Meu Timão

Entrar

Paulo André posa com medalha de campeão mundial pelo Corinthians, em 2012, no Japão

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

11K 74

Zica das artes

Corinthiano na infância, Paulo André recorda almoço com R9 e preleção épica de Tite no Japão

Por Meu Timão

visualizações 11K comentários 63 0

Paulo André foi titular em um dos jogos mais importantes e emocionantes da história do Corinthians: a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, da Inglaterra, em Yokohama, em 16 de dezembro de 2012 . Mas a vitoriosa passagem do zagueiro pelo Parque São Jorge não se resume ao triunfo que rendeu ao Timão o segundo campeonato mundial de clubes.

Em descontraída entrevista ao programa Bolívia Talk Show, do canal do YouTube Desimpedidos, Paulo André contou diversas histórias inerentes ao período em que defendeu o Corinthians, seu time do coração.

“Sempre fui corinthiano, família inteira corinthiana doente. Lembro de quando entrei no São Paulo, em 1998, e tive a sorte de poder assistir à final (do Brasileiro, contra o Cruzeiro), dia 23 de dezembro, no Morumbi. Me marcou bastante, foi a primeira vez que fui num estádio ver uma final. E 14 anos depois ser campeão do mundo, foi um barato louco. Do cara***”, declarou o zagueiro.

“Zica das artes”

Paulo André chegou ao Corinthians em 2009, após três anos jogando pelo Le Mans, da França. Foi como atleta alvinegro que se aproximou da pintura, passando a produzir quadros para os próprios companheiros de equipe.

Na reta final do Brasileirão-2011, o zagueiro foi convidado por Ronaldo Fenômeno a participar de um almoço com o renomado artista plástico brasileiro Romero Britto. Ele recordou o encontro. “O Ronaldo no vestiário falou: ‘Ou, você que gosta de pintar. Vou sair pra almoçar com o Romero Britto e não entendo po*** nenhuma. Vamos lá comigo pra gente conversar”, relatou Paulo André.

Do inusitado almoço surgiu a ideia de eternizar a conquista do pentacampeonato nacional, conquistado naquele mesmo ano. Orientado por Romero Britto, Paulo reuniu os jogadores do elenco e pediu que eles chutassem bolas com tinta em uma tela. O quadro foi posteriormente leiloado, e o valor, revertido a uma instituição de caridade.

Tela com marcas de boladas de corinthianos marcou penta do Timão

Arquivo pessoal

“Danilo limpou, pé direito, bateu...”

Paulo André também relembrou momentos acerca da histórica decisão contra o Chelsea. “Lembro de sair para a escada que daria no campo, estava o Ivanović (lateral-direito adversário) ali batendo no peito, gritando. Lembro de olhar para ele e pensar: ‘Será que esse cara está querendo me assustar?’”.

Segundo o defensor, escalado como companheiro de zaga de Chicão, o discurso do técnico Tite no vestiário instantes antes da finalíssima mexeu com o brio dos jogadores, até então assustados com a qualidade técnica da equipe de Londres.

“Me lembro de um discurso que ele (Tite) fez: ‘Eu passei a vida pra chegar nesse lugar! Vocês não vieram aqui pra fazer igual o Monterrey, que demorou 70 minutos pra dar uma porrada no jogador do Chelsea! Viemos aqui pra competir e pra ganhar!’. Começou a inflamar o negócio e fomos corajosos para o jogo”, detalhou.

No fim das contas, com gol de Paolo Guerrero, aos 24 minutos do segundo tempo, o Corinthians derrotou os ingleses e conquistou o bicampeonato mundial.

Paulinho, Sheik, Paulo André, Guerrero, Martínez e Chicão, todos campeões do mundo

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Ação trabalhista

Ao fim da entrevista, o zagueiro, hoje no Atlético-PR, falou rapidamente sobre a ação trabalhista movida contra o Corinthians . Ele cobra na Justiça valores referentes a folgas que não teve entre 2009 e 2014.

“Nem decidiu ainda (o processo). Cara, como eu disse, corinthiano apaixonado, mas as pessoas fizeram algumas coisas comigo lá que eu realmente não concordo”, pontuou.

Com 35 anos de idade, o beque deve pendurar as chuteiras ao término de 2018.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians, Títulos do Corinthians e Tite.

Confira mais novidades do Corinthians

63 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop