Meu Timão

Entrar

Zenon foi o camisa 10 da Democracia Corinthiana

Divulgação

1.4K 35

Parabéns, campeão!

Ídolo do Corinthians, Zenon faz aniversário; relembre a carreira

Por Meu Timão

visualizações 1.4K comentários 26 0

Um dos maiores jogadores do Corinthians na década de 80 faz aniversário nesta sexta-feira, dia 31 de março: o ex-meio-campista Zenon. O ídolo do Timão, que se destacou pela genialidade com a bola nos pés, completa 63 anos de idade.

Zenon de Sousa Farias nasceu na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, em 31 de março de 1954. Começou a jogar futebol no Avaí, principal clube do estado ao lado do Figueirense, e não demorou a chamar atenção de outras equipes. Após ajudar o time de Florianópolis a erguer dois campeonatos estaduais, em 1973 e 1975, foi contratado pelo Guarani, em ascensão meteórica na época.

Incomparável ao organizar jogadas ofensivas, além do bigode peculiar, Zenon fez história ao levar o Guarani ao título do Campeonato Brasileiro de 1978, o único da agremiação. O armador permaneceu em Campinas por cinco temporadas, até ser contratado pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, mas a experiência no continente asiático não durou o esperado, e Zenon logo retornou ao Brasil.

Presidente do Corinthians em 1981, Vicente Matheus viajou ao Oriente Médio para acertar com o jogador, que se juntou a uma verdadeira seleção de craques no Parque São Jorge: Sócrates, Walter Casagrande, Biro-Biro, Wladimir, entre outros. Pilar daquele elenco, o meia fez parte da Democracia Corinthiana, movimento que defendia a participação dos atletas na política do clube.

No entanto, foi em campo que o dono da camisa 10 brilhou. Pelo Corinthians, Zenon disputou 304 partidas, marcou 59 gols e conquistou o bicampeonato paulista em 1982 e 1983. Na decisão do segundo, deu assistência de calcanhar para Sócrates sacramentar o triunfo alvinegro. Eterno!

Parabéns, Zenon!

Veja mais em: Ídolos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

26 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop