Meu Timão

Entrar

Imagem de Dualib quando tinha 96 anos; ex-presidente, agora, está com 99 anos

Reprodução/TV

23K 358

Primeiro passo

Órgão recomenda que Dualib volte a ser sócio do Corinthians; decisão definitiva pode ser de Andrés

visualizações 23K comentários 281 0

Alberto Dualib teve a primeira vitória para voltar a ser associado do Corinthians. Na noite desta segunda-feira, por quatro votos de diferença (6 a 2), o Conselho de Orientação (Cori) recomendou que o ex-presidente volte a ter a carteirinha de sócio do clube.

Os votos contrários foram dos conselheiros Yule Bisetto e José Antônio Avenia Neri, eleitos pela Chapa Preto e Branco. Em nota oficial, a chapa comentou o resultado da votação: "Lamentamos profundamente tal resultado e consequentemente o possível retorno do ex-presidente a vida associativa do Corinthians".

Há dois caminhos possíveis, agora, para a decisão definitiva da questão. A mesma poderá ser da própria diretoria, no caso do representante máximo que é o presidente Andrés Sanchez. O mandatário, pelo que já comentou anteriormente sobre o assunto, não deve se opôr.

Leia também: Corinthians chega à Venezuela para semana atípica de viagens e único jogo

Mas há quem acredite, internamente, que a decisão definitiva deverá ser do Conselho Deliberativo, composto por mais de 300 sócios do clube. Isso não está claro ainda entre as pessoas que estão definindo a questão. A tendência é de sucesso de Dualib também no órgão, com ajuda dos sócios vitalícios.

O Conselho de Orientação (Cori) é composto por presidente, vice-presidente, secretário, membros natos (10) e membros trienais, que estarão no órgão entre 2018 e 2021 (10). Dos 23 possíveis votantes, oito compareceram a reunião e definiram pelo "sim" ao pedido de Dualib.

O ex-presidente do Corinthians completará 100 anos no próximo mês de dezembro. Seu pedido de retorno ao quadro associativo, que foi revelado pelo Meu Timão no início do mês , dividiu o Parque São Jorge. Há aqueles que pensam que aceitar tal pedido seria um gesto humanitário, para alguém que está bastante debilitado de saúde, que fez parte de momentos importantes e já está afastado do clube desde outubro de 2007.

Mas há também quem acredite que, devido à gravidade dos fatos que o fizeram pedir renúncia do cargo de presidente do Timão na época, Dualib não mereça voltar a ter o título de sócio do clube. Na época em que pediu afastamento da presidência, Dualib respondia a processo criminal por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O vice-presidente Nesi Cury também decidiu se afastar em definitivo do Parque São Jorge naquela ocasião.

A renúncia de Dualib na época foi uma manobra politica. A reunião do Conselho Deliberativo que votaria o impeachment do dirigente, por exemplo, foi cancelada automaticamente. Porém, meses depois, já em meados de 2008, uma Comissão Processante foi criada para apurar responsabilidades dos dois dirigentes.

Nota atualizada às 11h30.

Veja mais em: Andrés Sanchez, Diretoria do Corinthians e Parque São Jorge.

Confira mais novidades do Corinthians

281 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop