Meu Timão

Entrar

No 'apagar das luzes', Avelar garantiu vitória de virada na Arena Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

54K 745

Na vontade!!!

Avelar salva no fim, Corinthians vira para cima do Sport e vence a primeira com Jair

2 X 1

visualizações 54K comentários 570 0

Uma derrota, um empate e, agora, uma vitória (daquelas!). O início de Jair Ventura no Corinthians é penoso e requer paciência da Fiel, mas pode trazer alegrias. Na noite deste domingo, na estreia do treinador na Arena Corinthians, em Itaquera, o Timão venceu o Sport de virada pelo placar de 2 a 1, em duelo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Dependente de Jadson, o time alvinegro viu o Sport inaugurar o marcador com Hernane, de pênalti, aos 21 minutos. Jadson empatou o confronto aos 13 do período complementar, em chute colocado de perna esquerda. Já aos 43, Danilo Avelar, sozinho em frente ao gol, decretou a vitória corinthiana em Itaquera!

Situação na Série A

Com a vitória, Corinthians sobe na classificação do Brasileiro. Jair & cia. agora têm 33 pontos e ocupam a oitava colocação. Por outro lado, a distância para o primeiro clube na zona de rebaixamento (Vasco da Gama) é de oito pontos.

De Cássio a Roger

Jair Ventura promoveu duas novidades na escalação: o volante Paulo Roberto, improvisado no lugar de Fagner, na lateral direita; e o retorno do centroavante Roger, desfalque na última quarta-feira porque não pode jogar a Copa do Brasil (já atuou na atual edição do torneio pelo Internacional).

No esquema 4-2-3-1, o Corinthians foi a campo com: Cássio (capitão); Paulo Roberto, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Douglas; Ángel Romero, Jadson e Clayson; Roger.

Meu Timão

O Sport, dirigido por Eduardo Baptista, iniciou com: Magrão; Ernando, Léo Ortiz, Durval e Sander; Marcão Silva, Jair e Neto Moura; Rogério, Morato e Hernane.

Agenda alvinegra

  • O Corinthians volta a campo domingo, diante do Internacional, na Arena, pela 26ª rodada. A bola rola às 16h. A equipe não possui compromisso oficial no meio de semana.

O jogo

O corinthiano mais atento ao Meu Timão já sabia: a equipe de Jair Ventura não poderia ter contra o Sport a mesma postura que adotou no Maracanã no meio de semana. Seria preciso atacar mais na Arena Corinthians para tentar somar três pontos e subir na classificação do Brasileiro.

Com Jadson na armação e um trio de ataque formado por Romero, Clayson e Roger, o Timão começou a partida sem pressa, trocando passes no campo de defesa e esperando o momento certo para surpreender a defesa pernambucana. A primeira grande chance alvinegra veio aos 19 minutos, quando Jadson tirou da cartola cruzamento na medida para Roger. O centroavante, por sua vez, pegou de canela e viu a bola sair à direita do gol de Magrão.

Para piorar, o gol perdido por Roger precedeu o primeiro dos visitantes. Hernane levou tranco de Henrique dentro da área, caiu e sofreu pênalti. Ele mesmo converteu e abriu o placar para o Sport de Eduardo Baptista.

Sozinho na armação, Jadson pouco criou na etapa inicial

Reprodução/Premiere

O tento dos pernambucanos escancarou a falta de alternativas do Corinthians, que dependia de Jadson, o único “diferente”, para incomodar a defesa adversária. A equipe rodava a bola na intermediária, demonstrava até certa paciência para tal, mas acabava falhando no passe mais incisivo e cedia o contra-ataque ao time de Recife.

O primeiro chute a gol do Timão de Jair veio aos 42 minutos e saiu dos pés de Douglas. O volante apareceu de surpresa na entrada da área, aproveitou a sobra e emendou de primeira, exigindo belíssima defesa de Magrão. E foi só na primeira etapa...

“Estamos tentando nos impor, mas tomamos o gol de pênalti. Agora eles vão se fechar. Vamos trabalhar para ter a posse, fazer o primeiro e depois virar a partida”, analisou o atacante Clayson, dono de atuação discreta até ali.

Douglas lamenta arremate defendido por Magrão

Reprodução/Premiere

Jair não demorou a mexer. Já no intervalo, sacou Douglas para a entrada de Mateus Vital. Também modificou o esquema tático corinthiano, abrindo mão do usual 4-2-3-1 pelo 4-1-4-1, com Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson posicionados atrás de Roger.

Com Vital, o Timão passava a ter um segundo jogador de criação, o que certamente abriria espaço para o camisa 10 não só caprichar no último passe como finalizar em direção à meta do Sport. Dito e feito!

Aos 13 minutos, depois de bate-rebate dentro da área, Jadson pegou sobra dentro da área e bateu chapado, de canhota, para deixar tudo igual na Arena. O meia anotava o primeiro gol do Corinthians na era Jair Ventura.

A partir dali, a equipe da casa tinha cerca de 30 minutos (fora acréscimos) para virar o jogo e conquistar a primeira vitória sob o comando de Jair.

Roger, aos 22 minutos, deu lugar a Pedrinho. O jovem alagoano passou a atuar como ponta pela direita, deslocando Romero para a função de camisa 9.

O corinthiano agonizou até os 43 do segundo tempo. A instantes do fim, Avelar apareceu sozinho na pequena área para decretar o triunfo do Corinthians. Haja coração...

Veja mais em: Crônica, Jair Ventura, Arena Corinthians, Campeonato Brasileiro, Jadson, Henrique e Danilo Avelar.

Confira mais novidades do Corinthians

570 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop