Meu Timão

Entrar
Coluna da Memória Fiel
ver detalhes

7.2K 115

Camisa 10

Neto no auge, em 1991

Reprodução/Revista Placar

Quem lembra do Neto no auge?

Opinião de Memória Fiel

visualizações 7.2K comentários 115 0

Hoje em dia é difícil para o corinthiano separar o jogador Neto do comentarista e apresentador. O antigo camisa 10 do Timão passa várias horas por dia falando na televisão, no rádio, no YouTube, e acaba dando opiniões que irritam até quem era seu fã nos tempos áureos. Ao mesmo tempo, quem nunca teve a oportunidade de ver o cara jogar, só conhece um lado da história.

Por isso, resgato aqui uma edição especial da "Placar" de Maio de 1991 (que tinha os corinthianos Juca Kfouri como diretor editorial e Celso Unzelte, como um dos editores). Na revista, o craque corinthiano dividiu espaço com estrelas de primeira linha do futebol mundial da época como Maradona, Careca, Roberto Baggio, Gullit, Vialli e Bebeto. Motivos para colocar o corinthiano na capa não faltavam. Além de campeão e habilidoso, Neto vivia uma rara fase de consagração. Depois de ser o principal nome do Campeonato Brasileiro de 1990, o meia provava que continuava a jogar muito: até a 16ª rodada do Brasileirão 91, já havia marcado oito gols.

A matéria sobre a trajetória de Neto, com a manchete "Neto - Um Craque Explosivo", resumia bem o cenário daquela época: "O meia costuma se posicionar na linha central do campo, desloca-se pouco e, quando o faz, normalmente fica próximo às laterais. Marca ocasionalmente e jamais corre em vão. Descrito assim, ele nem sequer conseguiria jogar na segunda divisão, mas os torcedores corinthianos não os trocam por ninguém. Afinal, com a bola no pé esquerdo, José Ferreira Neto é capaz de fazer lançamentos milimétricos, dar passes precisos para os atacantes e deixar os goleiros adversários enlouquecidos com seus chutes de bola parada."

Os anos seguintes não seriam tão gloriosos, culminando com uma saída melancólica do Corinthians em 1993. Mas isso é assunto para outro dia. Por ora, só queria saber duas nos comentários (ou pelo Twitter): Você lembra do Neto no auge? Qual foi o gol ou lance do Neto que mais te marcou?

Vou garimpar as respostas para depois ir atrás de reportagens da época relembrando esses lances e fazer outro post com os melhores momentos do Xodó da Fiel.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Juliano Barreto

Jornalista, biógrafo, maloqueiro e sofredor. Desde 1993 recorta jornais, revistas e guarda tudo relacionado ao Coringão. Neste blog, vamos tirar a poeira desses arquivos e matar as saudades.

Confira mais novidades do Corinthians

115 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Daniel
    Daniel Ln #829

    ÊEEE Saudades!
    Os mais novos lembram da Liberdadores.
    Os mais vividos lembram de 90.
    E os sortudos lembram de 77 né?

    Estou nos vividos:
    Era Ronaldo no gol, Paulo Sérgio na ponta, Tupazinho na sorte e Neto. O Neto.
    Tínhamos um bom zagueiro Marcelo Djian e o Wilson Mano que jogava onde precisava. E todos tinham garra e todos eram A Fiel!

    Por isso que não vejo o Neto na TV.
    Guardo ele como o jogador do Corinthians!

    Parabéns pelo post!

  • Hudson
    Hudson Almeida

    Olha, a idolatria que o Neto despertava nessa época acho que só foi igualada (superada?) pelo Marcelinho Carioca. Para os mais novos terem referência, Tevez e Ronaldo Fenômeno não chegaram nem perto. E para os nó cego que nem viram o cara jogar e os que não sabem separar o jogador do apresentador, é só ver uma coletânea de lances dele pra dizer se jogou bola ou não.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (115)

    Antonio
    Antonio Junior #85

    Caro Juliano lembro de muitos gols e assistências que ele Neto teve participação porém gol que ficou na memória é o contra Gilmar Rinaldi no Maracanã contra o menguinho de falta no meio da rua (campo) um golaço naquele ano 1990 a maioria dos jogos definimos a classificação fora de casa e Neto carregou o time, vai Corinthians

  • JULIO
    Julio M #1.571

    Eu lembro muito bem. Alias com quase 6.2 lembro de muito mais kkk
    Neto realmente foi decisivo em 1990...Tupãzinho o talismã, e o time ra todo raça e coração na ponta da chuteira...Neto fez gols incríveis...
    NETO em 1990 foi o cara! Depois voltou a ser o Neto de antes 1990. Pena!

  • Jorge
    Jorge Souza #4.033

    O Neto foi um jogador comum de uma única temporada como centenas aparecem todos os anos!
    O Neto comentarista ainda é pior do que o Jogador!

  • marcos
    Marcos Santos #428

    Segundo o Neto o auge dele está sendo agora. Com o microfone nas mãos enchendo os bolsos, e sendo um fenômeno midiático. Então o certo não é quem lembra e sim quem gosta do Neto, e suas manobras televisivas

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop