Meu Timão

Entrar
Ao Vivo

ARN 1 x 1 COR

Copa do Brasil 2024

Acompanhe ao vivo

46K 796

Agora em Itaquera!!!

Corinthians segura pressão do Flamengo no Maracanã e decidirá vaga na Arena

0 X 0

visualizações 46K comentários 657 0

Timão está a uma vitória simples de disputar final da Copa do Brasil

Reprodução/TV Globo

As prévias da partida já informavam aquele torcedor mais desavisado: o Corinthians iria ao Maracanã disposto a arrancar um empate do Flamengo. Melhor ainda se não levasse gols na semifinal de ida da Copa do Brasil. E foi assim que tudo aconteceu... O Timão de Jair Ventura ficou no 0 a 0 com a equipe de Maurício Barbieri na noite desta quarta-feira.

É possível dizer que o Corinthians “soube sofrer” em solo carioca. Apesar de ter desperdiçado oportunidades de ouro no primeiro tempo, com Clayson e Douglas, viu o Flamengo se impor no período complementar e o goleiro Cássio trabalhar para evitar que os paulistas retornassem para casa com a derrota na bagagem.

Agora é em casa!

Corinthians e Flamengo voltam a se enfrentar daqui 15 dias, em 26 de setembro, na Arena, em Itaquera. Não há gol qualificado na Copa do Brasil. Assim, para ir à finalíssima do torneio nacional, o Timão terá de vencer por qualquer placar. Qualquer empate leva a decisão para os pênaltis.

Os times

Para a primeira semifinal, Jair Ventura abriu mão de Pedrinho, antes considerado titular. Também não contou com o centroavante Roger, impedido de atuar por já ter defendido o Internacional na atual edição do torneio. O volante Gabriel e o atacante Clayson, além de Fagner, recuperado às pressas, eram as novidades.

No esquema 4-5-1, o Corinthians começou o Clássico das Multidões com a seguinte escalação: Cássio (capitão); Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Gabriel, Douglas e Jadson; Clayson e Romero.

Meu Timão

Do outro lado, o Flamengo de Maurício Barbieri era formado por: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Paquetá, Diego, Everton Ribeiro e Vitinho; Uribe. Destaque para Cuéllar e Paquetá, que haviam defendido suas respectivas seleções na terça à noite e foram a campo diante do Timão.

O jogo

Congestionar o meio de campo. A estratégia traçada por Jair Ventura para o primeiro tempo no Maracanã passava por uma estrutura defensiva sólida, com três volantes de marcação ajudados pelos pontas.

O Corinthians começou o confronto no esquema 4-5-1. E o “1” não era um centroavante, mas sim Jadson, o camisa 10 da equipe. Em outras palavras: o Timão primeiro se defenderia no Maracanã para então cogitar atacar, como havia sido no Dérbi passado, no qual acabou derrotado pelo placar de 1 a 0.

Não se engane, corinthiano. O fato de Jair ter escalado três homens de marcação no meio não significa que o Corinthians abdicou de atacar no Rio de Janeiro. Pelo contrário: a equipe paulista perdeu duas excelentes oportunidades em sequência, uma com Clayson (que acertou a parte de fora da rede), outra com Douglas (bateu cruzado e longe do gol).

Clayson desperdiçou grande chance de gol na etapa inicial

Reprodução/TV Globo

Jogando em casa e com mais torcedores nas arquibancadas a seu favor, o Flamengo tentou se impor na parte final da primeira etapa, sobretudo com Everton Ribeiro, que dava trabalho a Danilo Avelar pelo lado direito do ataque.

Em uma das descidas por ali, o meia flamenguista cortou para o meio e bateu de canhota, levando bastante perigo à meta de Cássio. Irado, o camisa 12 corinthiano cobrou de Avelar que o lateral diminuísse os espaços de Everton. Fora isso, muita combatividade e disputas leais dos dois lados nos 45 minutos iniciais.

Cássio chama atenção de Avelar, que tinha trabalho para marcar Everton Ribeiro

Reprodução/TV Globo

Se o Corinthians não abria mão de contra-atacar antes do intervalo, passou a facilmente se desfazer da posse de bola no segundo tempo. Jadson, o corinthiano mais à frente, era praticamente nulo na marcação e pouco agredia os defensores do Flamengo.

Em contrapartida, a equipe carioca tinha bastante dificuldade para criar chances claras de gol – tanto é que Cássio pouco havia trabalhado no embate àquela altura. Méritos do sistema montado por Jair e dos jogadores alvinegros. Méritos, também, da dupla de defesa formada por Léo Santos e Henrique, impecável nas bolas aéreas e também rasteiras.

Ao notar que o meio-campo do Timão batia cabeça na parte ofensiva, Jair chamou Mateus Vital. A alternativa era colocar o jovem armador ao lado de Jadson, sobrecarregado na criação.

Pouco depois, Paulo Roberto e Ángelo Araos ganharam chance nos respectivos lugares de Fagner e Gabriel, ambos desgastados fisicamente.

No melhor “estilo Corinthians”, a equipe de Jair Ventura foi valente, soube segurar a pressão dos donos da casa e “vencer” por 0 a 0 – sim, vencer! O empate sem gols no Maracanã mantém o guerreiro Timão vivo na Copa do Brasil. Uma vitória qualquer coloca o esquadrão alvinegro na finalíssima nacional.

Alguém ousa duvidar de Jair e seus comandados?

Veja mais em: Crônica e Copa do Brasil.

Confira mais novidades do Corinthians

657 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop