Meu Timão

Entrar

Às vésperas de Dérbi, Jair comandou primeiro treino no Timão nesta sexta à tarde

Danilo Augusto/Meu Timão

18K 59

Taticamente falando

'Jair do Corinthians' vê mérito em estilo defensivo, mas não abre mão de variações

Por Vinícius Souza e Rodrigo Vessoni, no CT Joaquim Grava

visualizações 18K comentários 47 0

Apresentado pelo Corinthians no início de noite desta sexta-feira, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava , Jair Ventura respondeu aos jornalistas sobre a principal característica de seu trabalho à frente do Botafogo em 2017: o exímio sistema defensivo do time carioca. Questionado sobre “qual Jair chegava ao Timão” – o do Botafogo ou o do Santos, cuja curta passagem durou 39 jogos e não deixou saudade –, o sucessor de Osmar Loss foi direto ao ponto:

“O Jair Ventura do Corinthians! O treinador de futebol, quando fiz meu primeiro curso, não vira treinador para jogar só de uma maneira. Você joga de acordo com o que tem. Não vai ser o Jair do Santos nem do Botafogo, vai ser o Jair do Corinthians”, antecipou o novo treinador alvinegro.

Os estilos de Corinthians e de Jair, ao menos na teoria, são bastante semelhantes. O clube se acostumou a vencer campeonatos abrindo mão da posse da bola, priorizando a marcação e o contra-ataque. Foi assim no Brasileirão-2017, por exemplo, conduzido por Fábio Carille.

Jair, que levou o Botafogo às quartas de final da Libertadores-2017 de forma parecida, valorizou o fato de ser reconhecido como técnico que sabe como montar boas defesas. Também disse, porém, que pretende lançar mão de outras formas de jogo.

O Corinthians já tem uma maneira de jogar, super vencedora, e isso facilita o trabalho. Lógico que o melhor trabalho vai ficar como referência, mas isso não impede de trabalhar de outras maneiras. O próprio Botafogo jogou com diversos sistemas. É extrair do jogador do melhor momento, independentemente da posição. Chego para ser o Jair do Corinthians, e não de outro clube que passei”, discorreu.

Leia também:
Novo treinador sobre a estreia em pleno Dérbi: 'Seria fácil me ausentar, mas eu gosto de desafios'
Jair Ventura esboça escalação para Dérbi em primeiro treino no Corinthians

“Vou ser bem sincero: hoje o treinador da Seleção Brasileira chegou lá fazendo um jogo defensivo, então isso não pode me incomodar. O Corinthians revelou diversos treinadores jogando dessa maneira. É motivo de orgulho saber que eu arrumo bem uma defesa, fazer o time jogar sem a bola, que é a grande dificuldade. Ninguém gosta de jogar sem a bola, e isso é motivo de orgulho fazer com que os atletas comprem sua ideia”, completou.

Aos 39 anos, Jair Ventura assinou contrato com o Corinthians até o fim de 2019, com opção de renovação automática. Ele estreia no comando técnico da equipe neste domingo, no clássico contra o rival Palmeiras, às 16h, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O que esperar de Jair Ventura no Corinthians

Veja mais em: Jair Ventura, Campeonato Brasileiro, Osmar Loss e Fábio Carille.

Confira mais novidades do Corinthians

47 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop