalha para sobreviver e procurar ajuda em algum lugar, qualquer lugar… Nós precisamos somente agradecer novamente aos torcedores pelo suporte nesta temporada. O Espírito Corinthiano significa muitas coisas, na Inglaterra e no Brasil, seu significado tem mensagens ligeiramente diferentes… mas por hora, acho que vou usar a mensagem brasileira: nós vamos continuar lutando até o fim!

Vai Corinthians! Go Casuals!!

Coluna do Chris Watney

Por Chris Watney

Jogador do Corinthian-Casuals desde 1999, Chris esteve na passagem do clube aqui no Brasil em 2001. Hoje Chris também trabalha como diretor comercial e de marketing do Corinthian-Casuals.

O que você achou do post do Chris Watney?