Meu Timão

Entrar

2.4K 36

Resenha

Em resenha com ex-boleiros corinthianos, Tobias relembra invasão de 76 e angústia de Rivellino

visualizações 2.4K comentários 26 0

Um dos maiores goleiros da história do Corinthians, Tobias contou com detalhes a disputa da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. No dia 5 de dezembro daquele ano, o Timão, que não conquistava um título havia 22 anos, foi ao estádio do Maracanã enfrentar a chamada “Máquina Tricolor”, apelido dado ao Fluminense do craque Rivellino.

Para promover o confronto, o então presidente do time das Laranjeiras, Francisco Horta, provocou a Fiel torcida e ofertou metade da carga de ingressos ao Corinthians. O dirigente, no entanto, acabou surpreendido com a força dos corinthianos: ao menos 70 mil “loucos” saíram de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro para acompanhar a equipe do Parque São Jorge.

“Nós nem imaginaríamos o que podia estar acontecendo, da torcida vir pro Rio de Janeiro. 500 km de São Paulo ao Rio é muito longe, né Fubá? Como é que vão 70 mil corinthianos? 15, 20 mil, como quando jogamos aqui no interior, era normal”, relembrou Tobias no episódio 05 da Resenha com Dinei e Fubá, do canal oficial do Corinthians no YouTube.

“Estamos chegando perto do Maracanã, vimos um ônibus. Falei: ‘Moisés (zagueiro), tem ônibus’. Aí passou uns quatro quilômetros, quatro quilômetros de ônibus (risos). ‘Alguma coisa tá errada, p****’”.

O time alvinegro, sem “estrelas”, era formado por: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Ruço, Givanildo e Neca; Waguinho, Geraldão e Romeu. “Quando nós entramos (no gramado), foi de arrepiar. 158 mil pessoas mais ou menos, meio a meio”, frisou.

Apesar da festa da Fiel, o Fluminense abriu o placar com Pintinho. O Corinthians não sentiu o golpe e empatou o duelo antes do fim do primeiro tempo com o meia Ruço. No intervalo, a chuva que já incomodava se transformou num temporal, deixando o clássico amarrado até o término da etapa complementar. Com o 1 a 1, a classificação para a final do Brasileiro seria decidida nas penalidades máximas.

Naquele momento, Tobias virou um gigante. O goleiro do Timão defendeu duas cobranças – ou três, já que o árbitro anulou a tentativa de Rodrigues Neto, do Fluminense. Sem errar nenhum pênalti, o esquadrão alvinegro derrotou o adversário carioca e fez a multidão corinthiana viver um dia inesquecível no Maracanã.

Além do jogo histórico, Tobias revelou uma angústia de Rivellino, tido como um dos grandes ídolos do Corinthians. Em certo ocasião, o ex-arqueiro ouviu do “Bigode” a tristeza pelo meia nunca ter conquistado um título de grande expressão com o manto preto e branco. “’Tobias, eu fui tricampeão do mundo, um título inesquecível, mas tem uma coisa que eu não tenho e que você tem: eu nunca fui campeão pelo Corinthians’.”

Assista ao programa na íntegra

Confira mais novidades do Corinthians

26 Comentários Comentar >

  • Comentário mais curtido

    Marcio
    Marcio #3.322

    Tenho 51 anos e estava nesse jogo, tinha 11 anos e foi meu primeiro jogo em um estádio. Meu pai na trabalhava em uma empresa que o dono era corintiano "mais do que doente" alugou um ônibus e comprou 40 ingressos e sorteou para os corintianos com direto a ir com até 3 familiares. Meu pai não foi sorteado e lembro que ficou triste, mas o dono o Sr, Hugo, que o considerava muito, reservou 4 ingressos e o presenteou e ainda deu mais um "bônus" para a viagem. JAMAIS vou esquecer a entrada na arquibancada do MARACANÃ, foi simplesmente maravilhoso, emocionante. Chegamos no Rio pela manhã e com um taxista conhecemos uma boa parte dessa cidade, impressionante que em todos os locais tinham corintianos, bandeiras, camisas e torcida. DIA INESQUECÍVEL, obrigado Pai e Obrigado, sr. Hugo.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (26)

    Francisco
    Francisco Cruz #4.104

    Riva! Não ligue não, coisas dos Deuses do futebol! Até porque também nossa torcida o magoou muito jogando sob costas toda responsabilidade pela perda do título de 1.974 contra o Palmeiras com aquele gol do Ronaldo, eu estava lá no Morumbi Rivelino! E como tantos outros chorei muito, sofri muito, mas a culpa não foi tua, infelizmente nosso presidente a quem respeitei e respeito ainda como um dos melhores do Corinthians Sr. Vicente Mateus, em uma decisão contestada resolveu vender seu passe ao Fluminense, alias ele era muito esperto, mas foi enrolado direitinho pelo Sr. Francisco Horta presidente do Flu. E nos perdemos nossa joia! Mas eu também estava no Beira Rio Tobias em 1.976! Eu o Vandeca, meu amigo, e meu afilhado Reginaldo Santista que nos acompanhou nesta epopeia de ir ao sul, e fomos de Fusca! Que viagem, que farra, pena que o título não veio por conta daquele gol do Valdomiro e outro do Dario, bons tempos Tobias, bons tempos Rivelino, hoje já não temos mais fiéis como antes!

  • Andr�
    André Moretti #33

    Uma pena o Timão ter perdido aquela final.

  • Jackson
    Jackson Daniel

    Suor hetero em meus olhos só de imaginar a cena, parabéns

  • Guilherme
    Guilherme Corintiano. #11

    Por essas e outras que o Corinthians tem a torcida mais fiel e apaixonada do mundo...

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop